Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE COMEMORA VITÓRIA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS


Universidades comunitárias vão poder pagar dívidas tributárias
junto à União com até 90% de bolsas do ProUni

Brasília, 31/05/2012 – A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado Décio Lima (PT/SC), desta quarta-feira (30), com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar do Sistema Acafe, foi uma grande vitória para as universidades comunitárias de todo o País que têm débitos com a União.
A ministra Ideli informou que a Presidente Dilma Rousseff autorizou a inclusão de dispositivos na Medida Provisória 559/2012, que vão aplacar as dívidas tributárias das 517 instituições de Ensino Superior comunitárias de todo o País. “Os principais benefícios serão: prazo de carência de um ano para iniciar o pagamento das dívidas; até 15 anos para quitar os débitos; e pagar até 90% das dívidas com bolsas do ProUni”, explicou a ministra. Atualmente, a dívida tributária das universidades comunitárias em termos de Brasil chega a R$ 17 bilhões. Em Santa Catarina, os valores somam R$ 918 milhões.
Para o deputado Décio Lima, essa é uma grande vitória para a Educação Superior comunitária do País, que estava ameaçada caso os débitos fossem executados no prazo previsto. “Essa era uma das prioridades do Fórum Parlamentar Catarinense, definida em março deste ano: buscar uma solução para a dívida tributária do Sistema Acafe, que hoje comporta 14 universidades em todas as regiões do Estado. Estivemos no Ministério da Fazenda, juntamente com os reitores dessas universidades, no dia 18 de abril, onde foram propostas as alternativas apresentadas agora pela ministra Ideli, que será estendida a todas as universidades comunitárias do País. Santa Catarina foi pioneira!”, comemora o coordenador do Fórum.
As propostas serão incluídas no texto da MP e deverão ainda passar por ajustes técnicos. A intenção é votar a MP ainda na próxima terça-feira (05). Para tanto, agora o Fórum Parlamentar Catarinense tem como missão mobilizar as bancadas para a votação. Aprovado na Câmara, o texto segue para o Senado, o que está previsto para acontecer em meados do mês de junho.
Participaram da reunião a bancada gaúcha e representantes da bancada paranaense, que vieram somar forças ao pleito catarinense e vão auxiliar na mobilização dos parlamentares para a votação da proposta.

Josiane Lanzarin Spengler (SC 975 JP)  - Irene Huscher (SC 275 JP

Nenhum comentário: