Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O testemunho mais eficaz é o Exemplo que se dá no dia a dia de nossas vidas

"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos...."

As pessoas reclamam dos políticos desonestos, reclamam da corrupção. Os meios de comunicação – Globo, Veja, folha de São Paulo, Estadão, IstoÉ – fazem verdadeiras “campanhas” contra corruptos e possíveis corruptos, nos levando a “indignação”.

Reclamamos de Lula, do Serra, da Dilma, do Arruda, do Sarney, do Collor, do Renan, do Palocci.... muitas vezes temos razões para reclamar.
Mas, será que não temos nenhuma responsabilidade em tudo isso??

Segue um desafio: se você nunca fez algo da lista que segue, você pode reclamar sem nenhuma dúvida. Mas, depois da leitura, penso que você vai repensar seus valores e refazer suas críticas.

O Brasileiro é assim:
1.  Coloca nome em trabalho que não fez. Isso acontece em escolas e universidades, para não citar cursos de pós-graduação e mestrados.
2.  Coloca nome de colega que faltou ou que se ausentou antes da hora em lista de presença. Muito comum em cursos de aperfeiçoamento, palestras e seminários.
3.  Paga para alguém fazer seus trabalhos.
4.  Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
5.  Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
6.  Suborna ou tenta subornar ou ainda conta uma mentira  quando é pego cometendo infração de trânsito.
7.  Troca voto por qualquer coisa: emprego de um familiar, areia, cimento, tijolo, e até dentadura.
8.  Fala no celular enquanto dirige.
9.  Usa o telefone da empresa onde trabalha para ligar para o celular dos amigos (me dá um toque que eu retorno..) assim o amigo não gasta nada.
10.              Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
11.              Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas.
12.              Dirige após consumir bebida alcoólica.
13.              Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas: criança no colo, idade, doença...
14.              Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
15.              Faz "gato " de luz, de água e de tv a cabo.
16.              Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
17.              Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos imposto.
18.              Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20, só para faturar “um por fora”.
19.              Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes. Distribui doações (sacolões) para quem não precisa em troca de futuros apoios.
20.              Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
21.              Compra produtos pirata com a plena consciência de que são piratas.
22.              Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
23.              Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
24.              Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis... como se isso não fosse roubo.
25.              Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
26.              Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
27.              Vai na Igreja, ora, reza, pede bênção, prega a justiça, a verdade e a honestidade e acaba votando em políticos que compram votos, oferecem vantagens pessoais e não tem atitude de vida nada cristã.
28.               Reclama dos impostos e, quando vende produtos, pergunta se o cliente quer nota fiscal. Se o cliente não pegar a nota fiscal o preço será o mesmo e ele embolsa a diferença que são os impostos já embutidos no valor da mercadoria.
29.               Altera as máquinas registradoras e o peso de produtos, sonegando impostos. Isso não é roubo? Isso não é corrupção?
30.               Lê estas verdades e se irrita com quem as enviou, alegando que o mundo é assim mesmo: é preciso levar vantagens.
E então, você pode reclamar?
(Enviado por Ana Maria Freitas)

Nenhum comentário: