Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Segurança Pública: 25ºBPM de Navegantes precisa de mais efetivos

Deputada Ana Paula Lima (PT) foi recepcionada pelo sub-comandante Major Hélio Puttkammer, pela assessora e policia Adriana Machado Urbano e pela policial Cristina nas dependências do 25º Batalhão da Polícia Militar de Navegantes. O encontro da deputada com o Tenente Coronel Marco Antônio Otávio foi uma iniciativa do vereador Murilo Cordeiro.

A deputada Ana Paula Lima (PT), acompanhada do vereador Murilo Cordeiro (PT) esteve na tarde desta segunda-feira, 09 de setembro, em reunião com o Comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Marco Antônio Otávio tratando de vários assuntos relativos a segurança pública. A deputada ouviu do Comandante do 25º BPM que responde pelo policiamento em seis municípios (Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, São João do Itaperiu e Luis Alves), um relato detalhado. O Comandante Otávio fez um relatório das ocorrências atendidas pelo 25ºBPM e as principais dificuldades para atender a população. Em resumo Navegantes e região tem um alto índice de criminalidade e, portanto, merece uma atenção diferenciada do governo estadual.
A principal e mais urgente necessidade é o aumento de efetivo. O Batalhão tem hoje 165 soldados para atender seis cidades que somam cerca de 200 mil habitantes. A situação ficará ainda pior em março de 2014, quando seis policiais vão para a reserva (aposentadoria) e apenas cinco novos deverão chegar. Em resumo, o efetivo irá diminuir.
Prevenção
A deputada Ana Paula ouviu atenta sobre os trabalhos desenvolvidos pela PM na área da prevenção. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) desenvolvido nas séries iniciais, quintas séries e para adultos tem se demonstrado uma ação importante na prevenção às drogas e a violência. O Tenente Coronel Otávio, apaixonado pelo programa e um dos iniciadores, tem novos projetos para ampliar o alcance  e envolver ainda mais a sociedade civil. Outra atividade é a ronda escolar, visitas e palestras realizadas em escolas do município. O próprio Comandante Otávio faz o trabalho: “É muito importante a presença da polícia na escola para manter contato com professores e alunos. A polícia, o batalhão, precisam estar abertos para a sociedade”, destacou Otávio.
Além disso, o Comandante Otávio é um lutador incansável na defesa de crianças e adolescentes. Ele, pessoalmente, é responsável pelo Projeto “SKDJudo”, que, só em Navegantes atende dezenas de crianças. O próprio Otávio é professor e ensina o esporte que tem na disciplina seu ponto forte. Além de Navegantes realiza esse trabalho voluntário em Itajaí e Balneário Camboriu.
Compromissos
Diante do exposto a deputada irá desenvolver ações na luta por mais efetivos junto a secretaria de Estado da Segurança Pública, alem de contribuir para ampliação das ações preventivas da própria polícia e de entidades como a SKDJudo que são decisivas na ocupação do tempo livre de crianças e adolescentes, contribuindo com a prevenção. “Vamos nos empenhar ao máximo para ampliar o efetivo, melhorar os equipamentos e veículos e, principalmente, investir na prevenção. Eu acredito que é prevenindo que vamos diminuir os índices de violência em nossas cidades”, destacou Ana Paula ao final da reunião.

Texto: Tarcísio Weise

Nenhum comentário: