Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Brasil, o blecaute, o incêndio e as eleições

Esta semana está sendo extraordinária para os analistas políticos de plantão.

Na terça a noite parte do Brasil conheceu um verdadeiro blecaute. A falta de energia que atingiu cerca de 800 cidades foi a grande alavanca que a oposição ao Presidente Lula precisava para atacar diretamente a pré-candidata a presidente, a Ministra Dilma Rousseff.

Foi muito interessante acompanhar a Rede Globo, o jornal Folha de São Paulo, O Estadão... todos estes veículos que, se utilizando da “liberdade de imprensa”, em cada reportagem, em cada entrevista colhida na rua, em cada informação, direcionou “a culpa ao governo Lula”.

A oposição comandada pelo Arthur Virgílio do PSDB, Ronaldo Caiado do DEM, insistiram, de imediato, que a “Dilma precisa dar explicações” (palavras do Arthur Virgílio).

A sede de beber o sangue da presidenciável apoiada por Lula, tanto da da poderosa imprensa e da oposição, pode entornar o caldo. O governo foi rápido em dar a sua explicação (não sei se é a explicação verdadeira), mas respondeu prontamente e sem titubear.

Quando assistimos ao Jornal Nacional, pode-se perceber a satisfação do “casal global” quando a notícia é ruim para o governo e seus aliados. Mas, também percebemos o constrangimento deles quando precisam dar uma notícia dos bons resultados da economia, por exemplo. Faça você a experiência e olhe não quem fala e você perceberá expressões curiosas.

Do jeito que tucanos, democratas e apoiadores querem “segurar o avanço da ministra Dilma”, não duvide que o lamentável incêndio em Navegantes não seja atribuído ao Lula, ao PT ou qualquer um de seus apoiadores.

Nenhum comentário: