Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Copa 2014: a quem interessa? Quem ganha e quem perde?



O Brasil vai sediar a Copa do Mundo e vai fazer bonito. Já provou em outros tempos e eventos que sabe organizar e receber os povos do mundo inteiro.
Contudo, a desinformação veiculada e compartilhada pelos ignorantes de plantão nas redes sociais provoca um clima de ceticismo. Das redes sociais as desinformações ganham veículos de comunicação, que reproduzem sem a mínima atenção à verdade. Daí passamos a achar que tudo está errado. Procurei saber o que realmente significa essa Copa do Mundo.


Quanto vai custar a copa 2014?
A copa vai custar ao Brasil 26 bilhões de reais em investimentos públicos, privados e financiamentos. Em 2010 a perspectiva indicava que seriam 22,46 bilhões de reais. Significa dizer que entre o que foi previsto e o que está sendo executado houve um acréscimo de 3,540 bilhões a mais.
A construção dos estádios vai consumir 8 bilhões de reais (30% do total) sendo que os recursos são financiamentos que serão pagos pelos proprietários e administradores dos estádios ( 5,3 bilhões) e apenas 2,7 bilhões são recursos de prefeituras e governos estaduais. São nove estádios públicos e três da iniciativa privada.

Os outros investimentos
Os outros 18 bilhões de reais estão sendo investidos em infraestrutura, serviços, mão de obra e segurança pública,
Os gastos com mobilidade urbana passarão de 8 bilhões e os investimentos em aeroportos somam 6,7 bilhões de reais, incuindo recursos da iniciativa privada. Outros setores como segurança, preparação de mão de obra terão cerca de 4 bilhões de reais.
Os setores mais beneficiados pela Copa do Mundo no Brasil serão os de construção civil, alimentos e bebidas, serviços prestados às empresas, serviços de utilidade pública (eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana) e serviços de informação. No total, essas áreas deverão observar um incremento da produção de R$ 50,18 bilhões. Para se ter uma idéia a emissora oficial da Copa do Mundo de Futebol, a Globo já faturou R$ 1,4 bilhão com a venda das cotas de patrocínio das transmissões de jogos.

Empregos
A Copa das Confederações realizada em 2013 gerou 24.300 empregos diretos. Para a copa de 2014 a geração de emprego deve chegar a 700.000 postos de trabalho.
Desde 2010 o conjunto de obras e ações que envolvem a preparação da Copa do Mundo irão somar ao final 3.630.000 empregos e uma renda de mais de 63 bilhões de reais.
E a receita da copa
Todos os institutos sérios ligados a economia apontam que a Copa do Mundo vai gerar entre 140 e 150 bilhões de reais em receita para os diversos setores da nossa economia.
A conta é simples, investimos 26 bilhões e arrecadamos 140 bilhões. Onde está o prejuízo?
Outra conta importante: a arrecadação de impostos pelos governos federal, estaduais e municipais será na ordem de 28 bilhões de reais. E agora? Os impostos a serem arrecadados com a copa, pagam a Copa 2014 e ainda ficam todas as obras de infraestrutura. Destes 28 bilhões a serem arrecadados em impostos 25% irão obrigatoriamente para a educação e 15% para a saúde (no caso da arrecadação dos municípios beneficiados).
Fontes:
BrasilEconômico 
AntonioLassance é doutor em Ciência Política
RevistaÉpoca 
Portal Brasil 2014
O Vermelho




Nenhum comentário: