Florianópolis, 11/03/2014 – A deputada Ana Paula Lima (PT) vai recorrer ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina para que tramite o projeto de lei, de sua autoria, que concede desconto de 50% em eventos culturais e artísticos para doadores de sangue. O projeto foi discutido na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã desta terça-feira, e foi rejeitado após o voto do relator, deputado Aldo Schneider (PMDB), que foi contrário à proposta.
“Espero que a maioria dos deputados catarinenses compreenda a necessidade de estimularmos a doação de sangue e aprovem o projeto, quando for apreciado em plenário. Acompanhamos todos os dias as dificuldades dos bancos de sangue para atender à demanda. Minha proposta é para desenvolvermos a cultura da doação e da solidariedade, ao mesmo tempo que promovemos a atividade cultural”, argumentou a deputada.
Na justificativa do projeto, Ana Paula, destaca que “as estatísticas são terríveis pois apenas 1,5% da população brasileira doa sangue”. Juntando todos os hospitais e clínicas que precisam realizar transfusões de sangue diariamente, mais de 5 mil litros são necessários”. No projeto defendido pela deputada, que também é enfermeira e atuou na área da saúde, a meia-entrada para doadores regulares de sangue passaria a vigorar em todos os locais públicos de cultura, casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer em SC.
“São ações públicas de saúde para garantir a vida de muitos catarinenses”, argumentou a parlamentar. “Falta doadores que contribuam com esse gesto de amor e consciência, pois doar sangue salva vidas e qualquer um pode, a qualquer momento, precisar”, justificou. Projeto similar já foi aprovado em outros estados, a exemplo do Paraná.
Crédito da foto: Fábio Queiroz/ Agência AL
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário