Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Operação 'Proteção Integral VIII' flagra descumprimento de portaria do Judiciário


Tomo a liberdade e reproduzo material de divulgação sobre ações preventivas na área da criança e do adolescente desenvolvidas em Brusque-SC. Se ações desta natureza tomassem conta de nossa cidade, nossa segurança seria melhor.

Brusque – Adolescentes de 15 anos sem documentos e bebendo foram localizados no interior do bar República 41, em Águas Claras, pela operação 'Proteção Integral VIII' realizada pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, das 23h25min de sexta-feira (27) às 04h07min de sábado, envolvendo todas as regiões de Brusque. Também no interior do Beira Rio bar foi localizado adolescente com menos de 16 anos, o que viola os termos da Portaria 01/2003, expedida pelo Judiciário local.
De iniciativa e responsabilidade compartilhada entre Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, OAB – Subseção de Brusque, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança, Prefeitura, Igreja Católica, Conselho de Pastores de Brusque – COPAB e outros organismos da sociedade civil e órgãos públicos integrantes do GRUPIA, a ação objetivou conscientizar, atender e aplicar medidas de proteção estabelecidas Estatuto da Criança e do Adolescente às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social que se encontravam em espaços públicos ou comunitários durante a madrugada em Brusque. Também “responsabilizar os que causam danos à infância e adolescência” é meta do GRUPIA, explicou o major Rubens Neumann, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar e que liderou o polo coordenador da operação, instalado no salão paroquial São Luís Gonzaga, no centro de Brusque, juntamente com o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Vianna Hoffmann.
Secretária municipal de educação em exercício, na abertura dos trabalhos Gracielle Böing Lyra destacou que a ação do GRUPIA integrava a comunidade “para proteger o nosso bem mais precioso: nossas crianças, adolescentes e famílias”. A operação contou com a participação de 83 integrantes, muitos voluntários, como psicólogos, advogados, religiosos, estudantes e diretores de escola. Além do polo coordenador, três equipes atuaram simultaneamente sob a liderança do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Brusque Ismael Gustavo Jacobus (E1), do secretário de defesa do cidadão Adalberto Zen (E2) e do tenente Marcus Vinicius Fraga (E3), da Polícia Militar.


A maior e mais bem organizada”
Ao final dos trabalhos, o advogado Ricardo Vianna Hoffmann - presidente da subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – declarou que a oitava edição da operação 'proteção integral' ter superada todas a anteriores. “A maior, a mais bem organizada e executada ação já realizada”, resumiu Hoffmann. Os participantes que se manifestaram foram unânimes em reconhecer o êxito da ação e a necessidade de continuidade do trabalho. Presidente do COPAB, pastor Joel Domingues afirmou que “com a graça de Deus, uma nova cultura de zelo e responsabilidade com nossa infância vai se formando”.


Responsabilização
Na Delegacia de Polícia Civil, durante a madrugada de sábado o Conselho Tutelar procedeu o registro da situação da adolescente de 15 anos que ingressou e ingeriu bebida alcoólica no bar República 41 e evadida da escola de ensino fundamental. Já o delegado Ismael conduziu um adolescente que havia colado sua própria fotografia em carteira de identidade de pessoa com mais de 18 anos, objetivando burlar a fiscalização. Após a ação, coordenador geral da operação 'Proteção Integral VIII', o Conselheiro Tutelar Paulo Vendelino Kons manteve contato com a Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba, sendo definindo que já na segunda-feira (30) o Conselho Tutelar encaminhará ao Ministério Público notícias de infrações administrativas e penais contra os direitos da criança e do adolescente que foram identificadas durante a operação.


Estatística
Além de dezenas de situações em que familiares foram orientadas e aconselhadas pela equipe do polo coordenador, 29 adolescentes foram atendidos e, quando coube, pelos conselheiros tutelares foram aplicadas medidas de proteção, como a entrega aos pais ou responsável mediante Termo de Responsabilidade, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Também foram aplicadas advertências aos pais ou responsável. A maioria dos atendidos haviam nascido em Brusque (15). Além de outros municípios catarinenses: de Blumenau, Guabiruba, Balneário Camboriú e Canoinhas eram originários um adolescente, os demais eram naturais dos estados do Paraná (3), Bahia (02), Rio Grande do Sul (02), São Paulo (02) e Rondônia (01). Com relação ao atual local de residência, Steffen e Águas Claras tiveram três adolescentes atendidos. Já Santa Luzia, Limeira Baixa, Jardim Maluche, Limoeiro, Rio Branco, Poço Fundo, São Luiz e o Centro de Guabiruba compareceram com dois adolescentes. Os demais residem no Centro de Brusque, Planalto, Azambuja, Souza Cruz, Batêas, Dom Joaquim e Santa Terezinha.
 Por Paulo Vendelino Kons - conselheiro Tutelar de Brusque

Nenhum comentário: