Com o objetivo de orientar os associados sobre os cuidados, riscos e a importância da vacinação contra a gripe suína A (H1N1), a diretoria da Associação Empresarial de Navegantes, através do presidente, José Gonzaga dos Santos, realizou uma palestra na sede da entidade.
O encontro que teve a participação da enfermeira, Salete Galvan, da 17º Gerência Estadual da Saúde, foi realizado na noite desta terça-feira (27). Dezenas de empresários acompanharam as informações.
Várias dúvidas foram sanadas e de acordo com o presidente da entidade, por se tratar de uma situação em que todas as pessoas correm riscos, a Acin não poderia deixar de abordar o tema em suas reuniões semanais. “Estamos atravessando um período de vacinação e muitas pessoas tinham dúvidas sobre como proceder. Em função disso, convidamos uma profissional da área para esclarecer a classe empresarial. A explanação foi positiva e certamente contribuiu para a conscientização de cada um”, comentou Gonzaga.
Saiba mais...
A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).[2][3]
A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países.[4] Desde junho de 2009 a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.[5]
Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta e fraqueza. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.
Calendário de vacinação contra o vírus H1N1
Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março.
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril.
Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 07 de maio.
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 21 de maio.
Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário