Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Depois de décadas e cinco presidentes a obra é fato

Quando cheguei em Navegantes pela primeira vez, em 1977, os primeiros quilômetros da BR 470 não estavam prontos.
Em 1983, depois da grande enchente, os Kms 05, 06 e 07 ficaram avariados, com saliências, ondulações e buracos causados pelas cheias. Durante vinte anos – passaram os governos do Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar, FHC – a comunidade que utilizava a via pedia, implorava a recuperação destes três quilômetros e NADA.
Foi em 2003, já no primeiro ano do Governo Lula (PT) que o Dnit realizou a recuperação da pista e construiu a rótula do acesso a Machados.
Agora, 10 anos depois vão começar as obras da duplicação. Os lotes 03 e 04 terão suas obras iniciadas neste mês de julho. O lote 01 (Navegantes-Ilhota) ficará para novembro, pois a licitação está em andamento.
Durante estes 10 anos as críticas se multiplicaram e até nesta última segunda-feira, a grande mídia (Grupo RBS) ainda apostava no fracasso do início da obra neste ano.
Fracassou o pessimismo e fracassaram todos aqueles que torceram contra.
Empresários, lideranças sindicais e políticos se empenharam para que um sonho comece a se realizar. E foi no governo do presidente Lula quee encontraram respaldo para investimentos em infraestrutura.

É preciso destacar o empenho do deputado Décio Lima (PT) na agilização do início das obras. Muitos dirão: é obrigação. Certo! Por que, então, durante 20 anos e cinco presidentes nada foi feito? 

Nenhum comentário: