Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

Água em Navegantes: prefeito vai ter que se coçar


Como já noticiamos no Blog, o Ministério Público (MP) entrou para valer na questão da falta de água de Navegantes.
No início do ano o Prefeito Bob Carlos (PSDB) reclamou, esbravejou com as autoridades de Itajaí, insinuando que havia boicote no envio da água para a nossa cidade por parte do SEMASA.

Tentaram enganar
No embalo do problema, o prefeito começou a mexer seus pauzinhos para privatizar o serviço.
Surgiu o movimento Reage Navegantes, questionando a intenção do prefeito em privatizar os serviços. O Blog e outros meios de comunicação, passaram a mostrar que o maior problema estava em Navegantes.
Nosso município tem um sistema precário e mal conservado. Não tem reservatórios em cada 100 litros que recebe de Itajaí, perde de 47.

Tarefas para o prefeito cumprir
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado esta semana, prevê que os principais investimentos fiquem por conta de Navegantes. Uma estimativa inicial prevê investimentos de R$ 1.130.000,00, valor que equivale a menos de dois meses de receita da SESAN. Já o SEMASA terá que disponibilizar em tempo real os dados da telemetria para Navegantes e provar que a água vem com regularidade.
O prazo dado pelo Ministério Público é de 10 meses para que Navegantes coloque em operação duas estações de recalque e um booster – que é uma bomba para aumentar a pressão da água na rede. Além disso, também a prefeitura se obriga a construir no prazo de dois anos um reservatório com capacidade para no mínimo dois mil metros cúbicos de água no bairro São Domingos.

Uma secretária que não funciona
Para variar, a secretária Sandra Demétrio, da SESAN, não conhecia o documento final do TAC assinado. Parece que nem participou da conversa. Segundo o Diarinho deste sábado, ela reconhece que a rede está precária e que melhorias precisam ser feitas.
Pois é! Hoje se reconhe os problemas, mas a quase seis anos administrar a água em Navegantes e as prometidas melhorias em campanha eleitoral não foram realizadas. O MP está obrigando o prefeito e sua trupe a se mexer e resolver a pendenga. E olha que tentaram nos convencer de que privatizar era a única solução.

Nenhum comentário: