Informações do Diarinho do Litoral
A comerciante P. B. reclama da demora e do descaso no atendimento da secretaria de Saúde de Navegantes. A cidadã tinha um encaminhamento médico emergencial para fazer um exame pelo sistema único de saúde, mas na secretaria foi informada que levaria 30 dias para o laboratório atender. Como o caso dela é grave a cidadã teve que fazer o exame em uma clínica particular, pagando por um serviço que tinha direito. Além disso, P. reclama do atendimento médico que recebeu, pois, segundo ela, nem a “mão colocaram nela”, para averiguar os motivos das fortes dores abdominais.
A História
Na quarta-feira passada, P. passou mal e foi internada no hospital Marieta por conta das fortes dores. O médico que a atendeu desconfiou de uma infecção generalizada e solicitou um ultrasson. O médico solicitou que o exame fosse entregue em menos de 24 horas para se verificar se ela teria que ficar internada ou não. Ao chegar na secretaria de Saúde de Navegantes, P. foi informada que só poderia fazer o exame após passar por uma entrevista com a assistente social e depois disso informaram que só seria possível liberar o exame no final de fevereiro.
Juliano de Maria, secretário de Saúde de Navegantes, garante que não há entrevista do serviço social pra quem quer fazer exames e que os ultrassons têm uma fila que segue uma ordem de agendamento conforme a data de chegada da requisição. Em casos de pedidos de urgência por parte do médico, o serviço social avalia a possibilidade de passar o paciente na frente dos demais.
O Juliano de Maria diz ainda que o equipamento usado pra fazer exames de ultrasson foi comprado recentemente e funciona três vezes por semana. “Recebemos aproximadamente 400 pedidos por mês e só conseguimos atender, em média, 350 solicitações. Por isso, a fila para realização dos exames aumenta a cada mês”, afirma.
Sobre a suposta emergência pra que o exame de P. fosse feito em no máximo 24 horas, Juliano acha pouco provável que isso tenha acontecido. “Nunca vi um médico solicitar um exame pelo SUS para menos de 24 horas. Se fosse realmente um caso grave, ele internaria a paciente imediatamente, por segurança dela e também dele”, contesta..
A comerciante P. B. reclama da demora e do descaso no atendimento da secretaria de Saúde de Navegantes. A cidadã tinha um encaminhamento médico emergencial para fazer um exame pelo sistema único de saúde, mas na secretaria foi informada que levaria 30 dias para o laboratório atender. Como o caso dela é grave a cidadã teve que fazer o exame em uma clínica particular, pagando por um serviço que tinha direito. Além disso, P. reclama do atendimento médico que recebeu, pois, segundo ela, nem a “mão colocaram nela”, para averiguar os motivos das fortes dores abdominais.
A História
Na quarta-feira passada, P. passou mal e foi internada no hospital Marieta por conta das fortes dores. O médico que a atendeu desconfiou de uma infecção generalizada e solicitou um ultrasson. O médico solicitou que o exame fosse entregue em menos de 24 horas para se verificar se ela teria que ficar internada ou não. Ao chegar na secretaria de Saúde de Navegantes, P. foi informada que só poderia fazer o exame após passar por uma entrevista com a assistente social e depois disso informaram que só seria possível liberar o exame no final de fevereiro.
Juliano de Maria, secretário de Saúde de Navegantes, garante que não há entrevista do serviço social pra quem quer fazer exames e que os ultrassons têm uma fila que segue uma ordem de agendamento conforme a data de chegada da requisição. Em casos de pedidos de urgência por parte do médico, o serviço social avalia a possibilidade de passar o paciente na frente dos demais.
O Juliano de Maria diz ainda que o equipamento usado pra fazer exames de ultrasson foi comprado recentemente e funciona três vezes por semana. “Recebemos aproximadamente 400 pedidos por mês e só conseguimos atender, em média, 350 solicitações. Por isso, a fila para realização dos exames aumenta a cada mês”, afirma.
Sobre a suposta emergência pra que o exame de P. fosse feito em no máximo 24 horas, Juliano acha pouco provável que isso tenha acontecido. “Nunca vi um médico solicitar um exame pelo SUS para menos de 24 horas. Se fosse realmente um caso grave, ele internaria a paciente imediatamente, por segurança dela e também dele”, contesta..
2 comentários:
Olá, blogueiro(a)!
Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde
Boa tarde1Referente a saude deNavegantes(cidade que amo de paixão),deixa muito a desejar,pois estou esperando desde oano passado para fazer uma biópisa, e me informaram que perderam opapél, tomei a seguinte providencia, fiz a biópsia e procedimento cirurgico tudo por ITAJAÍ e fui muito bem atendida...é uma lástima a atual ssaúde de Navegantes..
abraços Marli
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