Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Universidade Pública: eis a grande luta



A luta do Comitê “pró-federalização da Furb” precisa ser respeitada e considerada legitima, pois a Furb tem história e relevantes serviços prestados para o Vale do Itajaí. Contudo, a sua simples transformação ou encampação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) não pode ser considerado um caminho viável.
Existem fatores jurídicos, administrativos e acadêmicos que tornam as diferenças entre uma Instituição Pública Federal e a Furb intransponíveis.
Nestes anos de conversas, movimentos, debates muito se avançou. Contudo, a Furb Federal não. Atualmente temos dois movimentos: de um lado os interesses da Furb e de da sua comunidade acadêmica que defende a federalização da entidade, e do outro lado, a sociedade que quer, deseja, almeja e merece uma Universidade Pública gratuita e de qualidade.
Seria ótimo ver a Furb Federal. Como também seria ótimo ver a Univali Federal ou qualquer outra universidade particular tornando-se um polo de ensino gratuito e de qualidade. Porém, se não é possível uma Furb Federal, que venha logo, o mais rápido possível uma universidade pública federal para o nosso vale do Itajaí.
A boa notícia é que os estudantes da Furb, da Uniasselvi, da Univali e mesmo os jovens remanescentes das escolas de Ensino Médio terão, em 2013, a possibilidade de ingressar numa Universidade Federal em Blumenau.
A notícia extraída do Jornal de Santa Catarina de 1º de dezembro destaca: “A reitora da universidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, prevê para o segundo semestre de 2013 o começo das atividades do campus em Blumenau. Antes disso, pretende abrir concurso para selecionar 123 servidores técnicos e 102 professores universitários. Em uma primeira etapa, serão cinco cursos de graduação para 420 estudantes”.
Que venha uma federal para o Vale. Que venha a federal para Blumenau. Que, futuramente venham campus para Itajaí e Rio do Sul. Agora precisamos ampliar a luta para que também a universidade pública estadual (UDESC) comece a oferecer cursos nas principais cidades do vale. A luta apenas está começando.

Nenhum comentário: