Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SECRETARIA DOS PORTOS E MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES RECEBEM DEPUTADO DÉCIO LIMA E SUPERINTENDENTE DO PORTO DE ITAJAÍ



Brasília, 17/05/2011 – O deputado federal Décio Lima (PT/SC) e o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Aires, estiveram nesta terça-feira, 17, na Secretaria Especial de Portos (SEP) e no Ministério dos Transportes. Na pauta, obras no Porto de Itajaí, o segundo maior do país em movimentação de containeres no país.
Décio Lima e Antônio Aires foram recebidos pelo secretário de Gestão e Infraestrutura de Portos, Fernando Victor de Carvalho, da SEP, e pelo diretor do Departamento de Programas e Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Luziel Reginaldo de Souza.
Esta não é a primeira audiência este ano agendada pelo deputado Décio Lima para tratar de obras no Porto de Itajaí. No dia 24 de março, o parlamentar catarinense e o prefeito de Itajaí, Jandyr Bellini, foram recebidos pelo ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, oportunidade em que foi confirmada a liberação de R$ 3.920.000,00 para desapropriações na Via Expressa Portuária.
Com 3,9 quilômetros de extensão, a Via Expressa Portuária será exclusiva para o acesso dos caminhões até ao Porto de Itajaí, a partir da BR 101, aliviando o fluxo e diminuindo a incidência de acidentes nas demais radiais e diametrais de Itajaí.
Também em março, nos dias 17 e 18, o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos, a convite do deputado Décio Lima, esteve visitando o complexo portuário do estado. Ele conheceu o Porto de Itajaí, onde assinou a ordem de serviço para a dragagem dos canais e da bacia do Porto de Itajaí.
O porto, totalmente recuperado após a tragédia de novembro de 2008, com recursos do Governo Federal, está incluído no Programa Nacional de Dragagem (PND), com recursos do PAC. A dragagem no Porto de Itajaí está sendo feita pela draga Charles Darwin, a maior em operação no Brasil, com a capacidade para 30 mil metros cúbicos.
A empresa belga, Jan De Nul, vencedora do certame licitatório, executa a obra, no valor de R$ 56 milhões. O porto, que atualmente varia sua profundidade entre 11 e 12 metros, irá operar com 14 metros. Prevista para iniciar em março, a obra deverá durar seis meses.
 

Josiane Lanzarin Spengler (SC 975 JP)
Irene Huscher (SC 275 JP)
Assessoras de Comunicação

Nenhum comentário: