Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Nossa água de cada dia: falta hoje, faltou ontem e amanhã? Só não faltam interesses espúrios

Nossa cidade vem sofrendo, mais uma vez, com a falta de água. É do bairro do Gravatá quem vem as maiores reclamações. Contudo Meia Praia, Centro, Volta Grande e até o distante Porto Escalvados tem reclamado a falta do precioso líquido.

Poderíamos nos “conformar”, pois é verão, consumo em alta, muitos veranistas e turistas. Entretanto a paciência das pessoas se esgotou, principalmente em virtude das inúmeras promessas feitas ainda em 2008 e até agora não foram cumpridas.

Pomessas e paciência

Em um debate realizado na sociedade 18 de maio, no Gravatá, em 2008, o atual prefeito e então candidato esbravejou qu na primeira temporada de verão sob seu comando (verão 2009-2010) o problema estaria muito amenizado. Afirmou ainda mais: “depois dos meus quatro anos de governo vocês não sofrerão mais com a falta de água”. O áudio deve estar na biblioteca da Rádio Menina FM que promoveu o debate.

Passados quatro anos e o que foi feito? Ouviu-se que foram feitas obras e manutenção, mas a problemática básica da falta de pressão continua existindo. Em termos de melhorias no sistema de abastecimento e obras de reservação, não podemos afirmar que algo foi feito, porque não sentimos melhora alguma.

Passados quatro anos foi feita uma tentativa de privatizar o sistema de água, foi decretado aumento da tarifa em 26% só em 2011 e o aparelhamento partidário de uma secretaria inteira para cuidar do assunto água e esgoto, com a criação de cargos, aluguel de mansão, cujo custo anual de manutenção chega a meio milhão de reais (entre salários, aluguel, telefones e outras mordomias).

O Prefeito prometeu e não cumpriu

Nas eleições de 2012, o prefeito renovou suas promessas. Mesmo não tendo cumprido, recebeu expressiva votação e agora tem mais quatro anos para cumpri-las. Entretanto, em entrevistas publicadas recentemente na imprensa, o prefeito sinaliza que vai rever a concessão do serviço de água e esgoto. Simplificando vai tentar privatizar, de novo.

Mas, porque tanto interesse em privatizar este serviço¿ Criou uma secretaria exclusivamente para tratar da questão da água e do esgoto e deu para o partido do vice prefeito administrá-la e fala em rever o modelo de concessão¿ Soa estranho, muito estranho.

O que diz a SESAN

A secretária da dita secretaria do Saneamento Básico e abastecimento de água tem dado declarações desastrosas nestes dias para responder aos questionamentos feitos pela população e pela imprensa.

Para o Jornal Diarinho (26 de dezembro) a secretária declarou: “Não temos problemas com falta de água, pois temos água para abastecer os moradores. O problema é que a água não tem pressão para chegar em determinados pontos. Os moradores que estão enfrentando este problema devem ter uma reservação que seja suficiente para sua família”. Aqui ela declarou que o problema está com os moradores.

Já para o “Sol Diário” do grupo RBS ela faz esta declaração: "O maior problema ocorre em casas que não contam com uma reservação significativa. Acredito que o serviço será normalizado depois de 1º de janeiro, quando boa parte dos turistas deixar Navegantes, avalia a secretária de Saneamento, Sandra Demetrio Santiago.” Além dos moradores, também os turistas sã os culpados, para a secretária.

Por que a administração não assume que nada fez? Passaram-se quatro anos e nenhuma campanha para colocação de caixas de água nas residências foi feita. Por que a própria prefeitura através desta nova secretaria não investiu recursos em reservação domiciliar e coletiva? Por que não providenciaram maior pressão com equipamentos e estações que possibilitem a melhoria da vazão?

Distante da população

Enquanto sofremos a falta de água o prefeito se ocupa em articular a eleição de seu afilhado para presidência da Câmara de Vereadores; se preocupa com os shows onde poderá subir no palco e fazer propaganda de si mesmo, mas não tem a coragem de vir a público e assumir suas responsabilidades.

Ações precisam ser feitas

Não se trata de debater o voto no prefeito, pois as eleições já passaram. Precisamos entender que o prefeito eleito precisa governar para todos a cidade e cumprir o quee prometeu.

Aos cidadãos de Navgantes e aos turistas, resta fazer o que a democracia permite: reclamar, protestar e promover ações no Ministério Público para que o prefeito e seu secretariado respondam judicialmente pela inoperância administrativa. Penso que na justiça ainda podemos confiar.


Nenhum comentário: