Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Brasil no rumo certo

Assista ao programa do PT: o Brasil no rumo certo. É só clicar no título desta postagem.

Faltando com a verdade

Faltando com a verdade 1

O governo tucano de Navegantes está se tornando especialista em faltar com a verdade. Na campanha e depois da campanha prometeu resolver o problema dos animais em nossas ruas. Até chegou a nomear uma diretora para atuar na causa da defesa animal Cristina Freitas. Depois de 60 dias ela foi exonerada e o departamento fechado.

O motivo alegado: o orçamento está apertado por culpa da administração anterior. É vergonhosa esta afirmação. O que acontece é que o orçamento está estourado porque contrataram demais, criaram e nomearam cargos demais, gastaram demais com superficialidades e aumentaram em demasia o salários do primeiro escalão e do próprio alcaide.

Faltando com a verdade 2

Matéria veiculada no Diarinho do dia 28 informa que a secretaria de obras terminara a operação tapa buracos na região que vai da delegacia de polícia civil até o aeroporto. No dia 29, uma matéria do mesmo diarinho desmente esta informação. De fato o morador tem toda razão, a rua da delegacia (Carlos de Goes Rebelo) esta esburacada e nada foi terminado. Não creio que o Diarinho tenha se equivocado com as matérias.

Faltando com a verdade 3

Em postagem anterior já apresentei as controvertidas informações sobre o Programa do Governo Lula, o Pro Jovem Trabalhador. Os tucanos disseram que seriam 500 jovens beneficiados. No entanto apenas 150 são os matriculados. Alguém tem que explicar melhor.

Aviso aos Navegantes

De acordo com o Zé Serra (PSDB) a gripe suína é transmitida pelo espirro dos porquinhos. Você dúvida desta informação? Acesse neste blog a matéria do dia 26 de Maio de 2009 sob o título Saiba como a gripe suina é transmitida segundo Zé Serra Tem até um vídeo par o seu deleite.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Navegantes tem ProJovem Trabalhador

O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa do Governo Lula, abriu 200 vagas para jovens entre 18 e 29 anos de idade. Estão sendo ministrados 05 cursos profissionalizantes e a cada jovem será dada uma bolsa de R$ 600.

O objetivo é abrir as portas de trabalho para esses jovens que estão desempregados ou trabalhando na informalidade, qualificando-os e tornando-os competitivos para o mercado de trabalho, Segundo informações apenas 150 vagas já foram preenchidas, portanto, existem vagas disponíveis. Basta você ter entre 18 e 29 anos e estar desempregado para poder fazer parte deste programa do Governo Lula.

Explicações

Já a prefeitura de Navegantes deve esclarecimentos em virtude das informações prestadas no site oficial do município e reproduzido por jornais e pela imprensa em geral. Segundo o site da prefeitura seriam 500 jovens atendidos e o que se tem por ora são apenas 150 matriculados.

Uso político indevido

O super mano (secretário irmão do prefeito) tem usado de forma grosseira este programa do governo federal para a sua própria promoção pessoal. Há informações de que em várias abordagens ele se intitula o “pai da criança”, o responsável, o mentor do programa. Alias, este programa que deve estar ligado diretamente as políticas públicas voltadas para o município e que deveria contar com a participação efetiva da Secretaria de Assistência e Bem Estar Social, está nas mãos da Secretaria política de Governo.

Este governo, que já deu um monte de cabeçadas, precisa cuidar da questão da moralidade pública e que a impessoalidade é indispensável para o exercício da função pública.

ProJovem Urbano

Itajaí – O Programa do Governo Lula que tem por objetivo preparar os jovens para o trabalho e também contribuir na formação escolar de jovens entre 18 e 29 anos que estejam desempregados. Em Itajaí o Programa deve gerar 400 vagas e, durante 18 meses, prevê o pagamento de bolsa de estudos aos participantes. O Programa deve iniciar em julho.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Saiba como a gripe suina é transmitida segundo Zé Serra

O livro de geografia distribuído pelo governo paulista aos alunos da sexta série do ensino fundamental traz duas vezes o Paraguai no mapa da América do Sul e ainda inverte a localização do Uruguai e Paraguai. O erro repete-se também no livro do professor. Se não bastasse isso, o livro para a terceira série do ensino fundamental entregue para as crianças do Estado de São Paulo promovendo a violência e o sexo;

Agora, o próprio governador “dá uma aula sobre a transmissão da gripe suína”. Leia o texto que segue e acesse ao vídeo.

por Conceição Lemes

No dia 27 de abril, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que vive dando pitacos em questões médicas e de saúde como se fosse doutor, falou à imprensa em Ribeirão Preto, interior do estado, sobre a gripe suína (para ver o vídeo, clique aqui): "Gripe suína, ela é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram ou quando a pessoa chega lá perto do nariz do porco. Portanto, a providência elementar é não ficar perto de porquinho algum, mesmo não tendo gripe suína no Brasil pelo que se constata até agora. Ela pode ser feita a transmissão, isto sim, de pessoa a pessoa. Agora nós não temos nenhum caso ainda registrado..." Exceto no finalzinho, Serra errou feio. Para qualquer governador, revela despreparo. Para quem também já foi Ministro da Saúde (1998-2002), deplorável. No dia 12 de maio, durante almoço com suinocultores, Serra disse que não disse o que disse. (Leia aqui) A fala do governador, editada no vídeo, reflete exatamente o que Serra disse. Prevaleceu o velho ditado: filho feio não tem pai.

PAC em Santa Catarina

Conheça as obras e ações do Programa de Aceleramento do Crescimento do Governo Federal para o Estado de Santa Catarina e mais especificamente para os municípios da nossa região. Selecione o link abaixo e cole na barra de endereços do seu navegador. http://www.brasil.gov.br/pac/.arquivos/relatorioSC_090409.pdf

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PT amplia liderança partidária e Dilma já ultrapassa 20% de intenção de voto

Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010.

O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.

Os números mostram que 59% dos entrevistados têm muita ou alguma simpatia pelo PT. Para 70%, o PT ajuda o Brasil a cerscer.

Encomendada pelo PT, a pesquisa mostra também um quadro de ampla aprovação popular ao governo Lula. A avaliação positiva do presidente (considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo) chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o país.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, comemorou os resultados do levantamento.

“A pesquisa mostra um quadro muito positivo, pois o PT ampliou seu percentual de preferência partidária junto à população, com atributos positivos em vários aspectos. Nosso governo está com mais de 80% de aprovação. Isso mostra o acerto da condução partidária e das medidas de enfrentamento à crise mundial”, afirmou.

Berzoini também destacou a subida de Dilma na sondagem eleitoral. "O desempenho da Ministra Dilma é consistente, levando-se em conta que boa parte da população não a conhece e não sabe ainda que Lula e o PT a apóiam. Vamos apresentar um Programa com mais avanços e novas conquistas para as eleições de 2010, para trabalhar a ampla aprovação da maioria da população ao projeto em andamento no país"

Veja abaixo os principais números da pesquisa, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais:

BRASIL

67% estão satisfeitos ou muito satisfeitos, igual a maio de 2008

27% estão insatisfeitos; 5% muito insatisfeitos

Para 60%, Brasil melhorou nos últimos anos

Para 14%, piorou

Para 56%, vai melhorar nos próximos 2 anos

Para 13%, vai piorar

PARTIDOS

Preferência

PT tem 29% da preferência partidária; alta de 4 pontos em relação a 2008 e de 10 pontos sobre 2004.

PMDB tem 8%; PSDB tem 7%; e DEM tem 1%

Eleitores sem preferência: 49%, queda de 15 pontos em relação a 2004 (64%)

Rejeição

PT tem 8% de rejeição, estável em relação a 2008

PMDB tem 5%; PSDB tem 5%; e DEM tem 3%

67% não rejeitam nenhum partido, queda de 2 pontos em relação a 2008 (69%)

Imagem

Primeiro partido que vem à cabeça: PT, 35%; PMDB, 24%; PSDB, 14%.

AVALIAÇÃO DO PT

59% têm muita ou alguma simpatia pelo PT, aumento de 12 pontos sobre 2008

81% acham o PT forte ou muito forte, aumento de 5 pontos em relação a 2008

65% consideram positiva a atuação do PT na política, aumento de 5 pontos sobre 2008

Para 70%, o PT ajuda o Brasil a crescer, aumento de 5 pontos sobre 2008

Opiniões sobre o PT

É dinâmico e trabalhador: 75%, contra 69% em 2008

É moderno, com idéias novas: 75%, contra 69% em 2008

Deve ter candidato próprio à Presidência: 68%, contra 67% em 2008

GOVERNO LULA

Desempenho do presidente

Avaliação positiva: 87% (ótimo, bom e regular positivo), contra 84% em 2008

Avaliação negativa: 13% (ruim, péssimo e regular negativo), contra 15% em 2008

Melhores ações do governo

Programas sociais, 36%; política econômica, 19%; Educação, 8%; Habitação, 7%

ELEIÇÕES

Partido do próximo presidente

Para 34%, próximo presidente deve ser do PT

Projeto de país

Para 73%, próximo presidente deve continuar com todas ou com a maioria das atuais políticas, contra 68% em 2008.

Candidato apoiado por Lula

23% votam com certeza no candidato apoiado por Lula

41% pode votar, dependendo do candidato

10% não votam

22% não levam isso em consideração

Pesquisa: Presidente da República

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE, 1º turno, estimulada

Cenário 1

Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Ciro, 23%; Dilma, 21%; Aécio, 18%; Heloísa, 10%; Branco/Nulo/NS, 18%

Cenário 2

Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Serra, 36%; Dilma, 19%; Ciro, 17%; Heloísa, 8%; Branco/Nulo/NS, 19%

Comparativo: Em relação a maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu 6 pontos.

Cenário 3

Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Dilma, 25%; Aécio, 20%; Heloísa, 16%; Brancos/Nulos/NS, 40%

Cenário 4

Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Serra, 43%; Dilma, 22%; Heloísa, 11%; Branco/Nulo/NS, 24%

Cenário 5

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)

Serra, 48%; Dilma, 25%; Branco/Nulo/NS, 37%

Rejeição

Heloísa, 17%; Aécio, 13%; Serra, 12%; Dilma, 11%; Ciro, 9%.

(Fonte: site do PT Nacional: www.pt.org.br)

Últimas notícias

Ao receber o release da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Navegantes, chamo a atenção os dados fornecidos. Leia o texto “A segurança pública é o tema principal do requerimento de autoria de Norma Espíndola (PR), aprovado por unanimidade. A vereadora convidou todos os colegas a participarem de uma reunião, agendada para a próxima terça-feira (26), às 18 horas, no Fórum de Navegantes, com a juíza da comarca Clarisse Ana Lanzarini e o promotor de justiça César Augusto Engel”. Quanto ao ato de se reunir com as autoridades do judiciário, parabéns aos vereadores. Agora convidar os próprios vereadores através de requerimento é demais.

Mais iluminação

O atuante vereador Marcos Paulo da Silva (PT) apresentou mais três indicações nesta quinta-feira dia 21. Marquinhos pede a troca de lâmpadas em quatro ruas: Carlos Góes Rebello, no centro, e Moacir Alfredo Bento, Amandio da Silva Neves e Divo Caetano Lopes, no loteamento Eugênio Muller, no bairro São Paulo.

Entrada de motos no Ferry Boat

“Marquinhos” apresentou, através de indicação, proposta de mudança no acesso ao Ferry-Boat para motociclistas. A medida é necessária, pois atualmente os usuários precisam dar uma volta considerável e para adentrar a estação de embarque acabam usando a contramão. A proposta é que se estabeleça um corredor exclusivo e sinalizado para o acesso de motos.

Minha Casa Minha Vida

O vereador tucano Evandro Argenton apresentou uma sugestão ao prefeito de Navegantes para que o mesmo firme convênio com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de inserir Navegantes no Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa em questão recentemente lançado pelo Presidente Lula proporciona habitação para os diversos níveis salariais e prevê a construção de um milhão de moradias em todo país.

São tucanos reconhecendo ações do modo petista de governar.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A nova Navegantes de cara velha

Foi avisado, foi proclamado, foi escrito bem antes de acontecer: o prefeito que assumiu em janeiro deste ano iria, mais cedo ou mais tarde voltar as suas orgiens políticas e manter os mesmos mandando na cidade. Os primeiros acertos foram com vereadores do PMDB que são “uma espécie de coringa na Câmara”, garantindo que só se aprove o que o governo quiser. Exemplo: um requerimento do vereador Lino Bento (PMDB) queria convocar o secretário da administração. No intervalo, seus colegas de partido avisaram: “muda isso ou votamos contra” e o Fredolino mudou o termo convocação para convite.

Outros acertos já haviam sido feitos no início do ano com a manutenção de muitos comissionados do PMDB em cargos do governo. Agora o “Super Mano” secretário de Governo será assessorado pelo nada mais nada menos debista roxo Nelsinho da Cunha.

Se esta é a Nova Navegantes prometida, os apoiadores, os incentivadores, os financiadores que trabalharam pela eleição do Bob deveriam pedir desculpas a Navegantes.

Enquete

Participe da nova enquete do blog. Dê a sua opinião sobre o projeto de lei de autoria do vereador Marcos Paulo da silva (PT) sobre a redução dos salários do prefeito, vice e secretários de Navegantes.

O inconcebíivel Lula

O artigo que segue pode ser ufanista, mas na essência retrata uma realidade.

Pedro R. Lima, professor

FHC, o farol, sociólogo, entende de sociologia tanto quanto o governador de São Paulo pelo PSDB, José Serra, entende de economia.

Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores.

Lula, que não entende de economia, pagou as contas do entreguista FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos...

Lula, que não entende de educação, pois a oposição e a mídia o classificam como analfabeto e burro, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos e ainda criou o PRÓ-UNI aonde filho de pobre vai à universidade...

Lula, que não entende de finanças, nem de contas públicas elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares e não quebrou a previdência como dizia FHC...

Lula que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo... mas o PIG (Partido da Imprensa Golpista), que entende de tudo, acha que não...

Lula que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, Lula não entende de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país a liderança mundial de combustíveis renováveis...

Lula que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8...

Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou as favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul e especialmente para o vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista, tem transito livre com Chaves, Fidel, Obama, Evo, etc...bobo que é cedeu a tudo e a todos...

Lula que não entende de mulher, nem de preto, colocou o primeiro negro no supremo (desmoralizado por brancos), colocou uma mulher no cargo de primeira ministra e vai fazê-la sua sucessora.

Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora do Estado investir e hoje (o PAC) é um amortecedor da crise...

Lula que não entende de crise, mandou abaixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre...

Lula que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado como uma das pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual...

Lula não entende nada de nada e mesmo assim é melhor que todos os outros...

Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha uma empatia e uma relação direta com Bush, notada até pela imprensa americana. E agora já tem a empatia do Obama.

Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador lá, nos "States".

Lula, que não entende de geografia, pois nunca viu um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.

Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.

Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado dentro e fora do Brasil.

Lula que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos Palestinos para dialogar com Israel.

Quarta-feira, 22 de abril de 2009.

Pedro R. Lima, professor

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ProJovem Trabalhador em Navegantes

Estão abertas as inscrições para o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, um programa do Governo do Presidente Lula. As inscrições vão até o dia 22 de maio e os cursos oferecidos são: Eletricista predial e doméstico, Manutenção de computador, Encanador predial e comercial, Montador e Solda Naval, Secretariado, Rotinas Administrativas e Comércio e Vendas.

O que é o ProJovem O ProJovem Trabalhador vai disponibilizar em Navegantes 500 vagas para jovens de 18 a 29 anos. O objetivo é a qualificação profissional, desenvolvimento humano e facilitação à inserção no mundo do trabalho. Serão de cinco a seis meses de curso, dividido em 350 horas, sendo 100 de Formação Básica e 250 de Formação Profissional Específica. Também são obrigatórias 40 horas de informática. Podem participar do programa jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados ou em trabalho informal. O programa vai oferecer, além de especialização profissional e incentivo para voltar à escola (se for o caso), vale transporte, alimentação, material do curso, uniforme e bolsa de estudo de R$ 600.

Um programa federal

O ProJovem Trabalhador como o ProJovem Urbano são programas do Governo Federal. Com estes programas, a juventude mais excluída terá condições mínimas de buscar seu espaço no mercado de trabalho. São as promessas de campanha do presidente Lula que se concretizam também em Navegantes.

Para tucanos e Dems não reclamar

TSE rejeita ação contra Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou nesta quinta-feira (14) improcedente a representação movida pelo DEM e pelo PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, por suposta propaganda eleitoral antecipada. Os partidos alegavam que houve propaganda favorável à candidatura de Dilma à Presidência da República durante encontro de prefeitos organizado pelo governo federal em fevereiro, em Brasília. O relator do processo no TSE, ministro Arnaldo Versiani, argumentou que as provas apresentadas na denúncia são insuficientes para caracterizar a propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra. Versiani afirmou que as acusações se basearam principalmente em matérias jornalísticas. “Os autores da ação se movem por aquela impressão inicial que os jornais divulgaram a respeito de qualquer fato e quando se vai verificar na realidade o que aconteceu, não há essa evidência probatória que no caso dos autos resulte numa espécie de propaganda eleitoral antecipada em favor de qualquer um dos representados”, afirmou. Versiani rebateu os argumentos apresentados pelo DEM e pelo PSDB de que houve distribuição de material institucional que privilegiasse a possível candidatura de Dilma e de que o presidente teria enaltecido a figura da ministra diante da plateia de prefeitos. Segundo Versiani, o evento, que reuniu cerca de 5 mil prefeitos, foi comprovadamente suprapartidário, “com participação das mais variadas legendas”. O relator lembrou ainda que o governador de São Paulo, José Serra, filiado ao PSDB – que assina a representação – também promoveu encontro semelhante com prefeitos de seu estado. Ao acompanhar o voto do relator, o ministro Henrique Neves reiterou a ausência de provas efetivas na representação. “O julgamento não é sobre o que a imprensa interpretou que ocorreu, mas o que efetivamente ocorreu. Há uma diferença entre fato público e fato publicado”. Em março, a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) havia recomendado a rejeição da representação em parecer enviado ao TSE.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias de Navegantes

A primeira a dançar

A secretária de educação de Navegantes, Giovana Scaburi Kraisch foi exonerada nesta semana. É a primeira baixa do governo tucano de Navegantes. A imprensa publicou que o motivo da exoneração foi que a secretária não suportou o tranco. Já o prefeito da cidade resolveu assumir a pasta pessoalmente. E pode? Ignorando olimpicamente a lei orgânica do município, que não permite que o prefeito ocupe uma secretaria (artigo 62) o prefeito bicudo promete em trinta dias encarrilhar o trem da educação, que segundo ele, estava meio desencarrilhado.

Tudo o que foi publicado pode ser a única verdade. Mas, pode ser que nem tudo seja exatamente como foi divulgado. Pode ser o primeiro passo para uma reforma administrativa que traria o PMDB oficialmente para dentro do governo tucano, pois oficiosamente já está.

Aluguel em atraso

Está atrasado em dois meses o aluguel do quartel do corpo de Bombeiros Militar instalado na cidade. O prefeito Roberto Carlos de Souza confirmou na imprensa a denúncia e culpou a corporação dos bombeiros por atrasar o envio de um documento obrigatório para a liberação do dinheiro. O comando dos Bombeiros Militares, tenente Alcântara, nega a acusação e diz que foi na prefeitura que o documento extraviou.

Seria culpa dos bombeiros? Ou seria negligência na prefeitura? Muitas trapalhadas para um início de governo comandado por alguém que passou 16 anos mamando em cargos de confiança nas prefeituras de Itajaí e Navegantes. Afinal, parece que não aprendeu nada.

Trapalhadas bicudas

As principais trapalhadas:

· Invasão de área particular para abrir vala sem autorização do proprietário. Isso ocorreu na Rua do Açude em Machados;

· Divulgação da chamada “lista dos fantasmas”;

· Licitação de 3,5 milhões para comprar macadame, consumindo de uma só vez, todo o recurso que poderia ser utilizado pelo município para investimentos ao longo de 2009;

· Os buracos nas ruas da cidade se multiplicam, sem uma ação efetiva;

· Os chamados mutirões acabaram e deles nada restou, pois as ruas, as praças estão com mato e muito sujas...

Vereador cobra elaboração de projeto

Marcos Paulo da Silva (PT) cobrou, mais uma vez a elaboração do projeto da creche a ser construído no Bairro São Paulo. De acordo “Marquinhos”, os recursos já estão garantidos através de uma emenda parlamentar do deputado Décio Lima, que tem prazo de vencimento. Se não sair o projeto o recurso não vem.

Interessantes requerimentos

Um requerimento apresentado por três vereadores na noite da útlima quinta-feira dia 14 na Câmara de Vereadores de Navegantes chamou a atenção. Os vereadores Donizete José da Silva (PSL), Ezequiel Antero Rocha Junior (PMDB) e Norma Espíndola (PR) (dos três, pelo menos dois são da base do governo) solicitaram a presença do Secretário (super mano) de Governo Jonas de Souza no loteamento Jardim Esperança na Meia Praia. Os três pretendem buscar alternativas para a solução dos problemas enfrentados pelos moradores relacionados a falta de creche, saúde e infraestrutura.

O que chama a atenção é que vereadores do Governo estão requerendo que o Governo vá ouvir e resolver os problemas do povo. Parece que o governo tucano não ouve se quer seus aliados.

Frase da Semana

“Meu posicionamento é ofensivo sim e eu vou pro pau” (vereador Fredolino Bento (PMDB), irmão do ex-prefeito Cí dirigindo-se ao líder do Governo vereador Evandro Argenton (PSDB)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nossa Câmara sem debates

O poder legislativo de Navegantes tem trabalhado seis sessões ao mês e o que se observa é o bom número de cidadãos que estão freqüentando a Câmara e a presença assídua dos parlamentares.

O que a Câmara não está fazendo é o devido debate sobre questões cruciais para a cidade. A maioria que apóia o governo, formada pelos vereadores tucanos, do PSL e do PMDB (estes nem sempre muito coesos) prefere votar a favor ou contra, de acordo com os interesses da administração municipal

Para se ter uma idéia, tramitam nas comissões vários projetos de lei que merecem atenção especial e muito debate.

Projeto de redução salarial

O vereador Marquinhos (PT) apresentou um projeto de lei para reduzir os salários do prefeito, vice e secretários a patamares menos vergonhosos para a cidade. A presidência atravessando a tramitação lógica do projeto, antes mesmo de encaminhar para a Comissão de Constituição e Justiça, determinou que a procuradoria apresentasse um parecer jurídico. O parecer foi contrário ao Projeto do petista. O vereador, não se dando por vencido, apresentou outro parecer jurídico que mostra a constitucionalidade do projeto e, portanto, sua admissibilidade. Em outras palavras, o Projeto precisa ir a votação e que cada vereador assuma diante da comunidade a sua posição: se é a favor do vergonhoso aumento ou se é a favor do povo e do desenvolvimento de Navegantes. Por que não debater o assunto abertamente?

Fim dos incentivos fiscais

O prefeito tucano, vendo seu caixa vazio depois de muitas irresponsabilidades administrativas e inchaço da máquina, resolveu mexer na Lei de Incentivos Fiscais. Até aí nada a ser questionado, mas, na mesma lei o atual governo acaba com as isenções concedidas a três empresas: Portonave, Estaleiro Naveschip e Estaleiro Catarina. Estas três empresas geram juntas mais de dois mil empregos diretos e só vieram para Navegantes com a promessa de terem cinco anos de isenções fiscais. Sem conversar com ninguém o prefeito manda um projeto de lei e simplesmente quer acabar com as isenções, passando para o Brasil e o Mundo a idéia de que em Navegantes não se cumprem acordos. O vereador Marquinhos apresentou uma emenda e um requerimento sobre este assunto. A emenda retira o artigo do fim das isenções das três empresas e o requerimento era para se promover um debate com os técnicos que elaboraram as leis em 2005 e os representantes das empresas. Arbitrariamente o Presidente do legislativo navegantino não aceitou se quer ler as duas proposições do vereador, ferindo, mas uma vez, o direito do vereador em fazer seu trabalho. Isso ocorreu na quinta feira dia 07 de maio. Somente no dia 11, as proposições começaram a tramitar devidamente. Isso ocorreu depois da manifestação do vereador na Tribuna da casa.

Ilegalidades

O pedido de abertura de uma sindicância interna na Prefeitura faz parte do conteúdo da indicação do vereador Marcos Paulo da Silva (PT). O petista exige informações sobre uma autorização dada a um parque de diversões para que o mesmo se instalasse no campo de futebol do bairro São Paulo. Segundo o vereador, o lugar é uma área pública, que deveria ser utilizada para o desenvolvimento de projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, e agora estaria sendo usado para fins lucrativos, já que será cobrado ingresso dos moradores.

É preciso que se esclareça este fato, pois é grave. Além do uso do campo de futebol, a empresa responsável pelo parque terá que refazer o muro que foi danificado. É bom lembrar ao prefeito e seus secretários que o que é Público nos pertence e não pode ser usado de qualquer jeito. Seria incapacidade, incompetência, negligência ou...?