Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora dos Navegantes: um pouco de sua história



Nossa Senhora dos Navegantes é um título dado a Mãe de Jesus.
A devoção tem origem na época das cruzadas, portanto, desde a Idade Média, quando navegavam os exércitos cristãos pelo Mar Mediterrâneo com destino à Terra Santa. Ao longo do tempo essa devoção se propagou. Maria acabou ganhando o título de Nossa Senhora dos Navegantes. O povo simples erguia capelas, construía santuários, dedicados à Ela. Hoje são inúmeras as cidades e localidades batizadas com esse título, algumas delas tendo Nossa senhora dos Navegantes eleita a padroeira celeste.
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes para o Brasil têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses.
A primeira imagem
A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores comandados por Pedro Alvares Cabral. Ele trazia em sua nau uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo ela levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de frades franciscanos. Atualmente, a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.
As muitas invocações
Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.
A primeira vila
A primeira estátua de Nossa Senhora dos Navegantes de que se tem notícia chegou ao Brasil para ficar, foi trazida pelo representante do Conde Resende, Vice-Rei do Estado. Ele desembarcou no atual estado de Santa Catarina com a tarefa de demarcar uma sesmaria na praia de Itajaí, em 1795. Foi assim que no lado esquerdo do Rio grande de Itajaí, surgiu uma pequena vila, uma das mais antigas do estado e que daria origem no século XX a cidade de Navegantes. Contudo, da imagem trazida por ele, não se conhece o destino.
Fatos históricos
1896 - 23 de janeiro - a "Camara Episcopal de Corytiba" (atual Curitiba-PR) concedia "licença para que se possa erigir uma capela sob a invocação de Nossa Senhora dos Navegantes, de São Sebastião e de Santo Amaro". O Padre Antônio Eising, então Vigário da Paróquia de Itajaí foi quem fez a solicitação. Neste ano a pequena vila recebe a imagem doada por portugueses e que até hoje se encontra no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.
1898 - 02 de fevereiro - Inauguração da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes. A obra foi totalmente concluída em 02 de fevereiro de 1907.
1912 - 17 de dezembro - Em homenagem aos homens do mar, aos pescadores e à Nossa Senhora, de quem os moradores eram devotos, o Arraial assume o seu próprio nome: Bairro dos Navegantes..
1959 - 08 de novembro - Benção da Pedra Fundamental do novo templo de Nossa Senhora dos Navegantes, que teve à frente da comissão construtora o Senhor Anibal Gaya.
1962 - 02 de fevereiro - Por Decreto da Cúria Metropolitana é criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, instalada oficialmente em 26 de agosto do mesmo ano, tendo como Pároco Pe.Gilberto Luiz Gonzaga.
1962 - 26 de agosto - É instalado oficialmente a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.
1996 - 18 de agosto – Nas comemorações do centenário da chegada da imagem de nossa Senhora dos Navegantes e ter se iniciado a construção da primeira capelinha, o  pároco Pe. Alvino Broering encaminhou o pedido e implantou o Santuário dedicado a Senhora dos Navegantes.

Nenhum comentário: