quarta-feira, 31 de março de 2010
José Gonzaga dos Santos em audiência com a Senadora Ideli Salvatti
Lei da banana a kilo faz governo José Serra entrar para a história
ACIN recebe novo superintendente do Aeroporto de Navegantes
O encontro semanal dos empresários ligados a Associação Empresarial de Navegantes desta terça-feira (30), reuniu dezenas de pessoas na sede da entidade. O principal assunto da noite foi a mudança no comando do aeroporto Internacional de Navegantes realizada no dia 18 de março.
Para deliberar sobre o assunto a diretoria da entidade, através do presidente José Gonzaga dos Santos, convidou o novo superintendente do aeroporto Marco Aurélio Zenni, que marcou presença, demonstrando interesse em desenvolver o terminal e dar seqüência aos trabalhos que vinham sendo realizados pelo ex-superintendente.
Marco, que tem 43 anos de idade e 24 de Infraero, é natural de Foz do Iguaçu. Ele veio do aeroporto de Jacarepaguá no Rio de janeiro para assumir o aeroporto navegantino por solicitação da própria Infraero. O novo superintendente assumiu o terminal com 5 empresas realizando 28 operações diárias e com opções de destinos para Porto Alegre, Campinas e Guarulhos, somando uma movimentação anual de 596 mil passageiros.
Além disso, ele pegou em andamento a obra do aparelho V.O.R, que deve ficar pronta no final deste semestre, bem como o projeto de ampliação do terminal de passageiros, que também ficará pronto nesse semestre e poderá ser licitado ainda em 2010.
Sobre o projeto de construção de uma nova pista e um terminal de passageiros, Marco garantiu que está a par da situação. “Estamos tratando com o poder público municipal a formalização de um novo convênio para completar as áreas necessárias para o novo complexo aeroportuário. Vou fazer tudo que tiver do meu alcance para garantir que esse importante projeto saia do papel”, comentou Marco.
O presidente da Acin, José Gonzaga dos Santos, colocou a entidade a disposição para unir forças e fortalecer as tratativas sobre os futuros investimentos no aeroporto. Gonzaga aproveitou também para agradecer a representatividade do empresariado navegantino. “Agradeço pela presença de todos vocês em nossas reuniões e eventos, pois essa participação e comprometimento fazem com que a entidade seja cada vez mais forte, representativa e acima de tudo, referência no Estado, muito obrigada a todos”, finalizou.
Fonte: Alexandre Batista - assessor da ACIN
terça-feira, 30 de março de 2010
Reunião no Gravatá debaterá regularização fundiária
Navegantes – O programa de regularização fundiária de Navegantes que teve inicio em 2009 está em novas etapas. Nesta semana estão sendo feitas reuniões com comunidades do Centro e Gravatá.
A reuniões são realizadas para que a empresa responsável pelo serviço em Navegantes apresente as necessidades da regularização, como se desenvolve o projeto e as condições para participação. Além disso existe a participação ativa da comunidade com os questionamentos e também na votação pelo projeto.
Em Navegantes há cerca de cinco mil lotes com situação não regularizada, e que agora passam pelo projeto para que as moradias fiquem legalizadas. Assim o processo de infra-estrutura como rede de água e esgoto, coleta de lixo, entre outros podem ser inclusas para esses locais.
A próxima reunião da regularização fundiária será na quarta-feira (31) com os moradores de gravatá no Clube 18 de maio às 19h30. Após as reuniões nas comunidades ocorrem as visitas em cada casa que exista problema de irregularidade.
segunda-feira, 29 de março de 2010
PAC 2: frases da Ministra Dilma
Dilma se emociona ao falar das diferenças entre os governos Lula e FHC
"Atravessamos o deserto da estagnação. O Brasil retomou a rota do desenvolvimento. Mas o governo Lula, um governo do qual nos orgulhamos muito de fazer parte, não aceita outro caminho que não seja o do desenvolvimento com distribuição de renda. Esse é o Brasil que o senhor, presidente Lula, reconstruiu para todos nós. E que os brasileiros não deixarão escapar mais de suas mãos", afirmou emocionada.
