Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

BR 470: Sim precisamos salvar vidas


A BR 470, especialmente entre o seu início e a rótula do bairro de Machados, em Navegantes, vem tirando a vida de muita gente.
Não é a BR em si a culpada, pois a rodovia é sinalizada e teve sua pista de rolamento recapeada neste ano. Entretanto, o trânsito de veículos e caminhões aumentou muito. Com isso o fluxo é lento ao longo do trecho.
Vários acidentes que presenciei ao longo de 2011 foram causados por:
- motoristas anciosos e impacientes: realizaram ultrapassagens indevidas e mataram pessoas;
- motoristas insensatos: fizeram manobras proibidas como, convergir para a esquerda sem utilizar o acostamento, cortando a frente de outros veículos;
- motoristas bêbados: não são motoristas, são assassinos em potencial.

Precisamos de uma solução
Sim, precisamos de uma solução. Enquanto não se constrói uma rótula e a duplicação não vem, lanço uma idéia “radical” e que será criticada, mas que vai salvar vidas.

Eis uma proposta:
1. Colocação de tachões (grandes) em todo o percursos da BR 470 entre o seu início e o trevo da BR 101. Neste percurso não será mais permitida qualquer ultrapassagem;
2. Fechar o cruzamento da BR 470 com as ruas Honório Bortolato, Jornalista Rui Ademar Rodrigues e a Rua da Congelo. Neste ponto da BR não se cruza mais a pista. Os retornos serão feitos na rótula de Machados e na Rótula do bairro São Paulo.
Pode parecer radical, dos motoristas ansiosos, impacientes, insensatos estaremos livre. Eles terão que aprender a ter paciência, calma e seguir a “fila”. Já com relação aos motoristas bêbados, só Deus para nos proteger deles.

Ação Concreta
Em contato com a Assessoria do DNIT-SC fui informado que já estão sendo colocados os redutores de velocidade e que o nosso trecho de Navegantes também deverá ser contemplado. Hoje estavam sendo instalados no trevo de Gaspar. Vamos pressionar para que Navegantes seja a próxima a receber os redutores de velocidade.

ERRATA: na publicação realizada no dia 22/11, cometi um erro ao escrever "convegir para a direita". O correto é "convergir para a esquerda" de quem está sobre a pista de rolamento. Já fiz a correção.

Um comentário:

Martinho Ranghetti disse...

Perfeito Tarcísio. Diariamente utilizava o trevo da Rui Ademar Rodrigues, de tanto ver motoristas irresponsáveis atravessando a pista, desisti. Hoje utilizo apenas a rótula de Machados e com certeza tenho mais segurança e ainda ganho tempo.