Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

CRUZ VERMELHA HOMENAGEIA MULHERES COM TRAVESSIA SAUDAVEL DEDICADO A SAÚDE “DELAS”


Projeto vem informar os cuidados com o câncer
Na semana que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Cruz Vermelha de Navegantes e a Empresa de Navegação Santa Catarina (ferry boat) se preparam para realizar a segunda edição do Projeto Travessia Saudável - Ano 2, que acontece no próximo sábado, dia 12 de março.
Como forma de homenagear as mulheres de Navegantes, a Cruz Vermelha preparou folders informativos a respeito da saúde “delas” e anexou amostras de perfumes O Boticário cedidos pela loja de Navegantes.
O Travessia Saudável é uma proposta de intervenção social através de atendimentos comunitários que focam em 4 ações principais: mensuração de pressão arterial, testes de HGT (hemoglicoteste), testes de IMC (índice de massa corpórea)  e orientações de  saúde com  temas diferenciados a cada mês. O projeto conta ainda com o auxílio técnico da Escola Geração de Itajaí que traz enfermeiros e futuros profissionais da saúde para a realização dos testes.
Todos os meses, a equipe de voluntários da Cruz Vermelha está em frente ao terminal do ferry boat em Navegantes, cadastrando e acompanhando os resultados dos testes através de carteirinhas que são entregues as pessoas atendidas.
Para a enfermeira Maria Rita Bonatto, nunca é demais falar sobre os cuidados com a saúde feminina, “Mesmo sendo um tema bastante abordado ele ainda permanece bem atual, devido sua alta incidência”
Uma boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem sua história e sua bagagem hereditária, que devem ser levadas em conta, quando o assunto é saúde
“Hoje o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no mundo, seguido pelo câncer de pulmão e em terceiro lugar o de colo de útero. Sendo assim, quanto mais cedo é realizado o diagnóstico, mais fácil é chance da cura. É nesse momento que entra o trabalho da Cruz Vermelha, conscientizando com a promoção da saúde e a prevenção da doença” completa Maria Rita.

CÂNCER DE MAMA
É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, formando um tumor. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
Sintomas
- Alterações na pele que recobre a mama;
- Alterações no formato da mama, inclusive no mamilo;
- Secreções no mamilo;
- Nódulos palpáveis (caroço) na mama ou na região da axila.
 Toda mulher com 40 anos ou mais, deve procurar atendimento médico especializado, para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
É importante que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. Se você observar alguma alteração em suas mamas, procure imediatamente um médico. Não deixe de fazer o auto-exame.
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O câncer do colo do útero é uma alteração nas células do revestimento do colo do útero (parte inferior do útero).
Também chamado de cervical, ele pode demora muitos anos para se desenvolver. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero. 
Sintomas
Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas), em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo, conhecido como exame de Papanicolaou. Conforme a doença progride, os principais sintomas do câncer do colo do útero são sangramento vaginal, corrimento e dor.
Fatores de risco
Entre os fatores identificados, alguns dos principais estão associados ao: 
- início precoce da atividade sexual;
- à multiplicidade de parceiros sexuais;
- tabagismo (relacionados à quantidade de cigarros fumados);
- à higiene íntima inadequada;
- uso prolongado de contraceptivos orais.
Para se tornar um voluntário da Cruz Vermelha você pode ligar todas as tardes para o telefone (47) 3319- 5790 ou fazer uma visita a sede, localizada próxima a Igreja Matriz de Navegantes: Travessa Valdemar Vieira, s/n -  Centro. Mais informações: Caroline Westerkamp (47) 9605-5606.

Nenhum comentário: