Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ana Paula emociona Assembleia ao defender crianças e adolescentes contra abusos sexuais

O discurso emocionado da deputada Ana Paula Lima (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa Legislativa, na manhã desta quinta-feira (24), ao falar sobre os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em Santa Catarina, também comoveu deputados, funcionários da casa e professores e estudantes que visitavam a Assembléia. Presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais e de Amparo à Família e à Mulher, a parlamentar marcou o Dia Estadual Pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com um apelo ao governo do estado para que tome medidas efetivas para a redução de casos de abusos.

“Esses crimes acontecem, na maioria das vezes, dentro de casa. Essas crianças e adolescentes, que são o nosso futuro, estão desprotegidas”, lamentou Ana Paula Lima, com voz embargada. Na opinião da parlamentar, o Poder Executivo precisa “dar o exemplo” e assinar o Plano Estadual pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, amplamente debatido e elaborado por entidades da sociedade civil.

Para que hajam mudanças em relação aos casos de abuso, a deputada defende que deve ser estabelecida uma rede de proteção às vítimas, possibilitando as denúncias de abuso.“O governo do estado precisa cumprir o seu dever com a instalação de instrumentos públicos que coíbam a violência e defendam os direitos humanos”, disse a deputada. A crítica, no entanto, é mais ampla: “Os catarinenses também não têm Defensoria Pública e a Lei Maria da Penha não foi implantada como deveria, deixando sem respaldo as mulheres que denunciam seus agressores”, completou a parlamentar.

Crédito da foto: Jonas Lemos Campos / Divulgação ALESC

Nenhum comentário: