Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Medicamentos para o Lixo: a justificativa

Estou impressionado com a defesa e as explicações oferecidas pelo secretário da saúde Juliano de Maria a imprensa e pelo vereador Argento que fez a defesa do secretário e do prefeito na Câmara de Vereadores.
Agora fique você sabendo o que dizem e a nossa reflexão:
O que disse o Secretário e o Vereador
Nossa Reflexão
1 – Os medicamentos, em parte, foram doados pelo governo federal e por laboratórios, por ocasião da catástrofe de novembro de 2008 e não foram usados
Pergunto: por que não devolveram ou doaram para quem poderia utilizar melhor? Por que esperar três anos para jogar no Lixo?
2 – Outra parte dos medicamentos é o resultado da devolução que os navegantinos fazem dos medicamentos não consumidos
Essa afirmação só pode ser piada. 1º não é cultura fazer devolução; 2º quando sobra algum remédio são algumas cápsulas, se muito uma cartela.
3 – A secretaria da saúde não pode obrigar ninguém a tomar medicamentos, por isso sobram remédios
A secretaria da a saúde precisa ter planejamento, organização e, principalmente, medicamento quando a população precisa
4 – Parte dos medicamentos com validade vencida não servem para a rede de saúde do município
Se eles não servem, por que não devolver de imediato a quem doou para o município e assim se evitaria o disperdício?
O que desencadeou a ação da secretaria da saúde de fazer limpeza e jogar no lixo os medicamentos vencidos foi a denúncia feita pelo vereador marquinhos (PT) na última segunda-feira, dia 18. Na ocasião o vereador mostrou três caixas de medicamentos com data de validade vencida, colocadas na lixeira em frente ao posto de saúde do Gravatá. Com receio de que houvesse busca e apreensão, resolveram limpar os depósitos, mas foram flagrados com a mão na massa.
Um crime ediondo
É comum ouvirmos pessoas lamentando a falta de medicamentos na rede básica de saúde. As pessoas mais pobres sofrem ainda mais, pois, sem dinheiro, dependem de favores, amigos e parentes para se manterem vivas.
Mesmo que fosse verdade o que diz o secretário, é vergonhoso o ocorrido, pois é dinheiro do povo e a vida das pessoas que estão em jogo. Deixar vencer a data de validade de remédios é um crime ediondo e deveria ser punido com cadeia. Mas, em Navegantes, pessoas que se dizem de bem, fazem uma defesa indefensável do lamentável episódio. Melhor seria reconhecer o erro, pedir desculpas, exonerar os responsáveis e exigir que reparem o prejuízo pagando aos cofres públicos o prejuízo financeiro que foi causado.

Um comentário:

Bila disse...

Realmente absurdas as justificativas!