O carro da foto publicada no Diarinho (30/12) caiu numa vala no Bairro do Gravatá. A polêmica gira em torno de uma sinalização ou não do local. O Secretário Valmir dos Santos (Chero do PSDB) afirma que não há necessidade de sinalização, pois todos conhecem a vala. O Chero do PSDB precisa dizer isso paa os turistas que tiveram o prejuízo. Agora só falta o povo pagar a conta caso os proprietários do veiculo resolvam processar a prefeitura.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Fim de um ano de promessas não cumpridas
Final de ano com os mesmos problemas. O ano de 2009 chega ao seu final e com ele completa-se o primeiro ano da administração comandada pelos tucanos.
As promessas feitas na campanha praticamente foram esquecidas. A falta de água continua atrapalhando a vida de moradores e comerciantes. A única surpresa nesta questão está no fato do Departamento de Água e Esgoto comunicar a população a falta do precioso líquido. A promessa de que não faltaria água não foi cumprida.
Já que falei em esgoto, uma reportagem da Ric Record de Itajaí mostrou o descaso deste governo com a questão da infra-estrutura. Moradores do Gravatá reclamaram do esgoto que corria a céu aberto. A solução paliativa encontrada foi chamar um caminhão do tipo “limpa-fossa” e fazer uma limpeza.
As Luzes de Natal não se acenderam e de acordo com os iluminados da administração o motivo foi a falta de dinheiro. Faltou dinheiro para preparar o Natal, mas não faltou dinheiro para o pagamento dos altos salários dos secretários, do prefeito e do vice. Não faltou dinheiro para distribuir calendários e chocolates e nem faltou a vergonha na cara de obrigar servidores comissionados a fazer o serviço. A promessa da austeridade administrativa está no ralo desde o primeiro dia de governo.
E os pontos facultativos? Eles não existiriam nesta nova Navegantes. Nestes dias de festa nem foi informado o que funciona ou não funciona na administração municipal. Outra promessa não cumprida.
O atual prefeito, quando candidato, gritava nos palanques que “era preciso tirar essa raça da prefeitura, fazer uma limpa” e que se fosse eleito, todos podiam confiar que ele faria a limpeza. Não limpou nada e se lambuzou nas mutretas ainda mais. O esquema para eleger o Cidinho presidente da Câmara e garantir o apoio do PMDB no legislativo custou a nomeação do então presidente do PMDB Joel couto num cargo de alto salário. Além disso, esquema com veículos de comunicação empregando funcionários e parentes também rolou. Desta forma se descumpriu mais uma promessa a da transparência.
Termino o ano lembrando a todos que a prometida Nova Navegantes é tão velha quanto a Navegantes dos ex-prefeitos que a antecederam.
O ano de 2010 vai ser um ano de muita cobrança, pois o tempo necessário para aprender a fazer já passou.
domingo, 27 de dezembro de 2009
Pesquisa Mostra Riscos para o Tucano Serra
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A Imprensa tendenciosa e suas publicações
A Folha de São Paulo tem se notabilizado em apresentar manchetes e conteúdos bastante tendenciosos a respeito das questões políticas que envolvem o Presidente Lula, a Ministra Dilma e o PT.
Em setembro, quando a pesquisa datafolha foi divulgada e apresentava uma diferença de 20 pontos pró-Serra, as manchetes e textos exaltavam a força do Governador Paulista, a ponto de sugerir que a fatura já estaria consolidada.
Na pesquisa divulgada no último domingo apenas a Manchete do jornal Impresso informava a mudança do quadro. Nesta segunda, o site da Folha apresentou como manchete: Serra vence Dilma e Ciro no segundo turno. Ignora olimpicamente as informações a respeito do primeiro turno. É preciso buscar num subtítulo a informação que você pode ler aqui no Blog.
Primeiro turno
Serra lidera a corrida pela sucessão presidencial de 2010 e Dilma Rousseff se consolidou no segundo lugar, segundo o Datafolha. Serra está em primeiro com 37% das intenções de voto. Dilma está com 23%, seguida do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 13%, e da senadora Marina Silva (PV-AC), com 8%. Os votos branco ou nulo somam 9% e os indecisos, 10%. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%.
Na última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra liderava com 36%, Dilma tinha 17%, Ciro estava com 14% e Marina com 3%. Na ocasião, a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%, mas ela desistiu de concorrer à Presidência para disputar o Senado.
Avaliação Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no último ano de governo com 72% de aprovação, seu recorde de popularidade desde que tomou posse, em 2003, aponta pesquisa Datafolha. O crescimento é de 5 pontos percentuais em relação a pesquisa realizada em agosto.
Dos entrevistados, 21% avaliam o governo como regular, e 6% como ruim ou péssimo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A região Nordeste continua sendo aquela em que o presidente obtém maior aprovação, com 81%. O pior índice de popularidade aparece na região Sul, onde 62% dos entrevistados aprovam o governo.
O Datafolha ouviu 11.429 pessoas em todo o país entre os dias
ANA PAULA LIMA AUXILIA NAVEGANTES NA QUESTÃO DA VIA PORTUÁRIA
Navegantes – A deputada estadual Ana Paula Lima (PT) pretende auxiliar na solução da polêmica criada entre o prefeito de Navegantes e o governador do Estado em torno da liberação de recursos para a conclusão da Via Portuária do município.
A liberação de recursos do Governo do Estado para a desapropriação de imóveis provocou acirrada discussão entre o prefeito Roberto Carlos de Souza (PMDB) e o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) durante a solenidade de criação do 25º Batalhão da Polícia Militar, realizada na Câmara de Vereadores de Navegantes.
Após ser cobrado pelo prefeito sobre os recursos para concluir as desapropriações, Luiz Henrique afirmou que o Estado já havia feito a sua parte ao enviar R$ 7 milhões, e que não liberaria mais valores para esta finalidade. O governador sugeriu ainda que fosse firmada uma parceria com a iniciativa privada para a conclusão da obra, com a cobrança de pedágio dos caminhões que utilizassem a Via Portuária.
Ao final do evento, quando o governador já havia se retirado, Roberto Carlos de Souza manifestou indignação com o posicionamento do chefe do Executivo Estadual. O prefeito argumenta que Luiz Henrique apresentou uma posição diferente da que havia sido tratada até então.
A deputada Ana Paula Lima (PT), que participou da solenidade e acompanhou de perto os protestos do prefeito local, afirmou que está à disposição da comunidade de Navegantes para solucionar o problema e, caso seja necessário, atuar como mediadora nas negociações entre o prefeito de Navegantes e o governador do Estado.
A sugestão de cobrar pedágios para custear a conclusão da Via Portuária não foi bem recebida por outras lideranças locais. “A cobrança de pedágio pode criar um problema ainda maior”, afirma o vereador Marquinhos (PT).
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Falecimento do Padre Alvino Borering
sábado, 12 de dezembro de 2009
A Via Portuária da Discórdia
O papelão patrocinado pelo prefeito de Navegantes na última quinta-feira, dia 10, demonstra a sua incapacidade para lidar com as adversidades.
Ele, mais do que ninguém, conhece a falta de compromisso do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), pois, pertenceu ao partido do governador por longos anos. Ele também conhece o vice Pavam (PSDB) e sabe que nem ele vai resolver.
Então, por quê tanto grito, tanto desespero? A resposta é simples: nem o governador, nem o ex-prefeito Deba, nem o ex-prefeito Ci e nem mesmo o prefeito Roberto trabalharam para que tudo acontecesse dentro do tempo necessário.
O Governador LHS prometeu desapropriar e construir a via; não cumpriu. O ex-prefeito Deba deveria ter iniciado imediatamente o processo de desapropriação e não fez. O ex-prefeito Cí atrapalhou-se com o dinheiro e o atual prefeito recebeu três milhões que não renderam nada. É plausível que sete milhões não seriam suficientes, mas querer 15 milhõies é exagero, é muito dinheiro. Aliás, a população de Navegantes ainda não viu a prestação de contas dos sete milhões já gastos nas primeiras desapropriações. Quem sabe, se o prefeito mostrar tudo não convence de que precisa de mais dinheiro?
Fechar a BR para protestar
O prefeito agora quer fechar a BR. Está errado. Quem trafega pela via não tem culpa de tanta incompetência de todos os ex-prefeitos, e dos atuais governador e prefeito.
O Prefeito deveria ir a Florianópolis, levar dados, apresentar estudos da evolução imobiliária; mostrar o crescimento da movimentação do nosso porto; reiterar com fotos e vídeos o caos no trânsito; reunir-se com os deputados para buscar apoio político; apresentar denúncia contra os ex-prefeitos pela má versação do dinheiro público e mais uma série de outras ações. Ele pode e deve empreender. Se apenas resolver gritar, berrar, dar espetáculos ilários, nada vai acontecer. E se nada acontece vamos precisar esperar o próximo governo para resolver esta situação. Ou seja, mais dois anos com problemas no trânsito e retenção da atividade portuária.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Roberto sem prestígio
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
BALANÇO ANUAL – PRIMEIRA PARTE
Estamos terminando mais um ano. Na política do município é o fim do primeiro ano do governo tucano com jeito de continuidade e de muitas dúvidas. Você que é contribuinte, paga seus impostos e zela pela cidade fique sabendo onde foi (onde esta indo) o seu dinheiro.
Vigilância
Segundo nossas fontes só a Empresa Minister, que faz vigilância e também trabalha com eventos, está embolsando quase um milhão de reais. No pregão 145 de 14 de agosto de 2009 ela ganhou uma licitação de quase 900 mil reais. No dia 25 de agosto levou mais um pregão, o de número 185, que rendeu mais de 22 mil reais. Já o contrato 0186, garantido por uma dispensa de licitação (não houve concorrência) garantiu mais R$ 59.910,00 por um mês e meio de trabalho (24 de abril a 09 de junho de 2009).Outro contrato o de número 0184 garantiu mais R$ 24.563,00 para o período de 11 de março a 26 de abril.
Se isto não bastasse para melhorar a segurança de nossos bens públicos, em 21 de maio aconteceu um pregão presencial. A vencedora foi a empresa MISERVI que durante um ano ficou encarregada da vigilância eletrônica. O mais impressionante é que o pregão aconteceu no dia 21 de maio e o contrato foi assinado no mesmo dia. Isso é que é agilidade de um órgão público; A MISERVI vai levar mais de 91 mil reais. Para completar esta informação: em julho foi celebrado uma primeiro termo aditivo ao contrato da MISERVI prorrogando o contrato até julho de 2010
De vigilância estamos indo muito bem, pelo menos nos contratos realizados. Se a segurança melhorou é outra história.
Perguntas sem respostas
Perguntas que o Blog fez durante o ano e ninguém ousou responder.
Quem estaria pagando os serviços da segurança pessoal do prefeito? Aliás, o nosso prefeito é o único que tem segurança pessoal na região. Parece que não confia muito no seu próprio taco.
Você sabe de quem é a Empresa de Vigilância Minister? Ela seria de um irmão de um certo deputado apoiado no passado pelo nosso prefeito e no presente por uma atuante vereadora. Atuante vereadora na indicação de pessoas para trabalharem como vigilantes da empresa na cidade.
Audiência Pública do Transporte Coletivo
Os constrangimentos da mídia
Você sabia que uma campanha contra a Folha de São Paulo e o Grupo Uol realizada por blogueiros paulistas está dando resultado? O Grupo Folha entrou na justiça e conseguiu censurar o blog que capitaneava a campanha. Os motivos pela ação antidemocrática da Folha e do Uol são óbvios. Eles começaram a perder assinantes em larga escala. Acompanhe a matéria que segue sobre as críticas feitas ao Grupo Folha.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Parabéns Volmar
Vai dar o que falar
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Bombeiros: equipe restabelecida
Desde o dia 1º de dezembro o efetivo do Corpo de Bombeiros que atua no Aeroporto Internacional de Navegantes está estabelecido, conforme compromisso assumido pelo Estado. Com isso, segundo nota oficial divulgada pela superintendência do Aeroporto, a categoria contra incêndio do terminal foi restabelecida para o nível 6, que permite a operação com segurança de grandes aeronaves.
O reforço vem para suprir exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que havia proibido novos voos no local enquanto não houvesse garantia de segurança.
A luta pela recomposição da corporação estabelecida no aeroporto vem desde junho quando o fato foi levado a público pela deputada Ana Paula Lima (PT) e pelo presidente José Gonzaga dos Santos, da ACIN.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
MINISTROS DO STF JANTAM COM A CÚPULA DO DEM
Em plena crise do MENSALÃO do DEM, causou perplexidade a notícia de que quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal jantaram na casa do Senador Dmóstenes Torres (DEM-GO). O jantar aconteceu nesta segunda-feira, dia 30 de novembro.
O anfitrião foi o senador Demóstenes Torres (DEMos/GO) e um dos presentes foi Gilmar Mendes, presidente do STF. Outros ministros do STF foram Ricardo Lewandowski, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo ano, e o novato Dias Toffoli.
Os ministros convidados para o jantar procuraram tranquilizar a nação dizendo que não foi nada daquilo que todo mundo está pensando. Afirmam que o encontro foi agendado há cerca de 20 dias, antes do MENSALÃO do DEMos vir a público.
Esquema do DEM pode ser antigo e alastrado pelo país
Portonave recebe o prêmio Lobo do Mar
A Portonave recebeu o Troféu Lobo do Mar, promovido pela revista Conexão Marítima e entregue às empresas, entidades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. O Terminal catarinense recebeu o prêmio na categoria Mérito Terminal Portuário Privado.
O troféu Lobo do Mar é promovido há dez anos e simboliza, neste ano, o aniversário de uma década da revista Conexão Marítima. Além da Portonave, mais 32 entidades foram homenageadas com a entrega do troféu, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, no dia 27 de novembro. A Portonave foi a única catarinense agraciada com o troféu.
Informações: assessoria de imprensa da Portonave