segunda-feira, 29 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Prefeito está irritado!
O prefeito de Navegantes anda irritado com as pessoas que estão denunciando a venda de Navegantes através da privatização do serviço de água e esgoto da cidade. Numa reunião na última segunda-feira, no Gravatá, o Prefeito Bob, visivelmente irritado, reclamou que estão querendo fazer política com essa história da privatização da água. Ele teve a cara de pau de dizer que não tem nada de oficial, pois apenas mandou um edital para os vereadores estudarem. A falta de retidão nas informações do mandachuva é tanta que esqueceu que ele mesmo fez uma audiência pública no dia 10 de setembro, às 14h00, na prefeitura. É evidente que o povo não participou.
E tem mais: se não tem nada de oficial, por que o prefeito já publicou um edital, com anexos que tratam de valores das tarifas, dos serviços, etc?
Está no edital que o prefeito mandou publicar: A privatização (concessão) é um negócio que vai movimentar para a empresa mais de UM BILHÃO de reais. Depois do Porto e do Aeroporto será a maior fonte arrecadadora do município. Se for render tanto dinheiro, por que o prefeito quer vender?
Entregar o serviço de água e esgoto para uma empresa de fora é empobrecer Navegantes. O dinheiro que já sobra hoje para o município vai embora e nós teremos que pagar a conta que a empresa nos impor.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Neoliberalismo: liberalismo na economia e privatizações do serviço público
Introdução
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
Críticas ao neoliberalismo
Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
Pontos positivos
Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.
domingo, 21 de novembro de 2010
Não a Privatização da Água: NÃO vamos deixar que vendam Navegantes
Nesta terça-feira, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores, vai acontecer uma reunião onde filiados da sigla, lideranças comunitárias e a comunidade em geral, vão debater a problemática privatização da água. Todo cidadão que se sentir chamado a participar será bem vindo.
Na oportunidade vamos conhecer a proposta do edital já publicado pela prefeitura. Além disso, pretende-se iniciar um processo de coleta de assinaturas com o posicionamento claro de não permitir que o serviço de água e de esgoto seja concedido a empresas privadas.
Participe
Terça-feira, dia 23 de novembro de 2010, às 19h30, na Casa Azul, localizada na rua Carlos de Góes Rebelo, 207 (Rua da Delegacia da Polícia Civil), no centro de Navegantes.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Carrasco do Servidor Público
No último dia 28 de outubro, os servidores públicos comemoraram o seu dia. Em Navegantes, a Associação dos Servidores Públicos até fez uma festa, mas o clima é de velório.
A grande maioria dos servidores não tem nada a comemorar. Aliás, eles têm lamentado e muito os desmandos do governo tucano comandado pelos Souza. São os servidores que carregam os serviços da prefeitura nas costas que tem reclamado e muito. Numa primeira análise: eles também têm muita razão.
Direitos Perdidos
Os servidores mais humildes perderam o sacolão, cortaram algumas gratificações, não pagam as horas extras e até o intervalo do café tentaram cortar, mas, isso não conseguiu.
Horas extras trabalhadas são trocadas por folgas que custam a ser liberadas.
As férias se acumulam e, ficam ao encargo dos "encarregados" a liberação do servidor, ignorando olimpicamente a lei que proíbe duas férias vencidas.
O ponto do servidor não é mais controlado por Relógio Ponto, mas pelo famigerado livro ponto, que só é assinado nos dias úteis. Os trabalhos feitos em sábados, domingos, feriados e fora do expediente, não são registrados oficialmente. O servidor fica a mercê de sua chefia para receber horas extras ou trocar por folgas.
Condições de trabalho
As condições de trabalho dos servidores que atuam nas ruas da cidade são as piores possíveis. Artigo publicado com foto pelo blog no mês já denunciava uma destas situações: leia aqui
Servidores que trabalham no cemitério municipal não têm nenhuma segurança no trabalho de remoção de ossos e limpeza interna das sepulturas. Faltam luvas, máscaras, botas e macacões adequados ao serviço. A falta de condições e equipamentos de segurança coloca em risco a vida e a saúde dos servidores.
Até quando os servidores públicos vão continuar sendo tratados como escravos? Até quando este governo que aí está vai continuar relegando a um terceiro plano as pessoas que trabalham?
Não se pode dizer, nem de perto, que a atual administração tem preocupação com os servidores. Os servidores sofrem o jugo de carrascos que prometeram fazer diferente e não cumpriram.
ACIN discute Complexo Portuário, Hidrovia e Dragagem do Rio Itajaí-Açu
Os empresários ligados a Associação Empresarial de Navegantes, participaram, na noite de terça-feira (16) de uma ampla discussão que abordou temas ligados ao futuro do rio Itajaí-Açu. O encontro contou com a participação do superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior e do Superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Antônio Ayres apresentou o Programa de Arrendamento do Porto Organizado e informações técnicas sobre o Complexo Portuário, Dragagem e Hidrovia do Rio Itajaí-Açu. Segundo Ayres, dois anos depois da enchente e após a crise econômica mundial que impactou as atividades de comércio internacional em todo o mundo, o complexo retomou a posição de líder em exportação de cargas refrigeradas e de segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres, ficando atrás somente do Porto de Santos.
Composto pelo Porto Público, Portonave e demais terminais localizados em Itajaí e Navegantes, o complexo portuário quase dobrou a movimentação no primeiro semestre de 2010. De janeiro a junho, o volume acumulado de embarques e desembarques atingiu 423,76 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), um incremento de 78% sobre o mesmo período do ano passado.
Hidrovia:
De acordo com Antonio Ayres, estão sendo concentrados os esforços para inserir o projeto da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu no Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH). O objetivo é criar a rota de navegação fluvial entre Itajaí e Blumenau, iniciando pela inclusão do trecho de 10 quilômetros a montante do Porto de Itajaí nas rotas oficiais de navegação.
Ainda segundo Ayres, esse trecho já apresenta condições técnicas de operação, profundidades adequadas à proposta e sinalização náutica em fase final de implantação e já é explorado por terminais instalados às margens do rio. “Precisamos, no primeiro momento, oficializar essa hidrovia”, comenta o superintendente, ressaltando que a segunda etapa do projeto prevê, em médio prazo, a adequação do restante da rota, ligando Blumenau a Itajaí. (foto)
Dragagem:
A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu, de 11 para 14 metros, foi autorizada pela Secretaria Especial de Portos e de acordo com a autoridade portuária, cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, explicou Ayres. “Outro fator bastante positivo é que esse aumento no calado propiciará maior produtividade nas operações de carga e descarga de navios, o que abrirá mais janelas de atracação e possibilitará que ampliemos também o número de rotas e serviços”, acrescentou o superintendente.
Ele informou ainda que, tomando como base de cálculo a média mensal de 90 atracações no Porto Público e demais terminais instalados nas margens direita e esquerda do Rio Itajaí, a economia da região poderá ter um incremento de até R$ 81 milhões por mês, ou R$ 1 bilhão/ano. Com isso, os impactos positivos do aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí na economia da cidade e região devem ser bastante significativos.
O investimento será de R$ 64 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Ayres, todos os projetos já foram aprovados e o edital de licitação concluído. Oito empresas concorreram, sendo que quatro foram desclassificadas por problemas na documentação. Das três restantes, uma foi à vencedora, por apresentar o menor preço para a execução da obra. Ainda segundo o superintendente, um entrave jurídico emperra o início dos trabalhos, já que uma das quatro empresas desclassificadas entrou na justiça contestando o processo. “Resta a nós esperar a definição dessa questão para termos o início da dragagem”, finalizou.
Dados Técnicos da Dragagem:
Alargamento do canal interno: Passando de 120,00 m para 135,00/160,00 m.
Alargamento do canal externo: Passando de 120,00 m para 160,00 m.
Aprofundamento:
Bacia de Evolução: de -10,50m para -14,00m.
Canal Interno: de -11,00 m para -14,00 m.
Canal Externo: de -11,50m para -14,50 m.
Projetos para o futuro:
Durante a reunião na ACIN, o superintendente apresentou também projetos de implantação de uma Marina no Saco da Fazenda em Itajaí, de um novo mercado público, de um restaurante e de reurbanização de toda a área da beira rio. Confira imagens dos projetos abaixo!
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Vereadores em Sessão
Preconceito de Pobre: RBS precisa explicar
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
O abrigo da ONG Viva Bicho atualmente está SUPERLOTADO e precisamos URGENTEMENTE de ajuda!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Desenvolvimento Econômico de Navegantes é tema de reunião na ACIN
A reunião da Associação Empresarial de Navegantes, desta terça-feira (09), a qual foi comandada pelos vice-presidentes, Manoel Formento e Francisco Carlos Gervásio, discutiu o desenvolvimento econômico do município.
O encontro teve a participação da secretária, Sandra Demétrio Santiago e do diretor de Desenvolvimento Econômico de Navegantes, Antonio Carmona. Ambos apresentaram dados referentes ao crescimento do município e proporão uma parceria, com a classe empresarial, no sentido de identificar as demandas existentes nesta área, para que em conjunto sejam desenvolvidas ações em beneficio de toda a sociedade.
Os representantes do executivo municipal anunciaram a implantação de grandes empresas na cidade para o próximo ano. A expectativa é gerar milhares de empregos diretos até 2012.
Os empresários questionaram a falta de planejamento do atual governo com o desenvolvimento econômico da cidade e cobraram ações práticas para que o município cresça sustentavelmente. A preocupação da classe empresarial é com o crescimento desordenado, que pode vir a comprometer, em longo prazo, o potencial empreendedor do município.
Questões como incentivo fiscal e a formação de mão de obra especializada também foram amplamente discutidas. Para 2011, a classe empresarial e o poder público, devem firmar novas parcerias.
“Vamos fortalecer as parcerias para que em conjunto possamos traçar um futuro melhor para a nossa cidade. Nesse sentido a ACIN coloca-se a disposição para contribuir”, finalizou Francisco Carlos Gervásio, vice-presidente para Assuntos da Pesca da Associação Empresarial de Navegantes.
Informações: 3342-2037
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Mais de 1,2 milhões liberados para Navegantes
Número Convênio: 657223
Objeto: DRENAGEM URBANA SUSTENTAVEL E CONTROLE DE INUNDAÇÃO
Órgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL
Convenente: NAVEGANTES PREFEITURA
Valor Total: R$21.404.850,16
Data da Última Liberação: 04/11/2010
Valor da Última Liberação: R$1.253.384,68
Esta é a segunda liberação de recursos para as obras de Macro Drenagem. Esperamos que o dinheiro esteja sendo bem aplicado.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
A vergonhosa venda de Navegantes: Vereadores não querem o povo participando
Vereadores rejeitam um requerimento que pedia simplesmente a realização de uma Audiência Pública para tratar da concessão do serviço de água e esgoto (privatização) de Navegantes.
O vereador Marquinhos (PT) apresentou um requerimento propondo o debate sobre o assunto e os vereadores João do Posto (PSDB), Evandro Argenton (PSDB), Delmar de Borba (PSDB), Norminha (PR) e Donizete (PSL) foram CONTRA. Os vereadores que foram contra são da base de sustentação do prefeito Bob Carlos (PSDB) autor da idéia.
A quem interessa a privatização da água?
Vender o serviço de água e de esgoto só interessa a empresários obstinados por lucros e a políticos insensíveis ou mesmo interessados em seu próprio bem estar. Talvez, estes cinco vereadores que votaram contra o requerimento (e assim votaram contra o povo de Navegantes nem saibam o que significa a privatização da água e nem tenham lido por completo a legislação pertinente. É lamentável.
domingo, 7 de novembro de 2010
55 MUNICÍPIOS CATARINENSES TÊM OBRAS PRÉ-SELECIONADOS PELO PAC 2
55 MUNICÍPIOS CATARINENSES TÊM OBRAS PRÉ-SELECIONADOS PELO PAC 2
Lista com 963 obras pré-selecionadas em todo o País foi divulgada nesta sexta-feira, 5, pelo Ministério das Cidades
Blumenau, 05/11/2010 – O Ministério das Cidades divulgou nesta sexta-feira, 5, a lista com as 963 obras pré-selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2. Em Santa Catarina, 55 cidades foram pré-selecionadas pelo PAC 2, para obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, pavimentação, urbanização e habitação.
Das 55 cidades catarinenses cujas obras foram pré-selecionadas para receber recursos federais através do PAC 2, 14 integram o Grupo 2 – para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. São elas: Araranguá, Biguaçu, Caçador, Camboriú, Canoinhas, Concórdia, Gaspar, Içara, Laguna, Mafra, Navegantes, Rio do Sul, São Bento do Sul e Tubarão.
Outras 41 cidades de Santa Catarina integram o Grupo 3 – para municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Destas, 19 para obras de pavimentação: Abelardo Luz, Campos Novos, Canelinha, Coronel Freitas, Correia Pinto, Corupá, Fraiburgo, Garuva, Irineópolis, Itaiópolis, Joaçaba, Massaranduba, Otacílio Costa, Piçarras, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste, Seara e Videira.
Mais 22 cidades também tiveram obras de habitação pré-selecionadas no Grupo 3 do PAC 2: Agrolândia, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Campos Novos, Capinzal, Forquilhinha, Nova Trento, Ouro, Penha, Xaxim, Pinhalzinho, Porto União, Pouso Redondo, Rio Negrinho, Salete, São Domingos, São João Batista, São Ludgero, Sombrio, Urussanga e Xanxerê.
Nesta etapa do processo de seleção do PAC 2, todas as prefeituras devem participar de entrevistas técnicas no Ministério das Cidades para discutir e analisar os projetos. Os municípios que não comparecerem na data marcada ou não apresentarem os documentos necessários não poderão participar do processo de seleção final.
Os municípios de Santa Catarina que integram o Grupo 2 têm entrevistas agendadas para o dia 18 de novembro e, os do Grupo 3, nos dias 25 e 26 de novembro, conforme calendário divulgado nesta sexta-feira, 5, pelo Ministério das Cidades.
Irene Huscher (SC-275-JP)
Assessora de Imprensa
PT e Partidos Nanicos dominam as Assembléias Legislativas
sábado, 6 de novembro de 2010
Ave Maria No Morro
Barracão de Zinco
Sem telhado, sem pintura
Lá no morro,
Barracão é bangalô
Lá não existe
Felicidade de arranha-céu,
Pois quem mora lá no morro
Já vive pertinho do céu.
Tem alvorada, tem passarada,
alvorecer
Sinfonia de pardais
Anunciando o anoitecer
E o morro inteiro no fim do dia
Reza uma prece, Ave Maria
E o morro inteiro no fim do dia
Reza uma prece, Ave Maria
Ave Maria,...Ave.
E quando o morro escurece
Eleva a Deus uma prece
AVE MARIA...
AVE MARIA,... AVE...MARIA.
E quando o morro escurece
Eleva a Deus uma prece
AVE MARIA...
Assista aqui na interpretação de Angela maria e Agnaldo Rayol