Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

08 de maio - dia mundial da Cruz Vermelha

Comemoramos no dia 8 de maio, o Dia Mundial da Cruz Vermelha. A data foi escolhida por ter nascido naquele dia, em 1828, Henry Dunant, idealizador e fundador da Cruz Vermelha, movimento que se espalhou pelo mundo, levando amparo a quem precisasse.
Nós, da Cruz Vermelha Brasileira- Filial do Município de Navegantes nos orgulhamos de participar ativamente nos projetos comunitários de Navegantes, bem como os de ajuda humanitária, como foi o caso das enchentes de 2008.
 Como surgiu a Cruz Vermelha?
Jean Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha, esteve presente na Batalha de Solferino em 1859, na ocasião, organizou de imediato um serviço de primeiros socorros. Através de um livro publicado, Jean propunha a criação de uma organização internacional que permitisse melhorar as condições de vida e prestar auxílio às vítimas da guerra.

Foi então que 1863, houve uma convenção que marcou a criação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Um ano mais tarde, a Conferência diplomática de 1864 foi a primeira verdadeira convenção de Genebra. Ela deu ordem de respeitar e cuidar dos militares feridos ou doentes sem discriminação. Nesta primeira Covenção de Genebra, 14 nações aprovaram as resoluções sugeridas e desde então, as ambulâncias e os hospitais são protegidos de todo ato hostil e serão reconhecíveis pelo símbolo da cruz vermelha com fundo branco.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha é formado:
pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
• Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
• pelas 186 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ( Navegantes/SC)

Quais são os Princípios Fundamentais?
A Cruz Vermelha Brasileira, instituição humanitária, não governamental e de utilidade pública, desenvolve a sua missão em obediência aos Princípios Fundamentais: Humanidade / Imparcialidade/ Neutralidade / Independencia / Voluntariado / Unidade e Universalidade.

Na nossa realidade, destacamos a HUMANIDADE como principio norteador dos projetos da Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Município de Navegantes pois esforça-se por prevenir e aliviar, em todas as circunstâncias, o sofrimento humano. Tem em vista a proteção da vida e saúde, bem como a promoção do respeito pela pessoa humana. Favorece a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e uma paz duradoura entre todos os povos.

Como você pode ajudar a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Município de Navegantes?
É fácil. Entre em contato pelo telefone (47) 3319 – 5790 de segunda a quinta das 14h as 18h. Inscreva-se nos cursos de primeiros socorros e técnicas básicas de salvação de vida ou  participe em iniciativas destinadas a captação de fundos. O voluntário trabalha nos projetos e ações que estão sendo executadas pela filial de Navegantes, e ao mesmo tempo se capacita através dos cursos e atualiza os seus conhecimentos.


--
Caroline Westerkamp
Depto de Comunicação
Cruz Vermelha Brasileira - Filial Municipal de Navegantes

Nenhum comentário: