O ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coloca o Brasil na terceira posição entre os 13 países que já divulgaram os resultados de suas economias no ano passado.
O Brasil ficou abaixo apenas de China e Coreia do Sul em 2013, considerado esse universo. A alta de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), superou os resultados dos Estados Unidos, Reino Unido, e África do Sul, que cresceram 1,9%, além de Japão (1,6%), México (1,1%), Alemanha (0,4%), França (0,3% e Bélgica (0,2%), de acordo com dados divulgados no dia 27 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados, baseados em informações do Banco Mundial, o crescimento brasileiro só ficou atrás da expansão de 7,7% da China e de 2,8% da Coreia do Sul. Em relação ao quarto trimestre do ano, o crescimento do Brasil foi ainda maior que o de outros países, ficando em 0,7%, contra 0,1 da Itália; 0,3% da Espanha, França e do Japão; 0,4% da União Europeia e da Alemanha; e 0,2% do México – este último considerado pelos analistas como um dos mercados mais promissores entre os emergentes.
O crescimento brasileiro foi no último trimestre do ano foi igual ao do Reino Unido e da Holanda, ficando abaixo apenas, neste período, dos Estados Unidos (0,8%) e Coreia do Sul (0,9%). Superávits O Brasil é também um dos poucos países a fazer três superávits primários seguidos.
Informando você:
O que é PIB – produto Interno bruto?
O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário