Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A nossa Câmara continua e mesma e poucos se salvam

A Câmara de Vereadores de Navegantes continua a dever para a sociedade navegantina. Além de manter na presidência um vereador denunciado pelo seu próprio procurador jurídico por fraudar licitação, continua debochando com o calendário de APENAS SEIS SESSÔES AO MÊS. Em outubro, na prática, os nobres edís terão um recesso branco de 13 dias (10 dias em outubro e 3 em novembto)?Deixe sua opinião.
 As sessões de outubro acontecerão nos dias: 03, 07, 10, 14, 17 e 21 A promessa é de que todas serão as 19h00.





terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deputada e Enfermeira Ana Paula Visita Hospital de Navegantes

Aproveitando sua passagem por Navegantes a deputada estadual Ana Paula (PT), na companhia do vereador Murilo Cordeiro (PT) visitou as instalações do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Atualmente o hospital é administrado pela Beneficência Camiliana do Sul, organização não governamental com larga experiência em administração de hospitais. O Diretor Administrativo André Brükmann relatou as atividades desenvolvidas, apresentou um resumo dos atendimentos realizados e informou a deputada sobre as principais necessidades do Hospital. André aproveitou para agradecer a deputada pela conquista de 100 mil reais para compra de equipamentos. A visita foi acompanhada pelo secretário de saúde de Navegantes Samuel Paganelli.
Funcionamento
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes é um hospital de porte médio e faz diversos atendimentos. O quadro que segue resume bem a importância do Hospital.

Atividade
Jun-2012 a ago-2013
Média por mês
Internações
2467
184
Partos – Cesárias
1008
67
Cirurgias
281
20
% ocupação

40,08%
% atendimento SUS

96,99%
Consultas P.S.
84.630
6.642
Pessoas atendidas
30.446
2.030
Exames Laboraório
22.260
1.484
Nº funcionários ativos

82
Internação por especialidades
Cirúrgica
269
19
Médica
760
54
Obstetrícia
968
69
Pediatria
594
42
Total Internação
2591
185

Fonte: André Brükmann Diretor Administrativo do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Segurança Pública: 25ºBPM de Navegantes precisa de mais efetivos

Deputada Ana Paula Lima (PT) foi recepcionada pelo sub-comandante Major Hélio Puttkammer, pela assessora e policia Adriana Machado Urbano e pela policial Cristina nas dependências do 25º Batalhão da Polícia Militar de Navegantes. O encontro da deputada com o Tenente Coronel Marco Antônio Otávio foi uma iniciativa do vereador Murilo Cordeiro.

A deputada Ana Paula Lima (PT), acompanhada do vereador Murilo Cordeiro (PT) esteve na tarde desta segunda-feira, 09 de setembro, em reunião com o Comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Marco Antônio Otávio tratando de vários assuntos relativos a segurança pública. A deputada ouviu do Comandante do 25º BPM que responde pelo policiamento em seis municípios (Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, São João do Itaperiu e Luis Alves), um relato detalhado. O Comandante Otávio fez um relatório das ocorrências atendidas pelo 25ºBPM e as principais dificuldades para atender a população. Em resumo Navegantes e região tem um alto índice de criminalidade e, portanto, merece uma atenção diferenciada do governo estadual.
A principal e mais urgente necessidade é o aumento de efetivo. O Batalhão tem hoje 165 soldados para atender seis cidades que somam cerca de 200 mil habitantes. A situação ficará ainda pior em março de 2014, quando seis policiais vão para a reserva (aposentadoria) e apenas cinco novos deverão chegar. Em resumo, o efetivo irá diminuir.
Prevenção
A deputada Ana Paula ouviu atenta sobre os trabalhos desenvolvidos pela PM na área da prevenção. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) desenvolvido nas séries iniciais, quintas séries e para adultos tem se demonstrado uma ação importante na prevenção às drogas e a violência. O Tenente Coronel Otávio, apaixonado pelo programa e um dos iniciadores, tem novos projetos para ampliar o alcance  e envolver ainda mais a sociedade civil. Outra atividade é a ronda escolar, visitas e palestras realizadas em escolas do município. O próprio Comandante Otávio faz o trabalho: “É muito importante a presença da polícia na escola para manter contato com professores e alunos. A polícia, o batalhão, precisam estar abertos para a sociedade”, destacou Otávio.
Além disso, o Comandante Otávio é um lutador incansável na defesa de crianças e adolescentes. Ele, pessoalmente, é responsável pelo Projeto “SKDJudo”, que, só em Navegantes atende dezenas de crianças. O próprio Otávio é professor e ensina o esporte que tem na disciplina seu ponto forte. Além de Navegantes realiza esse trabalho voluntário em Itajaí e Balneário Camboriu.
Compromissos
Diante do exposto a deputada irá desenvolver ações na luta por mais efetivos junto a secretaria de Estado da Segurança Pública, alem de contribuir para ampliação das ações preventivas da própria polícia e de entidades como a SKDJudo que são decisivas na ocupação do tempo livre de crianças e adolescentes, contribuindo com a prevenção. “Vamos nos empenhar ao máximo para ampliar o efetivo, melhorar os equipamentos e veículos e, principalmente, investir na prevenção. Eu acredito que é prevenindo que vamos diminuir os índices de violência em nossas cidades”, destacou Ana Paula ao final da reunião.

Texto: Tarcísio Weise

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Inferno astral vivido pela Câmara de Vereadores

Na noite desta quinta-feira, dia 05 de setembro, em plena semana da Pátria, voltará a dirigir os trabalhos dos vereadores navegantinos o presidente Juliano de Maria (PSDB).
O vereador presidente ficou afastado por trinta dias alegando motivos de saúde. Contudo, seu afastamento se deu depois que o seu próprio procurador jurídico denunciou fraudes em licitações. Na ocasião, De Maria chegou a comunicar que anularia a licitação e devolveria os equipamentos, mas isso não ocorreu na sua integralidade. Houve a tentativa de uma CPI proposta pela oposição, mas rejeitada pelos vereadores governistas, depois de uma tensa conversa entre eles e o senhor prefeito que agiu na defesa de Juliano.
O vereador Juliano de Maria (PSDB) pode até ter as condições legais, mas não tem as condições morais para continuar administrando a casa legislativa. Doravante não terá moral para cobrar moralidade, pois cometeu erros grosseiros. Se a licitação não tinha problemas, porque anular e devolver, ou seja, desfazer o negócio?

O que começa a preocupar a leniência dos demais edis, especialmente aqueles que compõem a base governista. Começa-se a pensar muitas coisas sobre a lisura de suas ações. Será que teremos alguma reação?