Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma década de muitas conquistas: o Brasil mudou


Quem dera em 2002 você entrar numa farmácia e solicitar gratuitamente um medicamento de uso continuo¿ Hoje você, rico ou pobre, tem direito a medicamentos gratuítos senão precisa pedir favor, é DIREITO.
Em 2002 um jovem, filho da classe trabalhadora só fazia faculdade se conseguisse um “padrinho político” que conseguisse uma bolsa de estudos. Atualmente, qualquer jovem oriundo das classes mais pobres e que estudou em escola pública faz uma faculdade inteira sem precisar pedir favor, pois hoje o PróUni é uma realidade e um DIREITO.
Em 2002, um prefeito que desejasse fazer obras em sua cidade, precisava emprestar dinheiro em bancos ou depender da indicação política de alguém que fosse do partido do presidente. Hoje, qualquer prefeito, de qualquer partido, consegue recursos do governo federal, basta ter projetos.
Quem poderia imaginar em 2002, que jovens poderiam estudar em escolas técnicas de qualidade sem pagar um único real¿ Hoje isso é uma realidade em todas as regiões do país, além de programas que os municípios administram que qualificam a juventude. O Pro Jovem, o Pró Adolescente são exemplos de que a profissionalização hoje é um DIREITO e conquista dos brasileiros.
Em 2002 a educação estava sucateada, o professor esquecido e o ensino privado protegido. Atualmente os professores já têm um salário base;  6.000  creches em obras, ônibus escolares entregues e quadras esportivas disponíveis para as escolas que ainda não tem. O governo começa a distribuir notbooks para os alunos das redes de ensino. A educação básica caminha para período integral.
Há dez anos 40 milhões de brasileiros viviam na pobreza e na extrema pobreza. Hoje, esses 40 milhões de brasileiros formam a nova classe média.  
O sonho da casa própria deixou de ser sonho, para ser realidade parra milhões de famílias. Até 2002 só existia o precário financiamento da habitação do BNH
Fico, por aqui, mas que muitos outros avanças são uma realidade. O Brasil mudou.

Nenhum comentário: