O Blog do Moacir Pereira (ClicRBS) traz hoje algumas
considerações e informações sobre o sistema rodoviário catarinense.
Considerações
Santa Catarina ressente-se hoje de infraestrutura rodoviária
porque faltou planejamento. A malha federal centraliza hoje todo o tráfego do
Estado, em especial, nas BRs 101, 282, 470, 116 e 280. Não houve a preocupação
em criar eixos alternativos para evitar congestionamentos. Além disso, as
cidades cresceram demais, transformando as estradas federais em perigosas
travessias urbanas.
O Estado precisa de criterioso planejamento para evitar que os
engarrafamentos se multipliquem e tragam mais prejuízos econômicos e produzam vítimas.
Este é o entendimento do presidente da Câmara de Transporte e Logística da
Fiesc, Mário Cesar Aguiar, e do diretor estadual do Dnit, João José dos Santos.
Outra importante constatação: o Governo do Estado sofre pela
falta de pessoal técnico preparado para organizar licitações. A famosa
descentralização promoveu um sucateamento dos quadros técnicos em favor de
quadros políticos utilizados nas amarras partidárias.
O relatório do Dnit trouxe os seguintes fatos novos:
1) Todos os 1.275 quilômetros de rodovias federais em Santa Catarina estão com obras contratadas – duplicação, restauração ou pavimentação.
2) O Dnit estuda federalizar o trecho sul da BR-163, entre São Miguel d’Oeste e Itapiranga, atual SC-163. Faz melhorias no trecho norte.
3) A ordem de serviço da BR-285, entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul será lançada em setembro. Terá 22 quilômetros e incrementará o turismo no Sul do Brasil e a economia do Porto de Imbituba.
4) O lote 1 da BR-280, São Francisco do Sul-BR-101, espera homologação. O lote 2 depende só de licença. Ordem de serviço pode sair em setembro.
5) As obras dos lotes 3 e 4 da BR-470 devem começar em 20 dias, em Gaspar. O lote 1 aguarda homologação e o 2 deve ter licitação em setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário