Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aprovação & Aprovação: o que diz cada pesquisa

Dependendo da pergunta de quem pesquisa, obteremos a resposta do pesquisado

Neste dia 04 de abril foi publicada mais uma avaliação do Governo e da Presidente Dilma Rousseff (PT), pesquisa realizada em março pela CNI/Ibope. A primeira mulher  presidente da história brasileira bateu um novo Record atingindo 77% de aprovação. Os 77% dos entrevistados consideram ótimo e bom o jeito Dilma de Governar. Com relação a última pesquisa ocorreu um crescimento de 5%. Outro item que teve crescimento foi o percentual de confiança na presidente Dilma, foi de 68% para 72%.
Já a gestão de seu governo continua em 56% de bom e ótimo na mesma pesquisa.
Os dados são comparados com a pesquisa realizada em dezembro de 2011.
O Ibope, instituto responsável pelas pesquisas, adota a metodologia em que o entrevistado ao ser perguntado sobre a avaliação de governo ou desempenho pessoal escolhe entre cinco opções (Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, além de ter a opção de não responder).
Aprovação: sim ou não?
A pesquisa realizada no início de março pelo IPS (Instituto de Pesquisas Sociais) da Univali no município de Navegantes apresentou uma aprovação de 80% do atual governo. Contudo, as opções dos entrevistados eram apenas duas: aprova ou desaprova.
Quem entende de avaliação de governo e avaliação de desempenho pessoal do governante, sabe que obrigar o entrevistado a escolher entre “aprova e desaprova” significa cercear a opinião do cidadão que está impedido de apresentar um meio termo. São muitos os cidadãos que consideram o atual governo navegantino regular, aprovam ações em determinadas áreas e desaprovam em outras áreas.
Fica o desafio, que o IPS reveja a sua metodologia no que diz respeito a questionar os entrevistados sobre a avaliação do governo e do governante nas pesquisas que vá realizar em nossos municípios.
Outra situação que se torna corriqueira nas pesquisas realizadas pelo IPS é o fato de pessoas afirmarem que responderam várias vezes a mesma pesquisa em virtude da identificação dos entrevistadores com seus coletos nada discretos.

Nenhum comentário: