Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2009

Resultado das últimas duas enquetes

PIRATARIA

Como o tema é atual e polêmico, o nosso blog propôs duas questões. Veja o resultado e pode deixar seu comentário, a sua opinião. A pirataria é considerada uma maneira de lavar dinheiro do tráfico de drogas e armas ilegais. É na festa de Nossa Senhora dos Navegantes e no Carnaval que se instalam em nossa cidade “vendedores de produtos alternativos”, prejudicando o nosso comércio. Em sua opinião, o que deve ser feito?

Os internautas que visitam o Blog do Tarcísio responderam assim:

94,5 % - Proibir a instalação de barracas com produtos piratas e que prejudicam o nosso comércio

0% - Permitir que todos os comerciantes de Navegantes também vendam esses produtos

5,5% - Isentar de impostos municipais todos os comerciantes de Navegantes durante os meses de janeiro e fevereiro

Uma segunda enquete sobre o mesmo tema trouxe o seguinte resultado:

A pergunta:

Qual deve ser a atitude de cada cidadão(ã) diante da venda de produtos piratas que servem para realizar a lavagem de dinheiro do comércio de drogas e armas?

As respostas dos internautas:

29% - Ficar em silêncio e não comprar nenhum produto

0% - Ficar em silêncio para não atrapalhar a festa da Igreja e o Carnaval, mesmo sabendo que isso é ilegal

0% - Aproveitar a “quermesse” e abastecer sua casa comprando tudo o que puder

71% - Denunciar às autoridades constituídas (Prefeitura, Polícia, etc)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Recuperação do setor pesqueiro

DÉCIO LIMA COMEMORA MEDIDAS PARA SETOR PESQUEIRO AFETADO POR ENCHENTES

A continuidade da atividade pesqueira em Santa Catarina, afetada pelas enchentes que castigaram o Estado no final de novembro do ano passado, ganhou um importante apoio do Governo Federal. Em audiência na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, em Brasília, empresários do setor tiveram a garantia de subvenção do óleo diesel marítimo, medida que vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas no Estado que vivem diretamente DA pesca e pelo menos 200 barcos.

O anúncio foi comemorado pelo deputado federal Décio Lima (PT), que acompanhou a comitiva de empresários do segmento pesqueiro em audiência nesta quinta-feira (29), com o Subsecretário de Desenvolvimento DA Aquicultura e Pesca, Karin Bacha. “Essa é mais uma demonstração de que o Governo Federal e o presidente Lula estão atentos e olhando com carinho para Santa Catarina”, disse o parlamentar.

Fonte: Irene Huscher (SC-275-JP)

Assessora de Imprensa

Deputado Federal Décio Lima

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Populismo Autoritário: uma reflexão para os nossos dias

Em tempos de festa, de proximidade do carnaval, de muito comércio clandestino, de muita pirataria, vamos escrever mais um pouco.

Vivemos na primeira década do século 21 e poderíamos pensar que vivemos num verdadeiro estado democrático de direito. Um novo século, com suas inovações. Poderíamos crer que práticas e atitudes negativas estivessem extintas. Vivemos envolto em avanços e retrocessos na vivência da democracia. As eleições de 2008 revelam eleitos que imaginávamos extintos do meio político.

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre as definições de populismo e autoritarismo. Já os exemplos ficam ao encargo dos leitores.

Populismo

A política populista caracteriza-se não pelo conteúdo, mas pelo seu "modo" de exercício do poder, através de uma combinação de plebeísmo, com autoritarismo e dominação carismática. Sua característica básica é o contato direto entre as massas e o líder político carismático, supostamente sem a intermediação de partidos ou instituições organizadas. Para ser eleito e governar, esse líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e nunca racional) com o "povo". Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si e seus atos, sejam atos pessoais ou administrativos) através da simpatia daquelas.

Na prática o líder populista atua como ator, com discursos inflamados contra os “maus” que são sempre seus adversários políticos, usando exageradamente a defesa dos pobres e o nome de Deus. As pessoas que o cercam (normalmente de classe média) contribuem decisivamente para esse método, pois fazem ecoar suas palavras e atitudes. Essas pessoas justificam atitudes até imorais, atos insanos e até desvios de conduta. Isso ocorre em troca de benesses recebidas para si e seus apadrinhados. Este apoio é fundamental para manter-se no poder.

Portanto, o Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e direta, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas e se diz capaz de resolver todos os problemas. É muito comum encontrarmos governos populistas em lugares com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

Autoritarismo

O autoritarismo pode ser definido como um comportamento em que uma pessoa ou mesmo uma instituição se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida. É caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade. Nas relações humanas o autoritarismo pode se manifestar da vida nacional onde um déspota ou ditador age sobre milhões de cidadãos, até a vida familiar, onde existe a dominação de uma pessoa sobre outra através do poder financeiro, econômico ou pelo terror e coação.

(Fonte da pesquisa: wikipedia.org)

Tópicos da Imprensa

O Populismo Autoritário

Em breve vamos escrever sobre o tema do populismo e sua íntima relação com o autoritarismo. Por ora, copiamos o que está na coluna do JC (Diarinho) de hoje

Sem críticas

Como vamos ter uma imprensa livre se os donos dos veículos se entregam à primeira crítica? A história do afastamento de um dos nomes mais antigos e consagrados da imprensa local, o Dario Silva, segundo os linguarudos de plantão, teria o dedo de alguém do outro lado da vala e de setores do atual governo do JB. Será que será?

Num pode

Quero crer que o alcaide Bob Carlos (PSDB), de Navegantes, e o Jandir Bellini sejam democratas e respeitem a imprensa livre. Eles não podem compactuar com esse tipo de conduta, se é que existe, ou dar ouvidos a quem tem outros interesses...

Não pode criticar?

Será que Dario Silva teria sido rifado porque caceteou o vergonhoso aumento concedido pelas excelências excelentíssimas de Navegantes ao prefeito Bob Carlos (PSDB), que se elegeu prometendo acabar com desmandos e pregando moralidade?

Ou...

Será que foi porque Dario questionou o que esta coluna já explanou das contratações do gabinete da vice-prefeita? Sendo cinco de uma tacada só e que envolveriam a namorada do filho da Dalva Rehnius (DEM) e de um advogado, ambos sócios de um escritório de advocacia? Do filho!?

Tem que acabar

Não acredito que isso ainda aconteça em nossa Itajaí. Pô, os profissionais de imprensa sempre tendo que se curvar aos poderosos de plantão. O mundo gira e o poder é transitório, gente!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Festa da Padroeira "Senhora dos Navegantes"

Participe e divulgue a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Programação

As missas ocorrem no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes e os shows e apresentações, na praça, em frente a Igreja

Sábado

19h30min - Missa

21h30min - Show com o grupo Cantores de Deus

Domingo

19h30min - Missa

21h30min - Show com o grupo Cantores de Deus

Segunda a quinta-feira ( 26 a 29 de janeiro)

19h30min - Missa

Sexta (30 de janeiro)

19h30min - Missa

21h30min - Boi-de-mamão, serestas e desafio na praça

Sábado (31de janeiro)

09h30min às16h30min - Corrida Rústica e regata no Itajaí-Açu

19h30min - Missa

21h30min - Show com Sérgio Reis

Domingo (1º de fevereiro)

8h, 10h, 15h e 19h30min - Missa

16h30min - Procissão marítima a partir do Rio Itajaí-Açu com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

21h30min - Show com a banda Gálatas

Segunda (2 de fevereiro)

8h e 19h30min - Missa

12h - Almoço festivo

18h30min - Procissão pelas ruas centrais com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes

21h30min - Show com o padre Fábio de Melo

Fonte: JSC-RBS jornal

domingo, 18 de janeiro de 2009

Resultado da Enquete: Aumento de Salários em Navegantes

A enquete que realizamos em nosso Blog sobre o aumento salarial do Prefeito de Navegantes apresentou o seguinte resultado:

67,7% dos participantes responderam que o aumento dos Servidores Públicos de Navegantes deve ser igual ao do prefeito, vice e dos secretários.

2,9% responderam que o aumento pode ser um pouco menor do que o aumento do prefeito, vice e secretários.

18,6% acham que os Servidores Públicos Municipais não podem receber aumento igual ao do prefeito, vice e secretários, porque isso vai falir a prefeitura.

10,8% disseram que os servidores devem aceitar qualquer aumento mesmo que seja de apenas 5%.

O Decreto Suspeito

O Prefeito Roberto “baixou” um decreto suspendendo o aumento por tempo indeterminado. O aumento dele, do vice e secretários será repassado somente quando for possível dar um aumento aos servidores públicos. Também afirmou que vai fazer uma “consulta popular” para saber do povo se ele (prefeito) deve ou não receber os 18 mil reais por mês.

PARTICIPE DAS DUAS NOVAS ENQUETES DO NOSSO BLOG. O tema é a Pirataria nas Festas Populares de Navegtantes.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FGTS pode não sair - leia mais notícias de Navegantes

Conselho Curador do FGTS da Caixa deve barrar a liberação

O dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, dos navegantinos não deverá ser liberado para todos. O Conselho Curador do fundo de garantia formado por membros da sociedade e do governo estão desconfiados das informações fornecidas por Navegantes. O ex-prefeito Moacir Bento (PMDB) informou que 80% de Navegantes foi prejudicada com a enchente. Já a Defesa Civil aponta que cerca de 7 mil moradores foram prejudicados com as cheias.

O atual Prefeito Roberto de Souza (PSDB) declarou que toda a cidade foi atingida e, por isso, é necessário que o FGTS seja disponibilizado para todos. Já o conselho Curador do FGTS trabalha com informações e não com pedidos. Navegantes declarou apenas Estado de Emergência e não Estado de Calamidade. Enquanto o atual prefeito gasta energias em difundir seu marketing pessoal de homem varredor de rua e madrugador, a população fica a espera de um prefeito articulador que r3solva os grandes e graves problemas da cidade.

Cansado de madrugar

É começo de governo e, por incrível que pareça, tem comissionado reclamando das reuniões matinais promovidas pelo prefeito-madrugador Roberto de Souza (PSDB). Tem até secretário reclamando e nem terminou o primeiro mês.

Cansados de Limpar

Pelo menos duas diretoras de escola de Navegantes reclamaram em “ambiente público” dos mutirões de limpeza realizados nos últimos finais de semana. Afinal, apenas os comissionados estão indo. No último final de semana faltou gente pra recolher entulho e sobrou máquina e caminhão. Os funcionários efetivos não apareceram, pois com salário atrasado se recusaram a trabalhar fora do expediente. Diante das muitas reclamações o prefeito-varredor e sua cúpula resolveram contratar uma empreiteira pra fazer o serviço.

Contratos Relâmpagos

No dia 04 de janeiro tinha empreiteira macadamizando ruas. Parabéns pela rapidez. Pergunta-se: como se faz um contrato em menos de cinco dias? Carta Convite leva no mínimo cinco dias úteis. Uma Licitação transparente leva muito mais. Isso é que é rapidez, mas é transparente?

Nelinho na Câmara

Boa notícia e um raro lapso de sobriedade do eterno presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes ao contratar o Dr. Nelinho para atuar no setor jurídico da Casa do Povo navegantino. Esperamos que acabem as convocações relâmpagos, que tenha fim as votações apressadas e as trapalhadas durante as sessões.

E muito mais, aguarde. Acompanhe o blog diariamente. Aproveite e responda a enquete.

domingo, 11 de janeiro de 2009

A Festa, o Carnaval e a Pirataria "Legalizada"

Estamos em pleno mês de janeiro, aproximando-se das festividades alusivas a padroeira dos católicos (Nossa Senhora dos Navegantes) e dos festejos carnavalescos. É um período importante para a cidade e sua gente, afinal a devoção a Nossa Senhora é muito grande e o carnaval faz parte da história cultural de nosso povo. Somos visitados por romeiros, veranistas e turistas que deixam por aqui um pouco de seu dinheiro. 

Comércio Lucrativo

Ao longo das últimas décadas vimos crescer o comércio em torno destas festas em função do grande acesso do público. Tornou-se um meio de ganhar dinheiro: para a Igreja aumenta a arrecadação, para os ambulantes aumenta a renda. Entretanto, o que ocorre, num pano de fundo que não é visto pela população, é o ganho de pessoas/empresas, que se utilizam do comércio ilegal de produtos contrabandeados que são oferecidos e vendidos na festa. Em uma explicação mais clássica e conhecida de todos: é a grande feira da pirataria que se instala em Navegantes nas suas principais praças e ruas.

Produtos “importados”

Os produtos comercializados vão de roupas, calçados, bijuterias, CDs, DVDs, pilhas, eletrônicos e até produtos alimentícios como lanches e sorvetes. Tudo na ilegalidade.

Entretanto, se algum comerciante de Navegantes resolver comercializar DVDs piratas, por exemplo, receberá, com toda certeza, a visita da Polícia. Isso ocorreu durante o ano de 2007 por determinação do Ministério público Estadual. Todas as Vídeo Locadoras da cidade tiveram que provar que seus produtos eram originais e não pirateados. A fiscalização da Receita Estadual também não perdoa e exige que se trabalhe na legalidade. Isso está correto. Mas, estes que se apossam das nossas vias públicas não precisam pagar alvarás, impostos e respeitar as regras? 

Os Prejudicados

É num momento como estes que os pequenos e médios empresários de Navegantes se perguntam o porquê de pagar impostos. Afinal, um verdadeiro batalhão trazido por caminhões e ônibus velhos vem, na calada da noite, instalam-se em locais cedidos e protegidos pelo poder público e, muitas vezes, com a bênção da Igreja.  É neste momento do ano em que os comerciantes locais pensam que vão faturar um pouco mais para pagar os impostos, gerar emprego e renda é que as vendas caem. Quem perde não são apenas os comerciantes, mas o município com a diminuição de impostos e os trabalhadores locais.

Também os nossos artesãos e trabalhadores autônomos perdem, porque seus trabalhos são “engolidos” pelo “brilho dos produtos” e pelos preços atrativos dos importados de quinta categoria.

É possível fazer diferente?

Imagine você uma festa, um carnaval com estandes montados com produtos e produtores da nossa terra. Ao invés dos importados de quinta categoria, produtos originais, com nota fiscal e tudo. Na área de alimentação poderíamos ver nossas lanchonetes, restaurantes e pizzarias oferecendo seus produtos com respeito às exigências da Vigilância Sanitária. Nossos artistas, especialmente os artesãos, deveriam receber um lugar de honra para exporem nossa arte. Os sorvetes seriam de nossas sorveterias locais e as lojas de roupas e calçados teriam também o seu espaço. Esta reflexão não pode parar, é preciso aprofundar. Aguarde a enquete que faremos sobre este assunto. Deixe você também a sua opinião neste blog. Não se omita.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ENQUETE

Responda a enquete ao lado até o dia 17 de janeiro. Leia a reflexão que segue abaixo e tenha uma ótima semana.

Só para papais e mamães

Esta reflexão serve em primeiro lugar para mim. Provavelmente poderá servir para você que é pai ou mãe. A história que relato aconteceu comigo e, com certeza, aconteceu com muitos pais e mães por aí.

Uma jovem mulher estava apressada correndo em função do seu trabalho e de repente um estranho trombou com ela:

- Oh, me desculpe, por favor, foi a reação da mulher.

O homem, por sua vez, disse:

- Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!

Ambos muito educados.

Ao anoitecer daquele mesmo dia, ela estava fazendo o jantar e seu filho parou do seu lado tão em silencio que ela nem percebeu. Ao virar-se repentinamente, a mulher tomou o maior susto e deu uma bronca no filho.

- Saia do meu caminho filho! E foi dito com certa braveza.

O menino foi embora, certamente com seu pequeno coração partido. A mulher nem percebeu como havia sido rude com ele.

Quando foi deitar, ela podia ouvir a voz calma e doce de sua consciência dizendo: “Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou! Mas com seu filho, a criança que você ama nem sequer se preocupou em ser gentil! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe para você. Ele mesmo as pegou; a cor-de-rosa, a amarela e a azul. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele”.

A mulher, que esperava o sono chegar sentiu-se muito pequena. Então se levantou e foi até a cama do filho e ajoelhando-se acordou o filho, perguntando:.

- Estas são as flores que você pegou para mim?

Ele sorriu e disse:

- Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você!. Eu sabia que você iria gostar especialmente da azul.

A mulher teve uma bela atitude ao dizer:

- Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira.

- Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!

Muitas vezes tratamos nossos filhos com rigor exagerado, com grosserias, com raivas... o que geralmente não fazemos com estranhos.

Que a atitude da mulher desta história sirva de exemplo a seguirmos em nossa vida de pais e de mães.

Autor Desconhecido. Recebi a história atribuída a Dani Kelyn. As reflexões são de minha autoria.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Quanto custa o aumento de salário?

Navegantes foi manchete nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. O motivo foi o vergonhoso aumento concedido ao prefeito, vice e secretários com aumentos superiores a 100%. Baseado em informações do site da prefeitura de Navegantes, as leis aprovadas e declarações dadas a imprensa, proponho a você leitor que faça as contas. Secretarias de Navegantes: atuais e futuras 1. Administração; 2. Finanças; 3. Planejamento Urbano; 4. Obras e Serviços Municipais; 5. Educação; 6. Saúde; 7. Bem Estar Social; 8. Indústria e Comércio; 9. Agricultura; 10. Turismo e Lazer; Com Status de Secretaria: 11. Chefia de Gabinete do Prefeito; 12. Chefia de Gabinete do vice-prefeito; 13. Procuradoria Geral do Município. Fundações: 14. Fundação do Meio Ambiente – FUMAN; 15. Fundação de Trânsito – NAVETRAN; 16. Fundação Cultural; 17. Fundação Hospitalar. O atual prefeito promete criar as seguintes pastas com: 18. Secretaria de Segurança Social; 19. Secretaria de Governo; 20; Secretaria de Articulação Política; 21. Subprefeitura do Centro; 22. Subprefeitura do Gravatá; 23. Subprefeitura do Interior; 24. Subprefeitura de Nossa Senhora das Graças; 25; Subprefeitura do Bairro São Pedro; 26. Subprefeitura de São Domingos. Além destas secretarias fica pendente a chefia do Departamento de Água e Esgoto. Atualmente é apenas uma diretoria subordinada à secretaria de obras. Entretanto, há quem queira que tenha status de secretaria também. Diante dos dados colhidos, vamos fazer as contas
Salário de Secretário ou equivalente: 6.900,00 + encargos de 31% = 9.039,00 vezes 26 = R# 235.014,00 por mês. Mas, não é só isso: 235.014,00 X 12 meses = R$ 2.820.168,00. É preciso acrescentar o 13º salário e 1/3 de férias, ficando assim: R$ 2.820.168,00 + 235.014,00 (13° salário) + 77.554,62 (1/3 de férias) = R$ 3.132.736,62. Isso representa mais de 5% de todo orçamento do município. Acrescente a estes valores mais 475 mil reais por ano dos salários do prefeito e seu vice e teremos um despesa de mais de 3 milhões e 600 mil reais só para o primeiro escalão da prefeitura.
Comparando Só para comparar: o ex-prefeito Moacir Bento gastava por Mês com seu secretariado um total de R$ 75.718,00. No ano 1.009.334,00. Neste novo governo os mandatários custarão praticamente a metade de todos os secretários do governo anterior. Fica uma pergunta: vai ter dinheiro para pagar tudo isso? O Decreto do Congelamento Em virtude do desgaste sofrido pelo prefeito recém-empossado, ele afirma ter assinado um decreto "suspendendo o aumento até que seja revisto o salário dos servidores públicos". É preciso esclarecer que é difícil acreditar nesta tese, pois um Decreto mudar o efeito de uma Lei... estou para ver isso em outro lugar. Revisão do Salário dos Servidores Como o atual prefeito recebeu um aumento de mais de 120%, os servidores públicos esperam um aumento igual. Entretanto, nos bastidores do novo poder, a "revisão salarial" prometida não vai passar de 5%. Revisão feita, o prefeito e secretários podem receber os salários. Que tal? Deixe seu comentário e participe da enquete.