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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O PAC, a Imprensa e a Verdade

A grande imprensa nacional leia-se rede globo, Band, Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, Veja, têm noticiado que o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo lula não consegue sair do papel. Na verdade a imprensa faz eco aos gritos dos oposicionistas, Democratas e tucanos que querem desqualificar a gerente o PAC a ministra Dilma Russef.

Entretanto, os relatórios publicados pelo próprio governo e o grande número de inaugurações que tem acontecido nos últimos meses desmentem os oposicionistas e a mídia.

Em três anos de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), 63,3% do projeto de investimento foi executada, incluindo investimentos do setor privado.

De acordo com o balanço divulgado, foram executados investimentos na ordem de R$ 403,8 bilhões entre 2007 e 2009 --a previsão do governo é, até o final de 2010, chegar a R$ 638 bilhões.

Ainda segundo o governo, foram concluídas 40,3% das obras, o equivalente a R$ 256,9 bilhões. O setor mais adiantado é o de habitação e saneamento, com 66,4% das obras concluídas. A área de logística e de energia teve apenas 27,6% das obras concluídas.

No segmento de obras de logística, os investimentos foram de R$ 40,5 bilhões, sendo que R$ 27,7 bilhões foram aplicados em quase 5 mil quilômetros de rodovias.

Já no setor de energia, o total de investimentos foi de R$ 72,4 bilhões, sendo que R$ 23,8 bilhões foram destinados à exploração de reservas de petróleo e gás natural.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o grande trunfo do PAC nesses três anos foi retomar uma onda de investimento no país. "O investimento era pífio, não se fazia investimento em infraestrutua há muito tempo", disse o ministro.

Em nossa região podemos citar como obras em andamento: o esgotamento sanitário em Itajaí, a reconstrução e recapeamento da BR 470 trecho compreendido entre Indaial e Navegantes.

Mas, por que a imprensa nacional procura não mostrar os fatos e ser fiel a verdade? Não é a verdade que liberta o ser humano? Nos próximos posts, vamos aprofundar a questão da posição da mídia com relação a política e as eleições.

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