Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

UFSC FAZ PARCERIA COM IFC E IFSC PARA INSTALAR CAMPUS NO VALE DO ITAJAÍ



Blumenau, 14/11/2013 – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está fazendo uma parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), em Blumenau, e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar, para instalação provisória de seu campus no Vale do Itajaí. Com isso, passa a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2014, vagas em cinco cursos de graduação.
A parceria entre as três instituições está na fase de elaboração do contrato, segundo a assessoria da Reitoria da UFSC. Mas no campus do IFC, no bairro Badenfurt (às margens da BR 470, próximo ao trevo de Pomerode), 18 salas de aula já foram reservadas para a Universidade Federal, além de laboratórios no IFSC, no Bairro Bela Vista, em Gaspar.
A partir de 2014, a UFSC vai oferecer 500 vagas no campus do Vale do Itajaí, em cinco cursos de graduação: Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química.
“Sem dúvida, uma notícia para se comemorar, pois significa a oferta de ensino superior público e de qualidade para nossos jovens e trabalhadores de Blumenau e região, pois a Universidade Federal de Santa Catarina é, reconhecidamente, uma das melhores instituições de ensino superior do país”, comentou a deputada estadual Ana Paula Lima (PT).


Para o deputado federal Décio Lima (PT), “o campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau significa também a inclusão da região no processo de expansão do ensino superior federal que o Governo vem promovendo a partir do presidente Lula e agora com a presidenta Dilma”.
A Universidade Federal de Santa Catarina tem sede em Florianópolis, com 11 centros de ensino, e hoje conta com campus em Araranguá, no Sul do estado; Joinville, no Norte; e Curitibanos, na região do Contestado. E agora, com a instalação de um campus em Blumenau, se fará presente também no Vale do Itajaí.

Instituto Federal – O campus do Instituo Federal Catarinense, em Blumenau, com capacidade para 1.200 alunos, mesmo em fase de conclusão, já atende com três turmas de ensino médio integrado (90 alunos; duas turmas do Mulheres Mil (cerca de 100 mulheres), programa de educação e inclusão social do Governo Federal; e um curso de graduação (35 alunos) de Tecnólogo em Informática, oferecido desde o segundo semestre de 2013. Para 2014, estão em fase de preparação a ofertade cursos de pós-graduação na área de Informática e de graduação em Pedagogia e Engenharia Mecânica, anunciou o reitor Francisco Sobral.
O Instituto Federal Catarinense oferece ensino público gratuito e de qualidade em vários níveis: cursos de capacitação, técnicos, ensino médio integrado, cursos superiores e de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, além de cursos de pós-graduação. São 16 campi em Santa Catarina: Reitoria (Blumenau), Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque (em implantação), Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (sede e unidade urbana), São Bento do Sul (em implantação), São Francisco do Sul, Sombrio (sede Santa Rosa do Sul,  Sombrio (unidade urbana) e Videira.

 Fotos: Elton Gomes / gabinete Dep. Ana Paula Lima
(foto ufsc_ifc - prédio reservado para a UFSC à esquerda; à direita prédio IFC)

Nenhum comentário: