A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) da última terça-feira (04/06) teve como pauta principal a Defesa Civil do município. A diretoria da entidade, através do presidente, Osmari de Castilho Ribas, convidou o diretor operacional do órgão, Evandro Argenton, para falar sobre o tema aos empresários.
Argenton informou que foi criado no município um Grupo de Análise de Catástrofes (Grac). Segundo ele, este grupo, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares e Voluntários, Polícias Militar e Civil, Celesc, Sesan, ACIN, CDL, Cruz Vermelha, entre outros, tem o objetivo de defender a sociedade, em caso de calamidades ou situações de extrema necessidade.
Outra ação importante destacada na reunião foi a elaboração de um Plano de Contingência, que foi criado para mapear as áreas de riscos do município, agilizando o atendimento em casos específicos. Argenton informou ainda que a Defesa Civil de Navegantes conseguiu, junto ao Governo Federal, um veículo 4x4, com equipamentos modernos para auxilio em necessidades emergenciais. De acordo com o diretor este veículo deverá ser entregue em breve.
Participou também do debate o 1º tenente, Maico Francisco de Alcântara, comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militares de Navegantes, que conta atualmente com 30 homens. Maico discorreu sobre as funções e competências constitucionais dos órgãos de segurança na esfera do Governo Federal e Estadual. Ele apresentou estatísticas das ocorrências atendidas no município de Navegantes, bem como números relativos ao Serviço de Atividade Técnica (SAT), que realiza as análises de projetos e aprovações.
O comandante fez uma breve apresentação da estrutura operacional dos Bombeiros Militares em Navegantes, custos de manutenção e resultados obtidos com as taxas do FUNREBOM. Ele informou que atualmente dispõem de R$ 500.000,00, (Quinhentos Mil Reais) e que essa verba será destinada a construção de uma sede própria. “Já temos o terreno e parte da verba necessária para a construção. Os outros recursos, na ordem de R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais) estão sendo pleiteados junto ao Governo do Estado”, informou.
O presidente da Acin, Osmari de Castilho Ribas, avaliou como positivo o debate.“Este assunto é de extrema importância para o desenvolvimento do município e deve ser amplamente debatido pelo meio empresarial. Nós da Acin estamos a disposição para contribuir no que for possível.”, enfatizou.
Att.
Alexandre Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário