Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pré-candidatos a Câmara de Vereadores podem repensar suas filiações Partidárias

Caso o número de vereadores seja mantido, impedindo o aumento da representatividade, diversos pré-candidatos já pensam em desistir da disputa. Além de poucas vagas, existe a concorrência desleal do apoio de alguns empresários e a opção de alguns partidos de querer eleger quem já está na Câmara.
PMDB
No PMDB diversas lideranças comunitárias poderão desistir de suas candidaturas caso não seja aprovado o aumento da representatividade na Câmara de Vereadores. Jovens promessas como de Everton Simas ou mesmo experientes peemedebistas com Adilton Felicidade da Costa podem ficar de fora.  Além disso, outras lideranças podem desistir da disputa
PP
No PP quem torce pelo aumento das cadeiras é o Professor e secretário Gerson Fagundes. Se permanecer em 10 cadeiras, poderá ficar na suplência, de novo.
PR
Já o partido da República poderá perder várias lideranças e ameaçar, inclusive a reeleição da vereadora Norminha. Jardel da Silva, por Exemplo, seria vereador se as cadeiras fossem 15.
PSDB
No PSDB a situação é ainda mais interessante. Vereadores suplentes que estão dando seu suor e seu sangue em defesa do Governo do prefeito Roberto podem (e estarão fora) se as cadeiras não aumentarem. Evandro Argento, Waldecir Antônio Custódio (Cissinho) e Delmar de Borba (agora sub-prefeito) votaram e tem votado sempre de acordo com orientação do líder do Governo o vereador Donizete João da Silva (PSL) e tem sofrido desgastes. Caso o número não aumente, é muito provável que fiquem de fora, até porque o atual governo tem investido em nomes como Walmir dos Santos (Chero), Juliano de Maria, entre outros secretários. Além destes, ainda ficarão mais distantes de concretizar seu sonho de ser vereador Lorival Kempner, Rogério Córdova Diniz, etc.
PSL
Os filiados que pretendem ser candidatos pelo PSL (que elegeu apenas um vereador Donizete João da Silva) precisam ficar atentos, pois se ficar em apenas 10 vagas, ninguém terá chance de se eleger. Todos vão acabar colaborando para fazer legenda e reeleger o atual vereador. Serão candidatos usados como apoio apenas.
PT
Diversas lideranças comunitárias têm procurado o Partido dos Trabalhadores com uma única preocupação: vai ou não aumentar a representatividade? São pessoas com vontade de trabalhar pela sua comunidade, mas não terão grandes chances caso o aumento de vereadores não passe. O ex-vereador Luiz Duarte e o atual suplente Murilo Cordeiro entendem que o aumento da representatividade é fundamental para a consolidação da democracia representativa.
Outros Partidos
Partidos, como PV, PTdoB, PSC, PSDC, PDT, PTC, PSD dificilmente elegerão alguém, pois vão se obrigar a se unir a um partido de maior poder eleitoral e contar com a sorte de ver um de seus filiados com uma votação massiva.
Resumindo
Com a manutenção do atual número de vereadores, os atuais vereadores titulares deverão ser reeleitos. As novidades ficarão por conta dos suplentes que assumem principalmente no lugar daqueles que vão ser secretários municipais.  Ou seja, com o não aumento das cadeiras na Câmara Municipal, não haverá renovação na política navegantina e a qualidade será a mesma.

Nenhum comentário: