Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

É legítimo, é Necessário e Democrático


As vagas para vereadores, a partir de 2013 poderão ser 15 em Navegantes. Agora só depende dos atuais vereadores.
Aumento de gastos?
Precisamos entender que o Legislativo é um poder e como tal precisa ser respeitado. O Poder Legislativo tem seu orçamento próprio e, no caso de navegantes, não consome nem a metade do que a lei assegura. Podemos e devemos debater onde o dinheiro público é gasto. Se o legislativo de Navegantes tem se modernizado, ampliado as possibilidades de trabalho dos vereadores e, mesmo assim, tem gasto um pouco mais de 2,2% dos 7% do orçamento a que tem direito, é legítima a iniciativa, pois um número maior de bairros, setores poderá estar representada na Câmara Municipal a partir de 2013.
Com relação aos aumentos de gastos, porque não debater os quase UM milhão de reais que a prefeitura vai gastar em 2011 com propaganda em jornais, rádios e TVs? Vamos então também debater os repasses as entidades privadas, chamadas de “sem fins lucrativos” que vivem as portas do legislativo pedindo a aprovação de projetos para repasse de recursos. Recursos esses que nem sempre são em benefício da sociedade e sim em benefício de grupos pequenos.
Qualidade dos Vereadores
Não quero, não posso e nem devo julgar o desempenho de cada vereador. Apenas reitero que a qualidade e a capacidade de trabalho de um vereador têm três responsáveis: o Partido que escolhe seu candidatos, os empresários que patrocinam esses candidatos e os eleitores que escolhem os vereadores. Precisamos fazer a devida reflexão, pois todos somos responsáveis quando um vereador se elege e não tem capacidade para exercer seu mandato.
Aumentar a Representatividade
Não se trata de aumentar o número. Trata-se de aumentar a representatividade. Com 15 vagas, teremos mais pessoas da comunidade que, sem ajuda do poder econômico, pode alcançar a vereança. Com 10, apenas aqueles que têm muito poder econômico chegarão, alijando a população de uma representatividade maior.
Está nas mãos dos atuais representantes terem a coragem de dizer que o que precisa prevalecer é a democracia e não a imposição de pequenos grupos economicamente mais fortes. Precisa prevalecer a possibilidade de a população ser realmente mais representada.

Nenhum comentário: