Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eleita Nova Mesa Diretora da Câmara

A eleição da nova mesa diretora da Câmara de Navegantes apresentou uma única surpresa. O posto seria, pelos acordos do passado, do vereador do PSL Donizete José da Silva.
Depois de algumas conversas, entendimentos de bastidores, o vereador liberal, “abriu mão” em favor do todo-poderoso Alcídio Reis Pêra (agora PSL). Apelidado de Hugo Cháves, pelo colunista JC do Diarinho, o vereador Cidinho vai comandar o parlamento de Navegantes por mais um ano.
Mais um ano de pouca atividade realmente parlamentar. Mais um ano em que não teremos um novo e atualizado regimento interno. Mais um ano em que as sessões vão mudar de dia, hora sem aviso prévio para a população.
Quem perde
A cidade perde. A democracia perde. Mas, os atuais vereadores perdem juntos, pois com uma direção destas a tendência da população é classificar a todos por baixo e bons vereadores serão prejudicados.
Mas, porque Cidinho?
Para o prefeito, o vereador Cidinho “não dá trabalho” e ainda trabalha para o governo sem questionamentos. Continuaremos tendo sessões sem pauta pré-estabelecidas e divulgadas. Continuaremos com sessões extras para aprovar projetos polêmicos. Para o prefeito, que manda em seus vereadores sem pudor algum, ele é o melhor presidente para não atrapalhar, por exemplo, um Terceiro comboio do Trem da Alegria que deve vir em breve. Dois já foram aprovados.
E a oposição?
Apenas dois vereadores fazem oposição. Pode ser que uma vereadora – escorraçada da sala do prefeito hoje pela manhã – possa engrossar a oposição.
Contudo, se a oposição não se unir e exigir, ao menos respeito, pelos trâmites do legislativo e se posicionar pela moralidade na realização das sessões, pode cair na “vala comum” e se enterrar politicamente com os outros vereadores governistas.
Prognóstico
É evidente que o prefeito trabalha na ótica de eleger seus preferidos no próximo pleito. Na lista de preferidos não estão João do Posto, Argenton, Norminha e Cicinho. Para estes, num próximo governo, apenas a suplência, no máximo.
Aparecem destacadamente como preferidos: Juliano (secretário da Saúde), Valmir, o Chero (Secretário de Obras), o Beto da Iza, os coadjuvantes Donizete José da Silva, Alcídio Reis Pêra e Maria Flor. Este time goza das benesses e das facilidades para garantir um eleitorado maior sobre os demais postulantes governistas.

Nenhum comentário: