Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Junho de 2013 = Minhas pautas de Manifestante

Resolvi apontar algumas manifestações que farei nas ruas. Tem muitas outras, mas quando se tem muitas frentes, não se alcança nada.
SAÚDE
Saúde, sim, vamos defender a proposta de mais recursos para a saúde e vamos cobrar da Dilma. Só que isso só não resolve. Com mais dinheiro o nosso prefeito vai acabar criando mais cargos comissionados e consumindo o dinheiro todo, como fez com a receita do município que saltou de 68 milhões (em 2008) para 200 milhões (em 2013) e nada de melhoras na saúde.
EDUCAÇÃO
Educação é outra luta que eu vou assumir. Estou com a Dilma e quero ver o Congresso aprovando  o destino dos royaltes do Pré-Sal para a educação. Mas, de novo, vou ter que empunhar a bandeira do alerta para que aqui em Navegantes, esse dinheiro não se perca no ralo dos salários de mais comissionados.
E tem mais: o cara que estuda na Universidade Federal,  na Estadual ou tem bolsa integral do ProUni (estuda de graça, as custas de todo povo), vai ter que trabalhar para o governo (seja municipal, estadual ou federal) por 10 anos, aceitando os salários pagos aos demais servidores, pois não acho justo o cara estudar de graça as nossas custas e depois abrir escritório e consultório particular para ganhar dinheiro e explorar o povo. Você topa essa?
TRANSPORTE PÚBLICO
Essa bandeira é necessária. Além de baixar a tarifa, provocação feita pela nossa presidente Dilma, que zerou dois impostos federais (PIS e COFINS), os municípios deveriam zerar o ISS e o governo do estado, o João Raimundo Colombo, o ICMS. Ainda mais, reduzir a margem de lucro dos empresários do setor de transportes (você já viu algum deles pobre) ou mesmo, estatizar o serviço. Além disso, abrir espaço nas vias públicas para ônibus e bicicletas. Quero  lutar para que os coletivos passem em nossa praça para que os usuários possam embarcar e desembarcar. Por que os usuários de ônibus precisam ir a pé até o terminal e os que têm carro podem parar quase dentro do FerryBoat? Injustiça que precisa ser corrigida.
COMBATE A CORRUPÇÃO
Vamos investigar, julgar e condenar, além de exigir a devolução do que foi desviado, em todas as esferas: no executivo, legislativo e judiciário, nos níveis municipais, estaduais e federal. Agora, apenas acusar a pessoa cuja culpa for provada. É importante lembrar que vivemos num estado democrático de direito e o ônus da prova cabe a quem acusa. É injusto, desonesto e tão safado quanto os corruptos todo aquele que acusa pessoa, sigla ou instituição de ser corrupta sem provas, só por moda ou por ser do contra.
Na mesma proporção devem ser condenados os empresários que montam esquemas de cinco empresas para ganhar licitações aproveitando-se das brechas da lei. Claro que isso ocorre com a conivência de pregoeiros, prefeitos, secretários, etc.  cadeia paa todos...
E os eleitores que pedem dinheiro, favores, benesses para votar? Ou você é daquele que acha que as eleições de Navegantes, por exemplo, em 2012 foram limpas, sem compra de votos ?
Sim, combater a corrupção dos empresários que não repassaram para nós, os consumidores, a redução dos impostos da cesta básica, embolsando a diferença.
GASTOS COM A COPA , COM SHOWS MUSICAIS, NAVEGAY, REGATAS, FESTAS, JOGOS...
Concordo que os gastos com a copa são desproporcionais e precisam de investigação e acompanhamento. Como também reclamo dos gastos feitos aqui em Navegantes e em muitas outras cidades com shows musicais milionários pagos com recursos dos municípios. O Ministério Público já investiga em Navegantes possíveis superfaturamentos. Posso acusar alguém? Não, ainda não, pois são só indícios e não fatos conclusivos.
Foi correto o Estado de SC e a prefeitura de Itajaí bancar a regata da Volvo com dinheiro  público? Ou você acha que isso não tem nada haver com o assunto?
É correto gastar milhares de reais com o Navegay? E dar dinheiro público, de todos nós, para Igrejas (de qualquer religião) para seus eventos? Bem, você pode julgar melhor essa reflexão, mas não deixe se tomar por paixões políticas apenas. 
Vamos fazer os nossos protestos, cada um no seu quadrado, com respeito e com civilidade. O Brasil é democrático, plural e de todos nós.

Nenhum comentário: