Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Boas Notícias para Navegantes: mais bombeiros para o aeroporto, força-tarefa em ação e cresce a movimentação no Porto de Navegantes

Esta semana está sendo marcada por boas notícias para Navegantes. Na última sexta-feira, dia 13, foi inaugurado o posto avançado de atendimento dos Bombeiros Militares no Gravatá. A iniciativa da Associação de Moradores e do CONSEG local proporcionou um espaço muito bom para os Bombeiros possam atender ao Gravatá e os bairros vizinhos.

Também na sexta-feira 13 veio a notícia de que os Bombeiros Militares que estão faltando no Aeroporto serão repostos no dia 1º de dezembro. A luta da ACIN e de outras entidades empresariais do vale do Itajaí, contaram com o empenho da deputada Ana Paula Lima (PT) e de autoridades locais, o comando geral dos Bombeiros Militares fez a promessa. Agora esperaremos até o dia 1º de dezembro.

A força-tarefa da Polícia Civil está dando resultados. Muitas prisões e, o principal, a comunidade sentindo-se mais segura.

Depois da tragédia do dia 12, com o incêndio no Terminal Frigorífico da Portonave, notícias alvissareiras são divulgadas pela assessoria de imprensa do terminal portuário de Navegantes. Leia a nota na íntegra.

Portonave tem movimentação recorde em outubro

A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes registrou em outubro a maior movimentação em dois anos de operação, completados no último dia 21. Foram movimentados 30.938 contêineres, 52% a mais do que em setembro, e 51.519 TEUs (Twenty Feet or Equivalent Unit), uma alta de 57%. Neste ano, o Terminal espera movimentar 410 mil TEUs até dezembro.

O aumento é reflexo do reestabelecimento da profundidade do canal de acesso ao complexo portuário, assoreado com a enchente de novembro passado, que permite a entrada de navios com mais carga. “A média de movimentação por navio saltou de 416 para 550 em relação ao último mês, alta favorecida também pelo fortalecimento da economia mundial”, acrescenta o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte. Em outubro, 57 navios atracaram no Terminal.

A baixa do dólar impulsiona as importações, que registram crescimento de 61% comparado ao mesmo mês do ano passado, enquanto as exportações registraram crescimento mais discreto, de 7% no mesmo período. “As importações estão em alta e aproximam-se do número de contêineres enviados para o exterior. Estamos com uma proporção de 8.970 contêineres exportados por 7.568 importados em outubro”, avalia o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Outro destaque foi a movimentação de carga reefer para o exterior que cresceu 40% em relação ao mês de setembro, passando de 3.035 para 4.255 contêineres.

Nenhum comentário: