Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Falta de água: que a oposição dê uma solução



Segunda-feira sem água
Às 06h34min da manhã desta segunda-feira a água jorrava com forte pressão. Mas, 07h15min nenhuma gota pingava. A secretaria da secura geral e do saneamento inexistente – SESAN – comandada pela pepista Sandra Demétrio, alinhada e fiel escudeira do vice prefeito Emílio Vieira, deveria vir a público e explicar tecnicamente como se explica as interrupções abruptas de água. Só consigo uma explicação: alguém fechou a torneira. Contudo, pode haver outra explicação, então que venham a público esclareçam o problema.
Falta de água? Não!
Durante os festejos de final de ano, a constante falta de água foi explicada assim: não há falta de água, falta é pressão para que a água chegue às residências. Num segundo esclarecimento a responsabilidade foi atribuída aos turistas e veranistas e que depois de 1º de janeiro tudo voltaria ao normal.
O que não foi feito
Durante quatro anos deste prefeito e sua turma quase nada foi feito. Ou não? Quantos metros de rede foram trocados? Quantas bombas de pressão foram instaladas? Quantos reservatórios púbicos foram construídos? São perguntas simples que, para pessoas inteligentes, já indica as soluções.
Prefeito quer vender a água 1
Em entrevista concedida a jornal local, o prefeito que inicia seu quinto ano de mandato, cobra da oposição uma solução para a falta de água. A explicação é simples: no seu primeiro mandato ele tentou vender a água e a sociedade não deixou e culpa a oposição.
Prefeito quer vender a água 2
Como a sociedade não deixou o prefeito privatizar o sistema de água, em nome da solução futura criou-se uma secretaria, alugou-se uma mansão com piscina, aumentou-se a tarifa da água, mas na melhoria do sistema não se viu investimento. Agora falta água constantemente e constantemente o prefeito fala em ter coragem para resolver o problema da falta de água. Em outras palavras propõe privatizar, como fosse essa a única alternativa. Mas, muitos sabem que não é.
Prefeito quer vender a água 3
Faltam recursos, afirma o alcaide. Onde foram gastos os recursos de nossa receita que quase triplicou em quatro anos? Onde foi parar a promessa de fazer uma dministração séria, austera? (campanha de 2008). O prefeito cobra a liberação de recursos federais e que serão liberados se os projetos forem sérios.
Mas, o prefeito tem problemas com dinheiro federal. Uma Ação do Ministério Público pede a condenação dele e de outros de seu staff pelo mal uso de verba federal do Programa Projovem.
Da água para o calçamento
O secretário de obras e irmão do prefeito jogou a culpa no governo federal pela paralização das obras de calçamento da rua Paulo Nei Laurentino. O infeliz secretário (que tem bons olhos para a criação de gado) só esqueceu-se de verificar que as obras foram paralisadas pelo próprio prefeito e que os recursos são do BADESC e não do governo federal.
A oposição é a culpada ou a mentira é deslavada 1?
Tanto o prefeito, na entrevista em que sugere que a oposição de solução aos problemas da falta de água, como seu irmão o secretário de obras que, para explicar a incompetência administrativa, joga a culpa no governo federal (administrados pelo PT e PMDB) por obra parada estão querendo enganar a população.
A oposição é a culpada ou a mentira é deslavada 2?
Basta o prefeito pegar o plano de governo da oposição e copiar de lá a solução para os problemas da água. Caso tenha competência administrativa e ilibada moralidade para usar bem o dinheiro público em um ano sentiremos melhorias na distribuição do precioso líquido.
A oposição é a culpada ou a mentira é deslavada 3?
Agora se o prefeito e seu poderoso mano acham que a população engole essa de que a oposição é culpada ou tem que resolver os problemas da administração, estão enganados. Ou estariam tentando enganar alguém com essas falácias ?

Nenhum comentário: