Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Será que somos vira-latas complexados?



O Brasil vive um de seus momentos mais espetaculares. Estamos às vésperas de uma Copa do Mundo e de uma olimpíada. Nas décadas que finalizaram o século vinte era um desejo brasileiro sediar uma copa do mundo, sediar uma olimpíada.
As duas coisas hoje são uma realidade. Mas, a grande mídia, aliada aos opositores do governo de plantão conseguem criar um clima pessimista e negativo. Será que somos incapazes de mostrar ao mundo nossa capacidade de superação?
O momento provoca uma reflexão mais profunda. Será que temos complexo de inferioridade? Ou apenas somos orientados por uma elite que não admite pobre em aeroporto, doméstica fazendo faculdad, trabalhador comprando carro zero?
O complexo de vira-latas é, neste momento, uma reflexão que precisa ser feita. Mas, o que é ter complexo de vira-latas? O conceito usado aqui é antigo e recorro a Wikipédia para conceituar melhor:
"Complexo de vira-lata" é uma expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez.1
Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele, "por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo".2
Ainda segundo Rodrigues, "o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a auto-estima".2
Quando assistimos a TV aberta brasileira só vemos notícias negativas. Quando ouvimos políticos de oposição ao atual governo só vemos críticas. Quando a elite brasileira se manifesta e alguns alienados, percebemos o ódio e o rancor contra um país que conseguiu ser melhor nas mãos dos trabalhadores e de moviemntos sociais.
A copa do mundo é um ganho inestimável. A olimpíada é uma oportunidade única e essa raça de preconceituosos é contra. São contra na verdade, a um governo que inclui, distribui renda e permite a pobres acessarem serviços e bens que, há dez anos, eram apenas privilégios de alguns poucos.
Pois, então, somos vira-latas complexados, ou idiotas que nem sabemos pensar por nós mesmos?

Um comentário:

ELIAS FLANAVE disse...

Com certeza Tarcísio Weise ,os do contra querem que poucos usufruem do que nós que fomos trabalhadores e hoje eu aposentado nunca tive a oportunidade e nem sonhava ter uma internet. e muitos outros , uma casa pra morar , ou quem sabe um carro .
E agora que se aproxima as eleições parece que triplicou o número dos do ( Contra ) espero que fique sõ na ameaça e não volte o que era a 12 anos atras.