Brasil de Hoje
Segundo a ministra Dilma o Brasil de FHC "Era o Estado do não. Não tinha planejamento estratégico, não tinha aliança com o setor privado, não incrementou investimento público, não financiou investimento privado. Hoje, por tudo isto, podemos dizer que antes de ser um Estado mínimo, ele foi um Estado omisso."
Segundo ela, depois da gestão tucana, o país vivenciou "a construção de um modelo de Estado diferente, que cria as condições para que as coisas sejam feitas" na gestão do presidente Lula. "Um Estado que não se omite diante do mercado porque coloca no centro de suas preocupações o direito das cidadãs e cidadãos do Brasil".
Na opinião de Dilma, o Estado comandado por Lula "superou o economicismo de governos anteriores" para priorizar as áreas sociais. "Graças a esse modelo de Estado podemos dizer que três expressões renasceram na linguagem, no coração e no cotidiano dos brasileiros no governo Lula: planejamento, investimento e desenvolvimento com inclusão social. Deixamos para trás décadas e décadas de improvisação".
PAC 2: para onde vão os investimentos
Qual sua opinião sobre esta nova exigência das escolas estaduais de S.Paulo?
domingo, 28 de março de 2010
Educação Infantil de Navegantes deve receber uma série de equipamentos e materiais didáticos
Uma licitação, através de pregão presencial vai acontecer sob o número 047/2010. Os recursos a serem gastos são na ordem de R$ 239.125,86 e os produtos adquiridos serão direcionados a educação infantil. Você que é pai ou professor, fique atento, pois até junho deverá aparecer em nossas escolas de educação infantil de Navegantes os seguintes produtos:
100 MESINHAS COM 4 CADEIRINHAS
16 PISCINAS DE BOLINHAS
100 BOLINHAS DE PISCINA
40 TRICICLOS;
15 CAIXAS DE AREIA PLÁSTICA COM TAMPA
60 TAPETES TATAME
36 CENTOPÉIAS
36 KIT LETRAS
15 CAVALINHOS EM VINIL
20 BATE PINOS (4 PINOS-1 MARTELO)
20 CX CUBOS DE ENCAIXE (5 CUBOS)
20 PASSA FIGURAS (2 COMPARTIMENTOS)
20 CUBOS DE ATIVIDADES
36 BAÚ CRIATIVO (1000 PEÇAS TIPO LEGO)
20 CAVALO MARINHO
20 PEIXINHO GANGORRA
20 CONJUNTOS PRÉ ESCOLAR DE PLÁSTICO
20 CENTRO DE ATIVIDADES BABY GYM
20 MEUS PRIMEIROS PASSOS HIPOPÓTAMO
23 ALFABETOS DIVERTIDO 60 PEÇAS
23 LOTOS LEITURA (4 TABULEIROS/84 LETRAS)
23 ALFABETOS MÓVEL DEGRAU;CONTEM;5 JOGOS DE ALFABETO
20 DEITA BEBÊ;MATERIAL FABRICADO EM ESPUMA REVESTIDO EM BANGUM
20 CONJUNTOS CUBINHOS EDUCATIVOS
36 SACOLOÕES BLOCOS PARA MOTOR ;SACOLÃO CRIATIVO MONTE E BRINQUE
23 ALFABETOS ILUSTRADO EM DFE
23 ALFABETOS SILÁBICOS EM MDF MDF
Deba não será mais candidato?
Como prometi no Twitter ontem, em primeira mão, fontes do Blog confidenciaram que o deputado estadual ainda
Segundo as fontes, seriam três motivos os responsáveis pela decisão tomada nesta semana.
O primeiro estaria ligado ao evento, promovido por ele enquanto deputado, no último dia 24 de março. O evento de homenagem aos 20 anos da Associação Empresarial de Navegantes não foi prestigiada, pois foi pequena a presença dos empresários. Quase 50% das cadeiras ficaram vazias. Além disso, faltaram vereadores do PMDB, os cargos comissionados ligados ao Estado e indicados por Deba Cabral não apareceram.
O segundo motivo apontado pelas fontes é a divisão em que vive o PMDB navegantino. Dividido em três grupos, Deba não controla mais a vontade dos pemedebistas. Dos três grupos, dois não devem apoiá-lo nas eleições.
O terceiro motivo é o desembarque de Luiz Henrique do governo. Com isso, o PSDB deverá indicar os nomes dos cargos comissionados em Navegantes, deixando Deba Cabral sem nenhum poder.
E agora Deba?
Vereador e prefeito por três vezes, Deba pode optar por concorrer a prefeito em 2012. Isso em virtude do não entendimento que ele pretendia com o seu afilhado político Roberto Carlos de Souza (PSDB), compondo o governo municipal no início de 2010.
A falta de força junto ao Governo do Estado e o fraco desempenho na Assembléia também são fatores que devem estar pesando na decisão.
Lula: o Presidente Popular
A última pesquisa do Instituto Datafolha, do grupo Folha publicou neste sábado o resultado de sua última pesquisa de opinião. De acordo com o levantamento realizado nos dias 25 e 26 de março, o Presidente Lula atinge 78% de aprovação, sendo o único presidente na história a alcançar esta marca.
Serra na frente de Dilma
Alívio para Serra, para os grandes meios de comunicação (Globo, Folha, Estadão e Veja) foi ver o tucano abrir vantagem sobre a candidata Dilma Roussef do PT. Quando o desespero tomava conta destes meios de comunicação, de jornalistas e apoiadores do tucano a notícia é considerada muito boa.. Importante é ressaltar que o Instituto que ouviu mais de 4 mil pessoas é do Grupo Folha. Leia, na integra a matéria da Folha on line.
O pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), mostra pesquisa Datafolha publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL). O tucano tem 36% e a petista 27% das intenções de voto.
Na pesquisa realizada em fevereiro, Serra tinha 32% e Dilma 28%.
Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os 8% obtidos no mês passado.
Em um eventual segundo turno, o tucano venceria a petista por 48% contra 39%.
A pesquisa, registrada sob o número 6617/2010, foi realizada nos dias 25 e 26 com 4.158 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Tucano de Navegantes sonha com ajuda do governador Tucano: dinheiro para a via portuária
Tucano investigado por corrupção assume governo de SC
quinta-feira, 25 de março de 2010
Vereadores recebendo o Bolsa Família: vergonha
Décio Lima recebe homenagem de responsável Socail
A premiação será entregue em sessão solene no dia 9 de abril, às 19 horas, no Centro de Eventos do Hotel Plaza Itapema. Este ano, a distinção vai agraciar parlamentares que se destacaram em âmbito regional, estadual ou nacional pela sua contribuição nas áreas de urbanismo, paisagismo, arborização urbana e turismo sustentável
O Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Responsabilidade Social são outorgados bienalmente pelo Instituto Ambiental Biosfera a personalidades brasileiras em reconhecimento por sua contribuição na busca da melhoria da qualidade de vida da população brasileira, incluindo projetos, ações e iniciativas promovidas sob o enfoque econômico, ambiental, social e cultural.
Biosfera - O Instituto Ambiental Biosfera é uma organização não-governamental sem fins lucrativos (ONG), criada em dezembro de 1989, com sede no Rio de Janeiro. A entidade tem como objetivo a realização de ações, iniciativas e esforços direcionados à proteção e valorização do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida da população, e à promoção das boas práticas de desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social no Brasil.
(Testo Irene Huscher - assessora de imprensa)
quarta-feira, 24 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
Em Tocantins, presidente Lula inaugura trecho Colinas-Guaraí da Ferrovia Norte-Sul
'Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe no 1º turno', diz diretor do Vox Populi
segunda-feira, 22 de março de 2010
Prójovem Adolescente do Governo lula abre inscrições em Navegantes
Navegantes – A Secretaria de Desenvolvimento Social de Navegantes está com inscrições abertas para o programa do Governo Federal “Projovem Adolescente”. O programa tem como público alvo jovens de 15 a 17 anos cadastrados no Bolsa Família. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas em Navegantes. O Projovem Adolescente, visando a inclusão de jovens carentes, vai oferecer oficinas de teatro, dança, cinema comentado, esporte, ioga, dentro das necessidades de cada comunidade. As inscrições podem ser feitas no CRAS do bairro São Paulo, Múltiplo Uso, Sine e nos Bombeiros Voluntários.
(Informações do site da prefeitura)
domingo, 21 de março de 2010
Audiência Pública da àgua descobre que não faltou água em Navegantes nesta temporada
Uma Audiência Pública sobre a problemática da água ficou esvaziada pela pequena participação popular. Realizada um mês após a aprovação do requerimento do vereador petista Marquinhos, compareceram a Diretora do DAE, o superintendente do SEMASA e o prefeito, que chegou mais tarde.
Após uma breve explanação da diretora do DAE e do diretor do SEMASA, foi franqueada a palavra para que os presentes fizessem questionamentos. Perguntas feitas, respostas dadas e nenhum encaminhamento.
Realizada dentro de normas rígidas demais, com tempo muito limitado para perguntar e responder, a Audiência não atingiu seu maior objetivo: quando vamos ter uma solução para a problemática da água.
O esvaziamento da Audiência, com toda certeza, está ligada a dois fatos: 1º a Câmara demorou em marcar o evento, pois se o fizesse em fevereiro a população viria em virtude da falta da água na época; 2º marcada para uma sexta-feira a noite. Teria sido uma estratégia de alguém?
Algumas frases que chamaram atenção
Sandra Demétrio – diretora do DAE
“Nós temos problemas de abastecimento e não falta de água”
“Não tivemos falta de água. Nosso problema foi de baixa pressão na rede”
Flávio – diretor do SEMASA
“Navegantes está rigorosamente em dia com o pagamento da água para o Semasa”
Sobre o futuro
A promessa da diretora do DAE e do prefeito é que a prefeitura está elaborando projetos para resolver os problemas. Segundo eles, existe uma comissão fazendo estudos. Mas, em nenhum momento foi dado algum prazo sobre quando teremos um abastecimento mais eficaz.
Vereadores Presentes
Vereadores: Marquinhos, João Batista, Maria Flor, Norminha, Donizete e Fredolino.
Será que o presidente do Ibope declarou-se "mentiroso"?
Em 29 de abril do ano passado, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, opinou no blog do Ricardo Kotscho: “A transferência de votos do presidente Lula para ela [Dilma] chegará mais adiante a um patamar de 15%. A partir daí, será difícil conquistar cada ponto a mais.” Um dia antes, havia declarado ao Blog dos Blogs e à coluna Coisas da Política do Jornal do Brasil: “Tudo indica que Dilma Rousseff chegará ao final da campanha com cerca de 15% a 17% dos votos.” Em julho, quando pesquisa do DataFolha detectou uma queda de oito pontos percentuais na vantagem de Serra sobre Dilma, Montenegro insistiu – “Continuo com a mesma opinião. Defendo tudo aquilo que disse antes... Dilma, com 80% de conhecimento, só tem 16% das pessoas dispostas a elegê-la. Acho que a ministra, sim, está chegando ao teto...” Em agosto de 2009 exerceu sua militância demo-tucana na revista Veja, repetindo que o teto de Dilma seria entre 15 e 20%:
Na última pesquisa Ibope (sempre sob suspeição, desde quando Montenegro tomou partido), Dilma Rousseff (PT) aparece com 30% contra 35% de Serra. Uma diferença de 5%. Diante dos números, a reportagem do iG questionou Montenegro sobre suas previsões do passado e a pesquisa atual, e ouviu: “Eu não acredito que disse aquilo. Deve haver algum engano. Numa eleição polarizada, com praticamente dois candidatos apenas, como é que eu poderia achar que a Dilma pararia em 20%? Até o Alckmin teve 40% contra o Lula...” Quem não acredita no que disse, está fazendo o quê? Se auto proclamando mentiroso?sexta-feira, 19 de março de 2010
Vamos apresentar o PRONASCI
Ligações prigosas: Mensalão do DEM de Brasília e o governo Tucano de São Paulo
Hoje: audiência pública sobre o problema da água em Navegantes
A idéia de promover a reunião partiu do vereador Marcos Paulo da Silva (PT), que apresentou um requerimento com a proposta – aprovado por unanimidade - na sessão ordinária de 18 de fevereiro. “Marquinhos” afirma que foi motivado pelos acontecimentos que presenciou no mês passado, quando parte do município ficou sem água por mais de 15 dias, em algumas residências.
De acordo com o presidente da Casa, João Batista da Silva (PSDB), o “João do Posto”, para discutir e solucionar o problema será imprescindível a presença da diretora do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Navegantes, Sandra Demetrio Santiago, e do diretor geral do Semasa de Itajaí, Flávio Faria. Ambos já confirmaram presença, assim como membros de entidades de classe, clubes de serviços e associações de moradores. (Texto: Jamile Cardoso)quinta-feira, 18 de março de 2010
Presidente João Batista é destaque na imprensa
Os dois tópicos que seguem estão publicados no Diário do Litoral desta quinta-feira, dia 18. O autor é o colunista JC.
Nunca antes...
O presidente da câmara dengo-dengo, do outro lado da vala, João do Posto (PSDB), montou o gabinete da moda, entre as excelências excelentíssimas da região: itinerante. Uma vez por mês vai atender o povaréu fora do legislativo. E daí?
Glúteos na estofadinha
Agora, se mexer pra que as sessões aconteçam num horário que a população possa acompanhar, ou botar fogo no rabo dos seus pares pra modernizar o regimento interno e acabar com a palhaçada de apenas seis sessões por mês, o triste não coça o bico. Com isso, vai passar como apenas mais um que esquentou a cadeira da presidência.
João: cumpra a palavra!
Como se lê não sou o único que cobro do simpático João do Posto coerência. Nós que temos experiência com público, sabemos que a presença da população só ajuda o bom vereador, aquele que trabalha. De fato, a presença do povo também pressiona os eleitos. Eu que já fui vereador fui vaiado e aplaudido em sessões na Câmara navegantina. Mas foi sempre bom ter a presença das pessoas, pois, aos que me vaiaram pude explicar a minha posição e aos que me aplaudiram pude agradecer.
João CUMPRA A PALAVRA. Você prometeu, que se eleito presidente, faria duas coisas: 1ª manteria as sessões às 19 horas; 2ª Promoveria a reforma do Regimento Interno.
Já estamos chegando em abril e você descumpre a tua palavra. Tenho você, como ser humano, em grande consideração. Só não posso e não vou corroborar com a falta do cumprimento de tua palavra.
Parabéns pelo gabinete itinerante. Belo iniciativa para o teu mandato. Só falta você cumprir a tua palavra.
Não está fácil!
Tem vereador que vota cegamente o que o prefeito e seus irmãos mandam votar, acaba levando críticas no lombo e ainda acha que quem critica está errado.
Não está sendo fácil ver um governo que prometeu mudanças, mas que consegue ser igual ao anterior em muitas coisas.
Uniforme
Ano passado a culpa foi do Cí que “não fez transição”. Neste ano a cullpa é... seria da incompetência? O que os pais não agüentam mais esperar pelo prometido uniforme.
Escola na Lona
Foi um descalabro colocar alunos estudando embaixo de lonas. O pior descalabro é ouvir de um prefeito, que se diz educador, que “não vejo nada de mais. É preferível salas de lonas a crianças na rua. Eu não concordo com a hipocresia de uma meia dúzia que criticou”(frase do prefeito no Programa Buscando soluções da última segunda, dia 15 de março).
Falta de água
Na campanha, durante os debates, o atual prefeito prometeu que “não faltaria água ao final do seu primeiro ano de governo”. Talvez não faltou, na casa dele.
As grandes obras
As “grandes obras” são: calçamento de algumas ruas com recursos do BADESC que o ex-prefeito Ci não conseguiu gastar; pintura do asfalto e das faixas de pedestres; alugou diversos imóveis para a saúde, retirando do atendimento recursos dos 15% que poderiam ser melhor aproveitados; implantou alguns programas na saúde, porque os recursos são federais; constrói o PA de Machados, o calçadão do Gravatá, a tubulação de algumas ruas porque os recursos são da união.
Não está Fácil
O governo tucano está mostrando sua fragilidade. A aprovação do governo e do prefeito está em queda e só os vereadores de sua bancada é que tem que defendê-lo. Vereador que acha que não deve ser criticado e só elogiado deve renunciar e ir faz trabalho voluntário: para pessoas que fazem trabalho voluntário: SÓ ELOGIOS.
