Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pesquisas e muitas pesquisas: e os resultados?



Nos últimos sete dias foram realizadas várias pesquisas em Navegantes. O IPS da Univali coletou dados na semana passada. O IVES instituto da cidade também está realizando coleta de dados. Uma terceira pesquisa com instituto não identificado realizou pesquisas com pessoas ligadas a coligação que apoia o prefeito, pois os entrevistadores assim se identificaram.
Em todas as pesquisa pode-se detectar problemas na coleta dos dados. Vários leitores do Blog informaram que responderam várias vezes a mesma pesquisa.
A pesquisa do IPS da Univali foi a campeã. Enquanto o irmão do prefeito voluntário e outro irmão do prefeito e secretário comandavam cabos eleitorais para ser “abordados” pelos pesquisadores, a oposição também se encarregou de colocar sua militância para responder aos questionários.
As outras duas pesquisas sofreram a mesma abordagem. Quando os pesquisadores eram identificados pelas coligações partidárias, começava a romaria de “cidadãos” em torno dos entrevistadores para darem sua opinião. O IVES foi quem percebeu a ação dos políticos e modificou a forma de coletar os dados com um cuidado maior.
Entretanto, qualquer que seja o resultado destas pesquisas, os resultados já estão  maculado pela falta de método seguro na coleta dos dados.
Sei que os institutos vão reagir a este post, mas é a pura realidade: as pesquisas realizadas por aqui não vão representar a realidade do momento eleitoral em Navegantes.
Sabemos bem que no passado, pesquisas já serviram para tentar “manipular” a opinião do eleitor, principalmente na véspera do pleito.
Qualquer pesquisa que dê uma margem larga para qualquer candidato está fadada a não ser considerada séria. Não estou dizendo que os institutos não são sérios, pelo contrário, são entidades que merecem todo nosso respeito e consideração. Entretanto, as pesquisas eleitorais, da forma como estão sendo realizadas suas coletas de dados, deixam uma margem muito grande de dúvidas.
Eu sou, por força da formação, uma pessoa que acredito em pesquisas, desde que sejam bem feitas.

Nenhum comentário: