Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Carro caiu no Valão do Chero

O carro da foto publicada no Diarinho (30/12) caiu numa vala no Bairro do Gravatá. A polêmica gira em torno de uma sinalização ou não do local. O Secretário Valmir dos Santos (Chero do PSDB) afirma que não há necessidade de sinalização, pois todos conhecem a vala. O Chero do PSDB precisa dizer isso paa os turistas que tiveram o prejuízo. Agora só falta o povo pagar a conta caso os proprietários do veiculo resolvam processar a prefeitura.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fim de um ano de promessas não cumpridas

Final de ano com os mesmos problemas. O ano de 2009 chega ao seu final e com ele completa-se o primeiro ano da administração comandada pelos tucanos.

As promessas feitas na campanha praticamente foram esquecidas. A falta de água continua atrapalhando a vida de moradores e comerciantes. A única surpresa nesta questão está no fato do Departamento de Água e Esgoto comunicar a população a falta do precioso líquido. A promessa de que não faltaria água não foi cumprida.

Já que falei em esgoto, uma reportagem da Ric Record de Itajaí mostrou o descaso deste governo com a questão da infra-estrutura. Moradores do Gravatá reclamaram do esgoto que corria a céu aberto. A solução paliativa encontrada foi chamar um caminhão do tipo “limpa-fossa” e fazer uma limpeza.

As Luzes de Natal não se acenderam e de acordo com os iluminados da administração o motivo foi a falta de dinheiro. Faltou dinheiro para preparar o Natal, mas não faltou dinheiro para o pagamento dos altos salários dos secretários, do prefeito e do vice. Não faltou dinheiro para distribuir calendários e chocolates e nem faltou a vergonha na cara de obrigar servidores comissionados a fazer o serviço. A promessa da austeridade administrativa está no ralo desde o primeiro dia de governo.

E os pontos facultativos? Eles não existiriam nesta nova Navegantes. Nestes dias de festa nem foi informado o que funciona ou não funciona na administração municipal. Outra promessa não cumprida.

O atual prefeito, quando candidato, gritava nos palanques que “era preciso tirar essa raça da prefeitura, fazer uma limpa” e que se fosse eleito, todos podiam confiar que ele faria a limpeza. Não limpou nada e se lambuzou nas mutretas ainda mais. O esquema para eleger o Cidinho presidente da Câmara e garantir o apoio do PMDB no legislativo custou a nomeação do então presidente do PMDB Joel couto num cargo de alto salário. Além disso, esquema com veículos de comunicação empregando funcionários e parentes também rolou. Desta forma se descumpriu mais uma promessa a da transparência.

Termino o ano lembrando a todos que a prometida Nova Navegantes é tão velha quanto a Navegantes dos ex-prefeitos que a antecederam.

O ano de 2010 vai ser um ano de muita cobrança, pois o tempo necessário para aprender a fazer já passou.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Pesquisa Mostra Riscos para o Tucano Serra

Primeiro, todos os jornais brasileiros, estavam fazendo análises e concluindo que, o Presidente Lula não tranferiria votos para a ministra Dilma e que, o governador tucano José Serra, estava praticamente eleito. Não demorou muito e as pesquisas mostraram que, os cientistas politicos de plantão estavam errados.Agora, todos os jornais estão refazendo suas análises.Veja a mudança de rumo da Folha, na manchete da semana passada: Folha diz: "Votos" de Lula podem igualar Dilma a Serra'. Ou seja, a Folha descobriu que, Dilma é a candidata do Presidente Lula...No entanto, a Folha, não se deu por vencida. Na matéria de hoje, o jornal aponta a metralhadora para outro lado. O título:Nem Lula no "topo" das pesquisas ajuda a eleger o PT no Sudeste" Não vai demorar, para o jornal dar meia volta e deixar o dito, pelo não dito... Veja outro exemplo, a análise de hoje no jornal O Estado de S.Paulo. Sob o titulo, "Pesquisa mostra riscos para tucano José Serra", o jornal diz:..Leia a seguir
Um exame cuidadoso da última pesquisa DataFolha dá uma boa pista sobre os motivos que levam o governador José Serra (PSDB) a não sair candidato desde já à Presidência da República. Não se trata, porém, de olhar o que já aconteceu - a notável ascensão de Dilma Rousseff (PT), que em quatro meses cresceu de 16% para 23% (ainda que em cenário de candidaturas diferente do anterior). O problema está no que pode estar por vir, provável motivo de preocupação de Serra e do adiamento da sua entrada na campanha pelo Planalto.
Primeiro, é preciso uma explicação. Uma regra não escrita do jogo eleitoral diz que, quanto mais distante a data do pleito, mais a pesquisa mede conhecimento de nome e menos avalia intenção de voto. Em um cenário assim, quem é mais conhecido leva vantagem, o que faz políticos que disputaram eleições recentes terem bom desempenho, com lideranças folgadas no início da campanha, por causa do recall, recordação do pleito anterior. O problema é sustentar a dianteira, o que nem sempre é possível.
No início de 1994, por exemplo, o recall de 1989 dava a Luiz Inácio Lula da Silva a primeira colocação absoluta nas sondagens da disputa presidencial, com 45%. Fernando Henrique Cardoso amargava metade disso, mais ou menos. Alguns meses depois, deu-se a virada. E FHC venceu no primeiro turno, cavalgando o Plano Real no auge do sucesso.
Outro esclarecimento: é regra entre políticos experientes que quem lidera pesquisas muito antes da eleição joga para esfriar a campanha. Interessa-lhe prolongar ao máximo a situação em que seu nome, mais conhecido, lidera. Fazer campanha, portanto, é obrigação de quem está atrás na corrida.
Com essas duas premissas, examinemos duas sondagens do DataFolha, feitas de 14 a 18 de dezembro e divulgadas dia 21. Uma estudou a popularidade de Lula, que obteve 72% de bom e ótimo como avaliação de governo. Alguns dados: o presidente conseguiu seus melhores números dessa avaliação na faixa de 25 a 34 anos (76%), entre quem tem até o nível fundamental de educação (74%) e quem ganha até cinco salários mínimos de renda familiar (73%).
Já a candidata de Lula, Dilma Rousseff, no cenário mais provável (no qual disputaria com Serra, Ciro Gomes e Marina Silva) tem índices bem diferentes. Entre quem tem 25 a 34 anos, obteve 25% de votos, 1/3 da avaliação do presidente na faixa. No eleitorado com até o ensino fundamental completo, teve 21%, quase 1/4 da popularidade de Lula no mesmo grupo.
O desempenho de Dilma melhora à medida em que aumenta o número de anos de estudo dos eleitores (25% entre quem tem até o ensino médio completo e 29% entre quem tem até o superior completo). Na renda, Dilma tem 23% entre quem ganha até cinco mínimos, mas no grupo de cinco a dez salários vai a 24% ; no com mais de dez, 30%.
Mais um dado a ser considerado: do total dos eleitores, 41% dizem só conhecer a ministra de ouvir falar, e outros 20% afirmam não conhecê-la. Já Serra é mais conhecido: 33% dizem apenas ter ouvido falar do governador e apenas 7% admitem que não o conhecem.
Algumas conclusões são possíveis. Uma é que Dilma cresceu em todas as faixas, mas avançou mais na elite mais escolarizada e com melhor renda - portanto, mais informada. Isso dá à ministra uma boa plataforma de largada entre os formadores de opinião, que pode lhe ser útil no futuro. Mas nas classes mais pobres e menos educadas, com menos acesso à informação e para quem a eleição ainda é algo distante, Dilma cresceu menos, provavelmente por ser menos conhecida.
Agora, com todos os dados, pensemos em Serra. Interessa-lhe adiar ao máximo o início da campanha porque, uma vez iniciada, ela desencadeará na maioria do eleitorado mais pobre o impulso por procurar um candidato. Isso diminuirá o peso do conhecimento do nome, que beneficia o governador; as pessoas tenderão a prestar atenção ao processo para escolher em quem votar. E, como Lula é muito popular entre os mais pobres, o movimento natural é que esse eleitorado procure o postulante de seu governo à sucessão e encontre Dilma.
Tudo isso torna pouco provável que, antes de deixar o cargo em abril, o governador de São Paulo saia da toca para, na caravana dos sonhos tucanos, pedir apoios pelo País, iniciando sua campanha, como quer o PSDB. Para Serra, interessa prolongar ao máximo o momento em que se mede mais o conhecimento de nome, para depois tentar se manter na frente e vencer.
Até agora, a estratégia deu certo: Serra lidera, com 37% no DataFolha, apesar da ascensão de Dilma. Resta saber se ou até quando essa situação se sustentará, ante o crescimento potencial da ministra. (Fonte: Blog Amigos do Presidente Lula)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Imprensa tendenciosa e suas publicações

A Folha de São Paulo tem se notabilizado em apresentar manchetes e conteúdos bastante tendenciosos a respeito das questões políticas que envolvem o Presidente Lula, a Ministra Dilma e o PT.

Em setembro, quando a pesquisa datafolha foi divulgada e apresentava uma diferença de 20 pontos pró-Serra, as manchetes e textos exaltavam a força do Governador Paulista, a ponto de sugerir que a fatura já estaria consolidada.

Na pesquisa divulgada no último domingo apenas a Manchete do jornal Impresso informava a mudança do quadro. Nesta segunda, o site da Folha apresentou como manchete: Serra vence Dilma e Ciro no segundo turno. Ignora olimpicamente as informações a respeito do primeiro turno. É preciso buscar num subtítulo a informação que você pode ler aqui no Blog.

Primeiro turno

Serra lidera a corrida pela sucessão presidencial de 2010 e Dilma Rousseff se consolidou no segundo lugar, segundo o Datafolha. Serra está em primeiro com 37% das intenções de voto. Dilma está com 23%, seguida do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 13%, e da senadora Marina Silva (PV-AC), com 8%. Os votos branco ou nulo somam 9% e os indecisos, 10%. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%.

Na última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra liderava com 36%, Dilma tinha 17%, Ciro estava com 14% e Marina com 3%. Na ocasião, a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%, mas ela desistiu de concorrer à Presidência para disputar o Senado.

Avaliação Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no último ano de governo com 72% de aprovação, seu recorde de popularidade desde que tomou posse, em 2003, aponta pesquisa Datafolha. O crescimento é de 5 pontos percentuais em relação a pesquisa realizada em agosto.

Dos entrevistados, 21% avaliam o governo como regular, e 6% como ruim ou péssimo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A região Nordeste continua sendo aquela em que o presidente obtém maior aprovação, com 81%. O pior índice de popularidade aparece na região Sul, onde 62% dos entrevistados aprovam o governo. O Datafolha ouviu 11.429 pessoas em todo o país entre os dias 14 a 18 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

ANA PAULA LIMA AUXILIA NAVEGANTES NA QUESTÃO DA VIA PORTUÁRIA

Navegantes – A deputada estadual Ana Paula Lima (PT) pretende auxiliar na solução da polêmica criada entre o prefeito de Navegantes e o governador do Estado em torno da liberação de recursos para a conclusão da Via Portuária do município.

A liberação de recursos do Governo do Estado para a desapropriação de imóveis provocou acirrada discussão entre o prefeito Roberto Carlos de Souza (PMDB) e o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) durante a solenidade de criação do 25º Batalhão da Polícia Militar, realizada na Câmara de Vereadores de Navegantes.

Após ser cobrado pelo prefeito sobre os recursos para concluir as desapropriações, Luiz Henrique afirmou que o Estado já havia feito a sua parte ao enviar R$ 7 milhões, e que não liberaria mais valores para esta finalidade. O governador sugeriu ainda que fosse firmada uma parceria com a iniciativa privada para a conclusão da obra, com a cobrança de pedágio dos caminhões que utilizassem a Via Portuária.

Ao final do evento, quando o governador já havia se retirado, Roberto Carlos de Souza manifestou indignação com o posicionamento do chefe do Executivo Estadual. O prefeito argumenta que Luiz Henrique apresentou uma posição diferente da que havia sido tratada até então.

A deputada Ana Paula Lima (PT), que participou da solenidade e acompanhou de perto os protestos do prefeito local, afirmou que está à disposição da comunidade de Navegantes para solucionar o problema e, caso seja necessário, atuar como mediadora nas negociações entre o prefeito de Navegantes e o governador do Estado.

A sugestão de cobrar pedágios para custear a conclusão da Via Portuária não foi bem recebida por outras lideranças locais. “A cobrança de pedágio pode criar um problema ainda maior”, afirma o vereador Marquinhos (PT).

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Falecimento do Padre Alvino Borering

Com grande pesar, comunico o falecimento do Padre Alvino Borering na manhã desta segunda-feira, dia 14 de dezembro. A sua morte se deu em virtude de um latrocínio, roubo seguido de morte. O velório será na Igreja matriz do Santíssimo Sacramento em Itajaí e o sepultamento na cidade de Anitápolis.

sábado, 12 de dezembro de 2009

A Via Portuária da Discórdia

O papelão patrocinado pelo prefeito de Navegantes na última quinta-feira, dia 10, demonstra a sua incapacidade para lidar com as adversidades.

Ele, mais do que ninguém, conhece a falta de compromisso do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), pois, pertenceu ao partido do governador por longos anos. Ele também conhece o vice Pavam (PSDB) e sabe que nem ele vai resolver.

Então, por quê tanto grito, tanto desespero? A resposta é simples: nem o governador, nem o ex-prefeito Deba, nem o ex-prefeito Ci e nem mesmo o prefeito Roberto trabalharam para que tudo acontecesse dentro do tempo necessário.

O Governador LHS prometeu desapropriar e construir a via; não cumpriu. O ex-prefeito Deba deveria ter iniciado imediatamente o processo de desapropriação e não fez. O ex-prefeito Cí atrapalhou-se com o dinheiro e o atual prefeito recebeu três milhões que não renderam nada. É plausível que sete milhões não seriam suficientes, mas querer 15 milhõies é exagero, é muito dinheiro. Aliás, a população de Navegantes ainda não viu a prestação de contas dos sete milhões já gastos nas primeiras desapropriações. Quem sabe, se o prefeito mostrar tudo não convence de que precisa de mais dinheiro?

Fechar a BR para protestar

O prefeito agora quer fechar a BR. Está errado. Quem trafega pela via não tem culpa de tanta incompetência de todos os ex-prefeitos, e dos atuais governador e prefeito.

O Prefeito deveria ir a Florianópolis, levar dados, apresentar estudos da evolução imobiliária; mostrar o crescimento da movimentação do nosso porto; reiterar com fotos e vídeos o caos no trânsito; reunir-se com os deputados para buscar apoio político; apresentar denúncia contra os ex-prefeitos pela má versação do dinheiro público e mais uma série de outras ações. Ele pode e deve empreender. Se apenas resolver gritar, berrar, dar espetáculos ilários, nada vai acontecer. E se nada acontece vamos precisar esperar o próximo governo para resolver esta situação. Ou seja, mais dois anos com problemas no trânsito e retenção da atividade portuária.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

BALANÇO ANUAL – PRIMEIRA PARTE

Estamos terminando mais um ano. Na política do município é o fim do primeiro ano do governo tucano com jeito de continuidade e de muitas dúvidas. Você que é contribuinte, paga seus impostos e zela pela cidade fique sabendo onde foi (onde esta indo) o seu dinheiro.

Vigilância

Segundo nossas fontes só a Empresa Minister, que faz vigilância e também trabalha com eventos, está embolsando quase um milhão de reais. No pregão 145 de 14 de agosto de 2009 ela ganhou uma licitação de quase 900 mil reais. No dia 25 de agosto levou mais um pregão, o de número 185, que rendeu mais de 22 mil reais. Já o contrato 0186, garantido por uma dispensa de licitação (não houve concorrência) garantiu mais R$ 59.910,00 por um mês e meio de trabalho (24 de abril a 09 de junho de 2009).Outro contrato o de número 0184 garantiu mais R$ 24.563,00 para o período de 11 de março a 26 de abril.

Se isto não bastasse para melhorar a segurança de nossos bens públicos, em 21 de maio aconteceu um pregão presencial. A vencedora foi a empresa MISERVI que durante um ano ficou encarregada da vigilância eletrônica. O mais impressionante é que o pregão aconteceu no dia 21 de maio e o contrato foi assinado no mesmo dia. Isso é que é agilidade de um órgão público; A MISERVI vai levar mais de 91 mil reais. Para completar esta informação: em julho foi celebrado uma primeiro termo aditivo ao contrato da MISERVI prorrogando o contrato até julho de 2010

De vigilância estamos indo muito bem, pelo menos nos contratos realizados. Se a segurança melhorou é outra história.

Perguntas sem respostas

Perguntas que o Blog fez durante o ano e ninguém ousou responder.

Quem estaria pagando os serviços da segurança pessoal do prefeito? Aliás, o nosso prefeito é o único que tem segurança pessoal na região. Parece que não confia muito no seu próprio taco.

Você sabe de quem é a Empresa de Vigilância Minister? Ela seria de um irmão de um certo deputado apoiado no passado pelo nosso prefeito e no presente por uma atuante vereadora. Atuante vereadora na indicação de pessoas para trabalharem como vigilantes da empresa na cidade.

Audiência Pública do Transporte Coletivo

O site da Prefeitura de Navegantes informa que amanhã, dia 08, às 14h00 haverá uma audiência pública para debater mais uma vez o transporte coletivo da cidade. O convite em cima da hora garante a não participação da coletividade, principalmente se considerarmos o horário: duas da tarde. No release, o prefeito "reforça importância da participação da população". Penso que o prefeito não tem noção do que diz ou quem escreveu não se apercebeu que terça a tarde as pessoas trabalham e não serão dispensadas pelas empresas para irem a tal audiência pública.

Os constrangimentos da mídia

Você sabia que uma campanha contra a Folha de São Paulo e o Grupo Uol realizada por blogueiros paulistas está dando resultado? O Grupo Folha entrou na justiça e conseguiu censurar o blog que capitaneava a campanha. Os motivos pela ação antidemocrática da Folha e do Uol são óbvios. Eles começaram a perder assinantes em larga escala. Acompanhe a matéria que segue sobre as críticas feitas ao Grupo Folha.

Os responsáveis pelo jornal Folha de São Paulo notificaram judicialmente um blogueiro que vinha fazendo campanha na rede mundial de computadores pelo cancelamento de assinaturas do jornal.
Quem vai notificar a Folha por ter emprestado os carros/camionetes/caminhões para o transporte de presos políticos à época da ditadura? Eram transportados para sessões de tortura, para “atropelamentos” (eliminação sumária) ou, na melhor das hipóteses – dentre essas anteriores evidente – de uma prisão para outra.
Ou pela falsa ficha policial da ministra Dilma Roussef, já que engajados na campanha de uma dos mais perigosos políticos da máfia tucana, o governador José Jânio Serra? O ombudsman da Folha , uma espécie de juiz das matérias publicadas pelo jornal numa tentativa aparentemente democrática de corrigir erros, ou informações equivocadas, advertiu a redação que a ficha era falsa e ficou por isso mesmo, punido foi o ombudsman, pois “democracia” ali é de brincadeira, fachada.
A participação do jornal Folha na ditadura militar, engajada no processo que levou empresários, banqueiros e latifundiários a buscar apoio nos EUA para o golpe de 1964, foi denunciada em A DITADURA ESCANCARADA, do jornalista Élio Gaspari, que hoje é colunista do jornal.
Assinar a FOLHA para que? Ler mentiras, notícias distorcidas com aparente tentativa de parecer verdade? Aquela mania de infográfico – que ninguém lê, ou tenta entender – para dar a impressão que estar matando a cobra e mostrando o pau?
O jornal Folha de São Paulo recebeu as gravações das conversas de FHC, quando presidente, com o pessoal do Ministério das Comunicações, Mendonça de Barros e Lara Resende, sobre as privatizações do setor de telefonia principalmente a concorrência onde entrava a extinta Telemar , da família Jereissati entre outros sócios e ficou na moita. Publicou parte do que não comprometia o presidente de então, FHC (está precisando urgentemente de tratamento psiquiátrico, do contrário morre de invejo/neurose, ou começa a andar nu pelas ruas) e disse, na primeira página que o resto das gravações não seria divulgado, pois eram fatos pessoais e isso não interessava.
Que fatos pessoais? A mãe de Paola Pimenta da Veiga, mulher de Pimenta da Veiga, ex-glamour girl do Pampulha iate Clube em Belo Horizonte, fechando com FHC na cama no palácio das Mangabeiras em BH, a vitória da telemar na concorrência (representava a Andrade Gutierrez, uma das sócias da família Jereissati), a doação para o ínclito presidente, além lógico, da nomeação de Pimenta para o Ministério no lugar de Mendonça de Barros, tudo na disputa de poder com Pedro Malan, um assassino frio, sem emoções, que comandava a outra e a mais forte quadrilha do governo de então.
A mídia, a grande mídia, no Brasil é um exercício lastimável de “quem quer um bom dia diga eu”, na figura medíocre e “pastelizada” de Willian Bonner, uma espécie de escravo modelo que representa seu papel com privilégios, vantagens e excelente remuneração. Nada além disso.
E a Folha é só um jornal que se espremer sai sangue também; O sangue dos torturados, assassinados, estuprados nas prisões da ditadura militar e transportados nos carros da empresa.
Não há porque não cancelar as assinaturas, é um exercício de dignidade pessoal, é respeitar-se a si em primeiro lugar.
Está certo o blogueiro que pede que isso seja feito. E a reação do jornal mostra que esse tipo de denúncia funciona.Mande a Folha para o espaço. Só não é pasquim, porque o conceito da palavra mudou depois do célebre e decisivo O pasquim, instrumento fundamental na ridicularização dos nossos generais durante a ditadura militar.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Parabéns Volmar

Parabéns ao Professor Volmar e as suas equipes de Basquete. Parabéns especial a equipe feminina mirim que conquistou o título de Campeã Catarinense.

Vai dar o que falar

Esta foto vai dar o que falar. Depois do DEM-salão levar a desgraça os PFLs da vida, os tucanos do Serra querem evitar os DEMos. Duas máximas que rolam por aí: Galho de Arruda não dá mais sorte; e a Serra paulista não tem mais corte.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bombeiros: equipe restabelecida

Desde o dia 1º de dezembro o efetivo do Corpo de Bombeiros que atua no Aeroporto Internacional de Navegantes está estabelecido, conforme compromisso assumido pelo Estado. Com isso, segundo nota oficial divulgada pela superintendência do Aeroporto, a categoria contra incêndio do terminal foi restabelecida para o nível 6, que permite a operação com segurança de grandes aeronaves.

O reforço vem para suprir exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que havia proibido novos voos no local enquanto não houvesse garantia de segurança.

A luta pela recomposição da corporação estabelecida no aeroporto vem desde junho quando o fato foi levado a público pela deputada Ana Paula Lima (PT) e pelo presidente José Gonzaga dos Santos, da ACIN.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MINISTROS DO STF JANTAM COM A CÚPULA DO DEM

Em plena crise do MENSALÃO do DEM, causou perplexidade a notícia de que quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal jantaram na casa do Senador Dmóstenes Torres (DEM-GO). O jantar aconteceu nesta segunda-feira, dia 30 de novembro.

O anfitrião foi o senador Demóstenes Torres (DEMos/GO) e um dos presentes foi Gilmar Mendes, presidente do STF. Outros ministros do STF foram Ricardo Lewandowski, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo ano, e o novato Dias Toffoli.

Os ministros convidados para o jantar procuraram tranquilizar a nação dizendo que não foi nada daquilo que todo mundo está pensando. Afirmam que o encontro foi agendado há cerca de 20 dias, antes do MENSALÃO do DEMos vir a público.

Esquema do DEM pode ser antigo e alastrado pelo país

As principais empresas envolvidas nas denúncias de corrupção e crime eleitoral envolvendo a cúpula do governo do Distrito Federal e, em especial, seu governador, José Roberto Arruda (DEM), são ligadas ao setor de tecnologia da informação. No inquérito judicial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), há a informação de que Arruda reuniu durante a campanha eleitoral de 2006 empresários do setor estabelecidos no Distrito Federal para pedir-lhes a doação de R$ 1 milhão e pagamento de despesas de campanha em troca de "benefícios futuros".
Uma dessas empresas é a Info Educacional, cujo presidente, Alexandre Tavares de Assis, também conhecido como "Mineirinho", aparece em um dos vídeos gravados pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa. Ele é acusado de dar R$ 60 mil ao secretário de Educação do DF, José Luiz Valente, que atuou no Ministério da Educação entre 1997 e 2004, responsável pelo gerenciamento de projetos executados pela Secretaria de Educação Superior do MEC DF.
A empresa desenvolve programas de de alfabetização tecnológica e tem como clientes, além do Distrito Federal, quatro outros Estados: Rio Grande do Norte, da governadora Wilma de Faria (PSB), Amapá, do governador Waldez Góes (PDT), Minas Gerais, do governador Aécio Neves (PSDB), e São Paulo, do governador José Serra (PSDB).

Portonave recebe o prêmio Lobo do Mar

A Portonave recebeu o Troféu Lobo do Mar, promovido pela revista Conexão Marítima e entregue às empresas, entidades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. O Terminal catarinense recebeu o prêmio na categoria Mérito Terminal Portuário Privado.

O troféu Lobo do Mar é promovido há dez anos e simboliza, neste ano, o aniversário de uma década da revista Conexão Marítima. Além da Portonave, mais 32 entidades foram homenageadas com a entrega do troféu, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, no dia 27 de novembro. A Portonave foi a única catarinense agraciada com o troféu.

Informações: assessoria de imprensa da Portonave

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Serra e Yeda: corrupção no atacado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado de São Paulo contrata empresas para emplacar veículos. As empresas Cordeiro Lopes e Centersystem fraudavam o número de carros que havia emplacado, e o DETRAN pagava até 3 vezes mais do que o valor real. O superfaturamento gerou rombo de pelo menos R$ 40 milhões aos cofres públicos. Delegados e empresários são suspeitos de participar do suposto esquema milionário. Laranjas controlariam a principal empresa contratada pelo departamento. Os pagamentos a mais eram feitos sem que o DETRAN confrontasse a prestação de contas das empresas com os registros de veículos emplacados. Eram as prestações de contas das empresas que serviam de comprovação para a liberação dos pagamentos pelo governo. Quem mandava pagar com base nesse documento era a Divisão de Administração do Detran. O presidente da Associação dos Fabricantes de Placas de Automóveis, Hélio Rabello Passos Junior, denunciou o caso à Secretaria da Segurança Pública em 3 de julho. O titular da pasta, Antônio Ferreira Pinto, determinou a apuração. Ao depor na Corregedoria da Polícia Civil, ele enumerou 14 tipos delas que, somadas, teriam causado prejuízo em R$ 40 milhões - a Centersystem recebeu R$ 9 milhões pelos serviços de janeiro de 2008 a julho deste ano e a Cordeiro, R$ 64,8 milhões. O empresário já havia denunciado antes, quando o diretor do Detran era o delegado Ruy Estanislau Silveira Mello. "Mas nada foi feito. O Detran decidiu prorrogar tais contratos, contrariando novamente os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência", afirmou, ao depor. Leia a notícia que deu no Estadão clicando aqui.