Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE NAVEGANTES ANULA LICITAÇÃO E OPOSIÇÃO QUER CPI

MATÉRIA PUBLICADA NO DIARINHO ON LINE DESTA QUARTA-FEIRA, DIA 31 DE JULHO

MP vai pedir informações sobre denúncias de fraude e superfaturamento

O clima tá quente na câmara de Vereadores de Navegantes, depois de matéria apurada pelo DIARINHO há duas semanas, e a coisa pode ficar feia pro tucano Juliano Nildo de Maria, presidente do legislativo dengo-dengo. Na sessão da próxima segunda-feira, os dois vereadores da oposição, Lino Bento (PMDB) e Murilo Cordeiro (PT), vão pedir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra apurar denúncias de irregularidades em licitações da câmara. Bento conta que tem documentos que comprovam fraude e superfaturamento na compra de equipamentos eletrônicos, notebooks e software para a casa do povo. “Contamos com mais duas assinaturas de colegas porque precisamos de um terço dos vereadores pra instaurar essa CPI e mostrar pra população que não temos nada a esconder”, diz o peemedebista.
O bafafá ganhou repercussão quando o ex-procurador da câmara, Ernesto Ferraz Rodrigues, deixou o cargo alegando que a presidência estaria cometendo uma série de falcatruas em processos licitatórios para compra de equipamentos eletrônicos e otras cositas más. A compra de equipamentos não teria parecer do jurídico e nem da comissão de licitações.
A 3ª Promotoria de Justiça de Navegantes, a pedido do promotor César Augusto Engel, já solicitou informações sobre o caso e a polícia Civil iniciou investigações. Segundo a assessoria do MP, o pedido de explicações já foi formalizado e a câmara terá 15 dias pra apresentar os documentos e as informações sobre o processo licitatório.
Lino diz que teve acesso a documentos através do ex-procurador da câmara e garante que existe ilegalidade no processo. “A leitura que eu tenho nesse momento é que o presidente instalou um procedimento fraudulento nas licitações. Ele diz que houve erro, mas já foi secretário de Administração por mais de um ano, secretário de Educação, e conhece muito bem os procedimentos burocráticos”, carca o vereador.
Licitações foram canceladas
Juliano de Maria diz que anulou as licitações e que os equipamentos adquiridos serão devolvidos pra empresa que os vendeu. O presidente conta que contratou um especialista pra analisar os processos licitatórios e o sabichão teria constatado apenas um erro no cumprimento dos prazos.
Pra conter o bafafá, o tucano anulou o procedimento licitatório e instaurou um processo administrativo pra descobrir se houve má fé de alguém dentro do legislativo. “Tomei todas as providências pra que haja transparência. Agora o vereador Lino quer se aproveitar disso politicamente, porque eu fiz reunião com todos os vereadores sobre essa situação e creio que tudo tinha ficado muito claro”, carca o mandachuva.
Juliano cita matéria publicada há algumas semanas pelo DIARINHO, quando o peemedebista disse que se fosse presidente da câmara faria a mesma coisa, se referindo a informatizar o legislativo. “Agora ele vem dizer que estou cometendo irregularidades?”, contesta o tucano.
Apoio pestista
O petista Murilo Cordeiro também espera o apoio dos colegas na próxima semana, embora oito dos 10 vereadores façam parte da bancada da situação na câmara dengo-dengosa. Ele diz contar com o bom-senso dos colegas e que a CPI seria uma maneira de deixar tudo às claras. “Quem não deve não teme, mas se houve má fé, fica complicado e quem cometeu o erro tem que pagar por ele”, declara Murilo.
Segundo o edil, a situação tem gerado muito constrangimento no legislativo. “Não gosto de julgamentos antecipados, mas temos que investigar”, diz.

Nenhum comentário: