Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cem Dias ou Sem Dados

Passaram 100 dias sem nenhuma prova de que o atual governo vai mudar alguma coisa. O modelo é o mesmo, senão avaliemos: o nepotismo é tão forte quanto nos governos anteriores (o irmão é secretário, a esposa do secretário é chefe, etc); o clientelismo não mudou, pois a contratação de empreiteiros de achegados, nomeação de pessoas para cargos sem a devida qualificação continua como antes era feito; a perseguição política continua acontecendo a servidores que não se curvam aos desejos do alcaide e são transferidos para localidades distantes; a desarticulação governamental onde o secretário baixa uma norma correta e o prefeito manda voltar atrás atendendo aos instintos da politicagem; a grosseria e o desrespeito ao servidor público mudaram para pior, pois o atual manda-chuva da cidade trata servidores públicos com desconfiança, desrespeito e muita grosseria.

É trabalhador

O atual prefeito, para justificar seus mais de 18 mil e 200 reais por mês resolve fazer reunião nas madrugadas, varrer rua todas as semanas. Como trabalhador está se saindo bem, a exemplo de servidores conhecidos da nossa cidade como o saudoso Mosart Fagundes, o ex-secretário José Roberto, entre tantos outros. Mas, como administrador, não sabe o que é planejar, organizar grupos de trabalho, atuar por diretrizes. Faz reuniões de muitas horas, nas quais ele fala muito, ouve quase nada e não aceita opiniões.

Fala muito – cadê os 22 milhões?

Em janeiro a atual administração alardeou que ganhara 22 milhões do Ministério da Cidade para obras de drenagem. Até discurso em plena festa da Padroeira dos Católicos foi feito. O dinheiro não veio. Por quê? Já foi elaborado o projeto? Existe rubrica orçamentária e recursos para a contrapartida? A possibilidade de receber o recurso existe sim, mas está se atuando administrativa e tecnicamente para receber este recurso?

Passados 100 dias e o atual prefeito muito falou, pouco explicou e só acusou o ex-prefeito e seu adversário. Falou que a dívida era de três milhões e meio. Depois já era de cinco. Em fevereiro se falava em 17 milhões e agora no seu “balanço de cem dias” a dívida é de 16 milhões. Já quando é questionado sobre suas promessas de campanha e ações de seu governo, foge da resposta e passa a atacar as pessoas. Em toda oportunidade que tem acusa o ex-prefeito e a chuva pela desgraça em Navegantes.

Faltou com a verdade

O atual prefeito faltou com a verdade para com o povo que o elegeu. Ele jurou nos palanques e debates que iria fazer um governo diferente, de mudança, olhando para frente. Passados três meses se constatou o seguinte:

- Fez acordo político para aumentar seu salário, eleger o presidente da Câmara e garantir maioria no legislativo exatamente com aqueles que ele prometeu que não faria acordo. Agora se fala em até cinco secretários ligados ao governo anterior.

- Na saúde o caos é muito grande. Vários cidadãos reclamam que o secretário nunca está. Seria o secretário da saúde um neo fantasma a ser caçado?

- Na Câmara de Vereadores, simples requerimentos que pedem informações começam a ser rejeitados por ordem do executivo. Quando foi vereador criticou isso no prefeito anterior.

Mas, apesar de tudo, é preciso acreditar. Acredita Navegantes!

Nenhum comentário: