Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A cadeira - uma história para quem tem fe

Um Homem de Deus foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando Ele entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça apoiada num par de almofadas. Havia uma cadeira ao lado da cama, fato que levou o sacerdote a pensar que o homem estava aguardando a sua chegada.
-Suponho que estava me esperando?-, perguntou-lhe.
-Não, quem é você?-, respondeu o homem enfermo.
-Sou o religioso que a sua filha chamou para que rezasse com você;quando entrei e vi a cadeira vazia ao lado da sua cama, imaginei que
você soubesse que eu viria visitá-lo.
-Ah sim, a cadeira... você não se importaria de fechar a porta?
E ele fechou a porta.O homem enfermo lhe disse:
-Nunca contei isto para ninguém, mas passei toda a minha vida sem ter aprendido a rezar.Quando eu ia para a
igreja e ouvia algo a respeito da oração, como se deve orar e os benefícios que recebemos através dela......mesmo assim, não queria saber de orações! Me entrava por um ouvido e saía por outro. Assim sendo, não tenho idéia de como rezar. Então...há muito tempo abandonei por completo a devoção. Assim eu vivia até alguns anos atrás, quando conversando com meu melhor amigo ele me disse:
- José, orar é simplesmente ter uma conversa com Jesus,e isto eu sugiro que você não deixe de fazer...você se senta numa cadeira e coloca outra cadeira vazia na sua frente.Em seguida, com muita fé, você imagina que
Jesus está sentado nela,bem diante de você. Isto não se trata de insanidade,pois ele próprio certa vez nos disse:
-"Eu estarei sempre com vocês".
-Portanto, você deve falar com ele e escutá-lo,da mesma forma como está fazendo comigo agora.
-Pois assim eu procedi e me adaptei a idéia. Desde então, tenho conversado com Jesus durante umas duas horas diárias.Tenho sempre muito cuidado para que a minha filha não me veja...pois me internaria num manicômio imediatamente.O Religioso sentiu uma grande emoção ao ouvir aquilo, e disse a José que era muito bom o que vinha fazendo e que não deixasse nunca de fazê-lo.Em seguida rezou com ele.Deu-lhe uma bênção e foi embora. Dois dias mais tarde, a filha de José comunicou que o Pai havia falecido .O Homem perguntou:
- Ele faleceu em paz?
- Sim, quando eu estava me preparando para sair,ele me chamou ao seu quarto.Me disse que me queria muito Bem e me deu um beijo. Quando eu regressei das compras, uma hora mais tarde, já o encontrei morto. Porém há algo de estranho em relação à sua morte, pois aparentemente, antes de morrer, chegou perto da cadeira que estava ao lado da cama e recostou sua cabeça nela. Foi assim que eu o encontrei. O que será que isto poderia significar?O Homem , profundamente emocionado, enxugou as lágrimas e lhe respondeu:- Quem dera que todos nós pudéssemos partir dessa maneira.

sábado, 28 de abril de 2012

O que é GRUPIA?

Em continuidade ao post anterior, referente a ações desenvolvidas na cidade de Brusque.
Constituído em 08 de outubro de 2010 e composto pelo Conselho Tutelar, Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, OAB – Subseção de Brusque, Corpo de Bombeiros Militar, Igrejas, Associação Empresarial, Sindilojas, Prefeitura local, Câmara Municipal, Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG BQ 94, Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Veículos de Comunicação e outras organizações parceiras e apoiadores, o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência - GRUPIA quer uma Brusque onde as Famílias cumpram sua missão de criarem e educarem seus filhos, a Comunidade participa e se comprometa com a causa da Infância e Adolescência e o Poder Público cumpra o seu dever de garantir Prioridade Absoluta no atendimento das Crianças e Adolescentes.
As dez metas do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência - GRUPIA:
  1. Um ambiente familiar fortalecido e protetor;
  2. O desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes, compreendendo o desenvolvimento FÍSICO, MENTAL, MORAL, ESPIRITUAL e SOCIAL em condições de liberdade e de dignidade;
  3. O enfrentamento das violências praticadas contra crianças e adolescentes;
  4. A redução da violência juvenil;
  5. O combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e garantia de tratamento especializado para os que necessitarem;
  6. A inclusão educacional efetiva;
  7. O convívio social saudável, estimulante, interessante, criativo e produtivo;
  8. A ampliação das oportunidades de qualificação e inserção profissional dos adolescentes;
  9. A ampliação de redes de proteção e de apoio às crianças, aos adolescentes, aos jovens e suas famílias;
    1. O fortalecimento das estruturas de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Fraternalmente e sempre à disposição,


Paulo Vendelino Kons - Conselheiro Tutelar

Operação 'Proteção Integral VIII' flagra descumprimento de portaria do Judiciário


Tomo a liberdade e reproduzo material de divulgação sobre ações preventivas na área da criança e do adolescente desenvolvidas em Brusque-SC. Se ações desta natureza tomassem conta de nossa cidade, nossa segurança seria melhor.

Brusque – Adolescentes de 15 anos sem documentos e bebendo foram localizados no interior do bar República 41, em Águas Claras, pela operação 'Proteção Integral VIII' realizada pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, das 23h25min de sexta-feira (27) às 04h07min de sábado, envolvendo todas as regiões de Brusque. Também no interior do Beira Rio bar foi localizado adolescente com menos de 16 anos, o que viola os termos da Portaria 01/2003, expedida pelo Judiciário local.
De iniciativa e responsabilidade compartilhada entre Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, OAB – Subseção de Brusque, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança, Prefeitura, Igreja Católica, Conselho de Pastores de Brusque – COPAB e outros organismos da sociedade civil e órgãos públicos integrantes do GRUPIA, a ação objetivou conscientizar, atender e aplicar medidas de proteção estabelecidas Estatuto da Criança e do Adolescente às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social que se encontravam em espaços públicos ou comunitários durante a madrugada em Brusque. Também “responsabilizar os que causam danos à infância e adolescência” é meta do GRUPIA, explicou o major Rubens Neumann, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar e que liderou o polo coordenador da operação, instalado no salão paroquial São Luís Gonzaga, no centro de Brusque, juntamente com o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Vianna Hoffmann.
Secretária municipal de educação em exercício, na abertura dos trabalhos Gracielle Böing Lyra destacou que a ação do GRUPIA integrava a comunidade “para proteger o nosso bem mais precioso: nossas crianças, adolescentes e famílias”. A operação contou com a participação de 83 integrantes, muitos voluntários, como psicólogos, advogados, religiosos, estudantes e diretores de escola. Além do polo coordenador, três equipes atuaram simultaneamente sob a liderança do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Brusque Ismael Gustavo Jacobus (E1), do secretário de defesa do cidadão Adalberto Zen (E2) e do tenente Marcus Vinicius Fraga (E3), da Polícia Militar.


A maior e mais bem organizada”
Ao final dos trabalhos, o advogado Ricardo Vianna Hoffmann - presidente da subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – declarou que a oitava edição da operação 'proteção integral' ter superada todas a anteriores. “A maior, a mais bem organizada e executada ação já realizada”, resumiu Hoffmann. Os participantes que se manifestaram foram unânimes em reconhecer o êxito da ação e a necessidade de continuidade do trabalho. Presidente do COPAB, pastor Joel Domingues afirmou que “com a graça de Deus, uma nova cultura de zelo e responsabilidade com nossa infância vai se formando”.


Responsabilização
Na Delegacia de Polícia Civil, durante a madrugada de sábado o Conselho Tutelar procedeu o registro da situação da adolescente de 15 anos que ingressou e ingeriu bebida alcoólica no bar República 41 e evadida da escola de ensino fundamental. Já o delegado Ismael conduziu um adolescente que havia colado sua própria fotografia em carteira de identidade de pessoa com mais de 18 anos, objetivando burlar a fiscalização. Após a ação, coordenador geral da operação 'Proteção Integral VIII', o Conselheiro Tutelar Paulo Vendelino Kons manteve contato com a Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba, sendo definindo que já na segunda-feira (30) o Conselho Tutelar encaminhará ao Ministério Público notícias de infrações administrativas e penais contra os direitos da criança e do adolescente que foram identificadas durante a operação.


Estatística
Além de dezenas de situações em que familiares foram orientadas e aconselhadas pela equipe do polo coordenador, 29 adolescentes foram atendidos e, quando coube, pelos conselheiros tutelares foram aplicadas medidas de proteção, como a entrega aos pais ou responsável mediante Termo de Responsabilidade, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Também foram aplicadas advertências aos pais ou responsável. A maioria dos atendidos haviam nascido em Brusque (15). Além de outros municípios catarinenses: de Blumenau, Guabiruba, Balneário Camboriú e Canoinhas eram originários um adolescente, os demais eram naturais dos estados do Paraná (3), Bahia (02), Rio Grande do Sul (02), São Paulo (02) e Rondônia (01). Com relação ao atual local de residência, Steffen e Águas Claras tiveram três adolescentes atendidos. Já Santa Luzia, Limeira Baixa, Jardim Maluche, Limoeiro, Rio Branco, Poço Fundo, São Luiz e o Centro de Guabiruba compareceram com dois adolescentes. Os demais residem no Centro de Brusque, Planalto, Azambuja, Souza Cruz, Batêas, Dom Joaquim e Santa Terezinha.
 Por Paulo Vendelino Kons - conselheiro Tutelar de Brusque

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeito Roberto e Secretário João: participaram da preparação do espaço VIP?


A foto mostra o prefeito e o secretário de turismo inspecionando as instalações da área VIP que a Volvo do Brasil montou nos molhes norte, em Navegantes. Não temos informações sobre a data da foto, mas, com toda certeza, é anterior ao evento.
Prefeito e Secretário participaram da preparação
Além da foto, a matéria publicada no Diarinho do dia 13 de abril de 2012, no caderno especial da Volvo Ocean Race, em seu segundo parágrafo informa que:
Já está sendo finalizada a estrutura montada pela Volvo no molhe norte, em Navegantes, para acesso restrito a convidados. De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Joãozinho Matos, o espaço cedido pela prefeitura irá abrigar os clientes VIPs da empresa que dá nome à regata. Além disso, 50 autoridades do município receberão a fita de acesso para o pavilhão especial para assistir à regata interna e à largada da sexta perna da Volvo Ocean Race. “Será um ambiente para recepcionar os clientes no dia 21 e 22. É uma honra saber que nossa cidade vai receber pessoas do Brasil e do mundo”, comemora Joãozinho.
O próprio secretário informou ao jornal que o espaço cedido pela prefeitura irá abrigar os clientes VIPs da empresa que dá nome à regata. Além disso, 50 autoridades do município receberão a fita de acesso para o pavilhão especial para assistir à regata interna e à largada da sexta perna da Volvo Ocean Race.
Ainda no mesmo texto o jornal destaca palavras do próprio secretário:  “Será um ambiente para recepcionar os clientes no dia 21 e 22. É uma honra saber que nossa cidade vai receber pessoas do Brasil e do mundo”, comemora Joãozinho.
A defesa
Entretanto, no dia 22 de abril, após os incidentes, as vaias sofridas pelo prefeito e a reclamação da sociedade alijada de festa, o secretário veio fazer sua defesa através do Facebook, num post publicado na página no qual jogou toda a responsabilidade no Porto de Itajaí e na conclusão do seu post, em caixa alta escreveu: “FIQUE BEM CLARO QUE A PREFEITURA SOMENTE FOI COMO CONVIDADA E NADA TEVE COM A REALIZAÇÃO DO MESMO.
Opinião
Cometer erros, não planejar o turismo, perder  as oportunidades pode ser perdoado. O que não pode é querer enganar, mentir, e culpar terceiros pela falta de sensibilidade, de respeito para com as pessoas, em primeiro lugar..

DEPUTADA ANA PAULA PARTICIPA DE REUNIÃO NO DNIT SOBRE OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM BLUMENAU


 Na tarde desta terça-feira, a deputada Ana Paula participou de reunião com o superintendente do DNIT, João José dos Santos, sobre a realização de obras de infraestrutura necessárias em Blumenau. Na pauta, a duplicação da BR-470, obras no Trevo da Mafisa e o túnel na rua 1º de Janeiro. A reunião também contou com a presença do prefeito João Paulo Kleinübing e de lideranças empresariais da cidade.
 
Foto e texto: Linete Martins

ANTT DEVE APRESENTAR EM 15 DIAS CRONOGRAMA COMPLETO DE OBRAS DO CONTORNO DA BR 101

 
Definição foi apresentada nesta terça-feira (24), durante reunião do Fórum Parlamentar Catarinense na ANTT

Brasília, 24/04/2012 – Em 15 dias a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – deve apresentar o cronograma completo de obras do contorno da BR 101, na região da Grande Florianópolis, incluindo os prazos de licenciamento ambiental.
Esse foi o principal resultado da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, sob a coordenação do deputado federal Décio Lima (PT/SC), com o diretor geral em exercício da ANTT, Ivo Borges. O encontro, na tarde desta terça-feira (24), contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Luiz Hinnig.
“O Fórum está unido e vai acompanhar atentamente o cronograma das obras. Vamos trabalhar coesos no que for necessário para agilizar o processo dessa importante obra para o Estado de Santa Catarina”, afirmou o deputado.
O traçado do contorno abrange os quilômetros 175 e 222, entre Biguaçu e Palhoça, e o projeto ainda está dependendo do Licenciamento Ambiental por parte do Ibama. A partir da liberação das licenças, a ANTT se comprometeu a iniciar as obras em até 60 dias. A execução será da concessionária da BR-101, a Auto Pista Litoral Sul.
Também ficou definido que o traçado do contorno da BR 101 passa a ter 47 quilômetros de extensão, no trecho entre Biguaçu (Km 175) e Palhoça (Km 222), diferente do projeto inicial, elaborado há 10 anos, e que previa 33 quilômetros. Segundo o representante da ANTT, o Ibama já está se programando para realizar as audiências públicas para tratar das questões dos licenciamentos ambientais do novo trecho.
O prazo estipulado para conclusão da obra é fevereiro de 2015.
                                              Josiane Lanzarin Spengler (SC 975 JP)
Irene Huscher (SC 275 JP)
Assessoras de Comunicação - Deputado Federal Décio Lima

segunda-feira, 23 de abril de 2012

#VejaBandida explode na internet

Roberto Civita, dono da Editora Abril, que publica o detrito da Veja, deve estar apavorado. A hashtag #VejaBandida ficou entre os temas mais comentados no twitter mundial. No Brasil, ostentou durante vários minutos o primeiro lugar a partir nesta quarta-feira (18). Os ativistas digitais deram um show, mostrando os podres da publicação mais direitista do país, agora escancarados com as revelações da Polícia Federal sobre as suas relações com o mafioso Carlinhos Cachoeira.

Por Altamiro Borges
Os grampos legais da Operação Monte Carlo revelaram que o editor-chefe da Veja, Policarpo Jr., fez mais de 200 ligações telefônicas para o mafioso. Nelas, eles combinaram como produzir “assassinatos de reputações” e como interferir nos rumos políticos do Brasil. Pior do que o mafioso Rupert Murdoch, o imperador da mídia mundial que corrompeu policiais e políticos no Reino Unido, a publicação da famiglia Civita manteve íntimas relações com o crime organizado.
CPI deve convocar Bob Civita
Na rede mundial de computadores, os internautas deram o troco contra a revista mafiosa. Antes mesmo do horário combinado para o protesto virtual contra a Veja, a hashtag já estava no quinto lugar entre os assuntos mais comentados da internet – no Trending Topics. Depois das 20 horas, ele ficou em primeiro lugar na lista nacional e foi parar entre os dez mais dos TT´s mundiais.
Os deputados federais e senadores que finalmente aprovaram a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mista, sobre os crimes da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, deveriam ficar atentos aos protestos na internet. Não dá para abafar as denúncias que envolvem a revista Veja. Qualquer tentativa de livrar a cara de Bob Civita será repudiada pelos setores organizados da sociedade brasileira, que não aceitam mais as manipulações da ditadura midiática.
Do blog do Miro

Veja: a revista bandida
Que legitimidade tem a revista Veja para afirmar, em sua última edição, que a investigação do crime organizado por parte de uma CPI constitucionalmente formada possui a finalidade instrumental de encobrir um escândalo político, no caso o chamado “mensalão”?
Absolutamente nenhuma. Pelo simples fato de que Veja é alvo das investigações que agora tomam curso para esclarecer o porquê de Cachoeira e seu bando desfrutarem de tamanha proteção junto a setores da mídia, em particular junto ao periódico da editora Abril.
E já se sabe que Veja colaborou com o gangster Carlinhos Cachoeira em crimes de chantagem e extorsão contra autoridades públicas a fim de atrair para suas páginas anúncios de empresas fornecedoras do governo federal e remunerar-se, por serviços prestados à oposição, com farta publicidade e benesses das gestões estaduais comandados pelo PSDB.
Como o demonstra a compra em São Paulo de milhões de exemplares da revista para a rede estadual de ensino sem concorrência pública e agora a cessão gratuita de espaços para sua editora na grade da emissora estatal Rádio e Televisão Cultura.
Com Carlinhos Cachoeira e seus agentes incrustados na máquina pública, Veja estimulava e depois divulgava as ações de suborno, que serviam para conseguir vantagens creditícias em bancos públicos e negócios com autoridades da esfera estadual, sem falar nos milhões de exemplares vendidos de suas revistas com o que era apresentado como furo jornalístico.
As fontes de Veja eram homens a serviços do crime organizado. Gravações autorizadas pela justiça mostram o próprio capo Cachoeira afirmar que todas as matérias de repercussão do semanário foram patrocinadas por sua quadrilha.
Compreende-se que Veja se valha agora do último recurso que tem à disposição para descaracterizar a forte suspeita que paira sobre a finalidade e a natureza do jornalismo que realiza: afirmar que a própria ação pública saneadora das instituições possui propósitos escusos e desviantes.
Para a revista seria admissível que a infiltração do crime organizado se aprofundasse desde que não fossem tocadas as fontes ilegítimas de suas manchetes pré-fabricadas. Isso porque era ela própria a arma mais eficaz de que dispunham os corruptores para atemorizar funcionários corrompidos e amolecer parlamentares e o judiciário para que dessem forma a uma normatividade que favorecesse as ilicitudes da organização.
Não bastou `a Veja bajular Dilma para impedir que as ações da polícia federal viessem a público. Como não terá efeito a versão que agora busca dar circulação entre aliados na mídia que Dilma é contrária à radicalização da CPI. Entenda-se como radical a convocação do chantagista Roberto Civitta para depôr coercetivamente sobre os meios de que se valia para manter viável seu negócio.
Agora o pasquim da imprensa marrom, que levantava a bola para que outros de cara mais limpa na mídia pudessem forjar consensos condenatórios em torno de pessoas e autoridades, naquilo que passará à história como indústria da difamação, sentará onde deveria ter chegado há muito mais tempo: o banco dos réus.
Do Blog “O Brasil que Vai!”

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aprovação & Aprovação: o que diz cada pesquisa

Dependendo da pergunta de quem pesquisa, obteremos a resposta do pesquisado

Neste dia 04 de abril foi publicada mais uma avaliação do Governo e da Presidente Dilma Rousseff (PT), pesquisa realizada em março pela CNI/Ibope. A primeira mulher  presidente da história brasileira bateu um novo Record atingindo 77% de aprovação. Os 77% dos entrevistados consideram ótimo e bom o jeito Dilma de Governar. Com relação a última pesquisa ocorreu um crescimento de 5%. Outro item que teve crescimento foi o percentual de confiança na presidente Dilma, foi de 68% para 72%.
Já a gestão de seu governo continua em 56% de bom e ótimo na mesma pesquisa.
Os dados são comparados com a pesquisa realizada em dezembro de 2011.
O Ibope, instituto responsável pelas pesquisas, adota a metodologia em que o entrevistado ao ser perguntado sobre a avaliação de governo ou desempenho pessoal escolhe entre cinco opções (Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, além de ter a opção de não responder).
Aprovação: sim ou não?
A pesquisa realizada no início de março pelo IPS (Instituto de Pesquisas Sociais) da Univali no município de Navegantes apresentou uma aprovação de 80% do atual governo. Contudo, as opções dos entrevistados eram apenas duas: aprova ou desaprova.
Quem entende de avaliação de governo e avaliação de desempenho pessoal do governante, sabe que obrigar o entrevistado a escolher entre “aprova e desaprova” significa cercear a opinião do cidadão que está impedido de apresentar um meio termo. São muitos os cidadãos que consideram o atual governo navegantino regular, aprovam ações em determinadas áreas e desaprovam em outras áreas.
Fica o desafio, que o IPS reveja a sua metodologia no que diz respeito a questionar os entrevistados sobre a avaliação do governo e do governante nas pesquisas que vá realizar em nossos municípios.
Outra situação que se torna corriqueira nas pesquisas realizadas pelo IPS é o fato de pessoas afirmarem que responderam várias vezes a mesma pesquisa em virtude da identificação dos entrevistadores com seus coletos nada discretos.

Vereadores reunidos na terça-feira: você sabia?

Destaque para a aprovação do projeto de lei nº 25, que dispõe sobre a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências

A Câmara Municipal de Navegantes realizou nesta terça-feira (3) sua segunda sessão ordinária deste mês de abril. Foram aprovados nove projetos de lei, além de três indicações do vereador Waldelir Guarezi (PSDB), o “Badeco”.
Entre os projetos de lei aprovados pela Casa destaque ao nº 25, que dispõe sobre a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências. Este projeto, encaminhado pelo Poder Executivo tem por objetivo regularizar a escolha dos membros do Conselho Tutelar municipal, tendo em vista a Resolução nº 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele também serve para regulamentar a jornada de trabalho, remuneração, atribuições e deveres dos conselheiros.
As mudanças propostas visam agregar mais transparência e eficiência ao processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, além de coibir abusos e práticas que direcionam a escolha dos integrantes e acabam por prejudicar a realização de um serviço público eficiente, que tem por finalidade garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Também foi apreciado e aprovado o projeto de lei nº 23, que autoriza o chefe do Poder Executivo municipal a firmar termo de cooperação técnica com a União Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Este projeto tem como objetivo conjugar esforço para o desenvolvimento e a execução de ações diretamente ligadas aos trabalhos na área de inspeção de produtos de origem animal em Navegantes.
Ainda foram aprovados os projetos de lei nº 22, que autoriza o chefe do Poder Executivo municipal a indenizar área de terra que especifica em favor de Loteadora e Imobiliária Coelho Gaya Ltda e dá outras providências, e o projeto de lei nº 24, que dispõe sobre a abertura de crédito especial, no valor de R$ 1,08 milhão, no Orçamento do exercício de 2012, para cobrir despesas relacionadas ao parcelamento de dívidas junto ao Instituto de Previdência Social de Navegantes.
Os projetos de lei nº 26, 27 e 28 também aprovados durante a reunião desta noite estão relacionados à abertura de crédito no Orçamento do exercício de 2012 para a construção de uma Praça de Esportes e da Cultura, conforme termo de compromisso firmado entre o município e o Ministério da Cultura.
Foram aprovados ainda dois projetos de lei complementares: nº 9, que cria vagas para suprir quadros da administração municipal, justificada pela crescente demanda pela expansão do município e crescimento populacional, achando-se alguns setores da municipalidade desprovidos de profissionais em diversas áreas; e nº 10, que dispõe sobre o plano de carreira e a remuneração dos integrantes do magistério público municipal e dá outras providências. Este último contou com indicação do vereador Fredolino Alfredo Bento (PMDB), o “Lino”, e ajusta o piso dos professores municipais ao valor definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2012 em todo o país – R$ 1.451.

Indicações

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (3) foram aprovadas três indicações de autoria do vereador Waldelir Guarezi (PSDB), o “Badeco”. Na primeira proposição o vereador solicita que seja realizada a macadamização e instalação de bocas de lobo na Rua Olíndio Rodolfo de Souza, conhecida popularmente como “Vila dos Cachorros”, no bairro Escalvados. A segunda indicação de Badeco solicita ao setor competente da Prefeitura de Navegantes que promova a drenagem da Rua Antônio Rangel, no bairro Hugo de Almeida. Já o último documento faz o pedido de ampliação da cozinha da Escola Municipal Idília Machado Ferreira, no bairro Pedreiras.

Calendário
           
Até o final do mês ainda estão marcadas outras quatro reuniões previstas para ocorrerem nos seguintes dias: 9, 12, 16 e 19, sempre às 18 horas. O horário neste mês de abril foi antecipado em uma hora conforme acordo firmado entre todos os vereadores. Lembrando que os encontros acontecem na sede do Legislativo Municipal, na Rua Ezequiel Antero Rocha, número 315, no centro de Navegantes. Toda a comunidade é convidada a participar. Para quem estiver interessado em acompanhar as sessões pela internet em tempo real é só acessar a página da Câmara de Vereadores de Navegantes na internet, e clicar no link “Sessão ao Vivo”.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818. Material disponível também na internet: www.cvn.sc.gov.br