E olha que estou repercutindo apenas notícias que já foram publicadas na imprensa regional.
quarta-feira, 17 de março de 2010
"Minha Casa, Minha Vida" é de FHC?
Denúncias de doleiro a Revista Veja para acusar o tesoureiro do PT está se transformando num tiro no pé da própria revista. O promotor Público Blat de São Paulo foi a revista denunciar José vaccari do PT, mas não tinha denunciado nada a juiz nenhum. Depois de falar, dar entrevistas, foi apertado e apresentou a denúncia e o juiz mandou arquivar por falta de conscistência. Resultado: primeiro tiro no pé da revista. Mas, verificando outros depoimentos de um doleiro preso, acabou-se descobrindo o que segue nesta matéria.
Mais dinheiro federal para Navegantes
"Bolsa Bandido": você sabia?
Portonave abre inscrições para o Programa Adolescente Aprendiz 2010/2012
domingo, 14 de março de 2010
Dilma já está na frente
sexta-feira, 12 de março de 2010
APAE de Navegantes recebe ônibus escolar
Pavan garante recursos para a via portuária, só não disse quando
Em notícia publicada no site da prefeitura o Governador Pavan em seu discurso, brincou com o público e aproveitou a presença do prefeito Roberto Carlos de Souza e demais autoridades para anunciar que o Governo do Estado vai liberar novos recursos para a via expressa portuária, ligando a Portonave a BR-470. “O governador Luis Henrique da Silveira está em visita oficial aos Estados Unidos e lá vai assinar um financiamento na ordem de R$ 300 milhões. Ele me garantiu que uma parte desses recursos será destinada para a via portuária de Navegantes”, enfatizou Pavan.
A notícia, entretanto, não informa se isso será no mês que vem ou no ano que vem.
Um detalhe
Um detalhe interessante: para citar o nome do prefeito na nota a assessoria assim escreveu: “Pavan em seu discurso, brincou com o público e aproveitou a presença do prefeito Roberto Carlos de Souza e demais autoridades para...”. É incrível, o governador veio a cidade, foi a prefeitura e até o prefeito estava presente.
quinta-feira, 11 de março de 2010
CRUZ VERMELHA NAVEGANTES REALIZA 2ª EDIÇÃO DO PROJETO TRAVESSIA SAUDAVEL
Saúde da Mulher é o tema de março
Com o patrocínio da Empresa de Navegação Santa Catarina (ferry boat), a Cruz Vermelha – Filial Municipal de Navegantes se prepara para realizar no próximo dia 13 de março, a segunda edição do Projeto Travessia Saudável.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Cruz Vermelha preparou folders informativos a respeito da saúde “delas” e anexou amostras de perfumes O Boticário cedidos pela loja de Navegantes.
O projeto é uma proposta de intervenção social através de atendimentos comunitários que focam em 3 ações principais: mensuração de pressão arterial, testes de HGT (hemoglicoteste) e orientações de saúde com temas diferenciados a cada mês.
Todos os meses, a equipe de voluntários da Cruz Vermelha estará em frente ao terminal do ferry boat em Navegantes, cadastrando e acompanhando os resultados dos testes através de carteirinhas que serão entregues as pessoas atendidas.
A primeira edição, que aconteceu em fevereiro, superou as expectativas dos voluntários, que realizaram 257 procedimentos (100 testes de HGT e 157 testes de pressão arterial), um total de 164 pessoas atendidas.
“Já podemos mensurar os resultados desse projeto através da procura de novos voluntários para se juntar a Cruz Vermelha e também através da satisfação da comunidade atendida em forma de elogios a esta grande iniciativa”, ressalta Maria Assunta Tanssini, presidente da Cruz Vermelha- Filial Municipal de Navegantes.
Para se tornar um voluntário da Cruz Vermelha você pode ligar para o telefone (47) 3319- 5790 ou fazer uma visita a sede, localizada próxima a Igreja Matriz de Navegantes: Travessa Valdemar Vieira, s/n - Centro.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Ridículo: José Serra inaugura maquete de obra que nem foi licitada
O governador de São Paulo, José Serra, suposto candidato do PSDB à sucessão de Lula, protagonizou uma cena inusitada.
Como que decidido a rivalizar com Dilma Rousseff em visibilidade, Serra abalou-se da capital para o litoral Sul do Estado.
O governador “inaugurou”, veja você, a maquete de uma ponte. E nem ficou vermelho. Uma tenda protegeu-o do Sol.
Não, você não leu errado. É isso mesmo. Serra visitou o local onde será erigida uma obra que ainda nem foi licitada.
Quando estiver pronta, na gestão do sucessor de Serra, a ponte vai ligar as cidades de Santos e Guarujá. Hoje, o trajeto é feito de balsa.
Flertando com o ridículo, Serra discorreu sobre a obra que, depois de licitada, consumirá 30 meses e R$ 700 milhões da próxima gestão:
"Com esta ponte (?!?!?!) nós vamos quebrar um gargalo que é muito importante aqui na região da Baixada Santista...”
“...Além disso, a ponte terá até um papel paisagístico [...]. Nós vamos dar mais segurança para as pessoas e para os navios e mais rapidez, coisas fundamentais".
Depois dessa pantomima, eliminaram-se as dúvidas quanto à candidatura presidencial de Serra. Só um candidato é capaz de render-se assim ao burlesco.
terça-feira, 9 de março de 2010
PMDB de SC mais perto de Dilma
Governador em exercício vem assinar convênio
O governador em exercício de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), estará em Navegantes no início da tarde desta terça-feira (09), para assinatura de convênios e liberação de recursos para o Setor de Saúde do município. A visita está programada para acontecer às 13h30min, no auditório do Paço Municipal. Uma penca de secretários e puxas estarão acompanhando o enrolado Governador. De acordo com informações da própria prefeitura, na ocasião serão assinados dois convênios com a contrapartida do município. Um no valor de R$ 102 mil para aquisição de um aparelho de ultrassom e outro no valor de R$ 99 mil para implantação do sistema de informatização, interligando todas as Unidades de Saúde do município. Se o Governador vier de helicóptero e os secretários com seus carros oficiais, mais a mobilização da Polícia Militar, comum nas vindas do Governador, estará tendo um gasto muito grande em comparação aos recursos a serem liberados. É muita presepada para poucos recursos. Nós queremos é saber da via portuária.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Vereadores trabalhando
Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 08 de março, os vereadores aprovaram um requerimento de autoria de Fredolino Alfredo Bento (PMDB). “Lino” elaborou uma correspondência endereçada ao prefeito Roberto Carlos de Souza com os seguintes questionamentos: quantas famílias estão inseridas no Programa do Governo Federal da Agricultura Familiar, qual a produção de cada família e de que forma elas comercializam esses produtos.
De fato, não se sabe se o governo da nova Navegantes tem alguma ação na área da agricultura familiar. Se ainda não tem nenhum trabalho está perdendo grandes oportunidades, pois o governo federal está disponibilizando muitos recursos. A APAE de Navegantes, por exemplo, será beneficiada com o Programa de distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar do Município de Vitor Meireles. As tratativas que beneficiam nossa APAE foram dos deputados: Décio Lima (PT) e Ana Paula Lima (PT). Quero aproveitar para destacar o trabalho da suplente em exercício do mandato a vereadora Enedina Margareth Farias da Silva (PSDB), a “Beth”, que aproveitou a sessão para fazer três reivindicações ao Poder Executivo. São elas: o calçamento de todas as travessas do bairro São Domingos I; o calçamento da Rua Pedro Francisco de Souza, na mesma localidade; e a construção de uma sede para a Melhor Idade nos bairros São Paulo e São Domingos I.
Como cidadão, continuo esperando que o presidente do legislativo municipal cumpra a sua palavra e faça com que as sessões ocorram às 19h00, para que as pessoas que “pagam a conta’ possam participar.
Dificil Arte de Ser Mulher
Em "Ágora" ela interpreta Hipácia, única mulher da Antiguidade a se destacar como cientista. Astrônoma, física, matemática e filósofa, Hipácia nasceu em 370, em Alexandria. Foi a última grande cientista de renome a trabalhar na lendária biblioteca daquela cidade egípcia. Na Academia de Atenas ocupou, aos 30 anos, a cadeira de Plotino. Escreveu tratados sobre Euclides e Ptolomeu, desenvolveu um mapa de corpos celestes e teria inventado novos modelos de astrolábio, planisfério e hidrômetro.
Em 415, instigados por Cirilo, bispo de Alexandria, fanáticos arrastaram Hipácia a uma igreja, esfolaram-na com cacos de cerâmica e conchas e, após assassiná-la, atiraram o corpo a uma fogueira. Sua morte selou, por mil anos, a estagnação da matemática ocidental. Cirilo foi canonizado por Roma.
O filme de Amenabar é pertinente nesse momento em que o fanatismo religioso se revigora mundo afora. Contudo, toca também outro tema mais profundo: a opressão contra a mulher. Hoje, ela se manifesta por recursos tão sofisticados que chegam a convencer as próprias mulheres de que esse é o caminho certo da libertação feminina.
Na sociedade capitalista, onde o lucro impera acima de todos os valores, o padrão machista de cultura associa erotismo e mercadoria. A isca é a imagem estereotipada da mulher. Sua autoestima é deslocada para o sentir-se desejada; seu corpo é violentamente modelado segundo padrões consumistas de beleza; seus atributos físicos se tornam onipresentes.
Onde há oferta de produtos - TV, internet, outdoor, revista, jornal, folheto, cartaz afixado em veículos, e o merchandising embutido em telenovelas - o que se vê é uma profusão de seios, nádegas, lábios, coxas etc. É o açougue virtual. Hipácia é castrada em sua inteligência, em seus talentos e valores subjetivos, e agora dilacerada pelas conveniências do mercado. É sutilmente esfolada na ânsia de atingir a perfeição.
Segundo a ironia da Ciranda da bailarina, de Edu Lobo e Chico Buarque, "Procurando bem / todo mundo tem pereba / marca de bexiga ou vacina / e tem piriri, tem lombriga, tem ameba / só a bailarina que não tem". Se tiver, será execrada pelos padrões machistas por ser gorda, velha, sem atributos físicos que a tornem desejável.
Se abre a boca, deve falar de emoções, nunca de valores; de fantasias, e não de realidade; da vida privada e não da pública (política). E aceitar ser lisonjeiramente reduzida à irracionalidade analógica: "gata", "vaca", "avião", "melancia" etc.
Para evitar ser execrada, agora Hipácia deve controlar o peso à custa de enormes sacrifícios (quem dera destinasse aos famintos o que deixa de ingerir...), mudar o vestuário o mais frequentemente possível, submeter-se à cirurgia plástica por mera questão de vaidade (e pensar que este ramo da medicina foi criado para corrigir anomalias físicas e não para dedicar-se a caprichos estéticos).
Toda mulher sabe: melhor que ser atraente, é ser amada. Mas o amor é um valor anticapitalista. Supõe solidariedade e não competitividade; partilha e não acúmulo; doação e não possessão. E o machismo impregnado nessa cultura voltada ao consumismo teme a alteridade feminina. Melhor fomentar a mulher-objeto (de consumo).
Na guerra dos sexos, historicamente é o homem quem dita o lugar da mulher. Ele tem a posse dos bens (patrimônio); a ela cabe o cuidado da casa (matrimônio). E, é claro, ela é incluída entre os bens... Vide o tradicional costume de, no casamento, incluir o sobrenome do marido ao nome da mulher.
No Brasil colonial, dizia-se que à mulher do senhor de escravos era permitido sair de casa apenas três vezes: para ser batizada, casada e enterrada... Ainda hoje, a Hipácia interessada em matemática e filosofia é, no mínimo, uma ameaça aos homens que não querem compartir, e sim dominar. Eles são repletos de vontades e parcos de inteligência, ainda que cultos.
Se o atrativo é o que se vê, por que o espanto ao saber que a média atual de durabilidade conjugal no Brasil é de sete anos? Como exigir que homens se interessem por mulheres que carecem de atributos físicos ou quando estes são vencidos pela idade?
Pena que ainda não inventaram botox para a alma. E nem cirurgia plástica para a subjetividade.
[Autor de "A arte de semear estrelas" (Rocco), entre outros livros].