Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ensaio 1: da cidade que temos para a cidade que merecemos



Introdução

A cidade de Navegantes precisa ser pensada. É preciso debater o seu desenvolvimento a partir da realidade, mas tendo em vista as perspectivas futuras de curto, médio e longo prazo.
O pensar a cidade não deve ser um momento de crítica ao governo de plantão, mas um ato de solidariedade com o nosso próprio futuro.
Faço aqui a provocação de desafiar as pessoas de boa vontade a realizar um debate maduro, solidário sobre temas que mexem com a cidade.
Os grandes temas que ensejam estes ensaios provocativos estão ligados ao desenvolvimento social e econômico.
A inércia, por vezes, a ineficácia quase sempre e o clientelismo deixaram e deixam Navegantes sempre atrás na conjuntura posta. O tempo do desenvolvimento chegou, a cidade do futuro já é presente e cabe a nós dizermos e fazermos dela uma cidade melhor para se viver.
Vou provocar os leitores com propostas que, não são definitivas, mas são propostas a serem debatidas.
Entre os primeiros temas, trago a Mobilidade urbana, a Segurança Pública, o Desenvolvimento Sustentável, as Vocações Econômicas da cidade, a Cultura e lazer, a Saúde Pública, a ligação entre Itajaí e Navegantes (ponte, túnel, teleférico, etc) que tem ligação íntima com a Mobilidade Urbana, mas que merece um capítulo a parte.
A ordem dos temas não enseja prioridade de importância, pois todos têm sua relevância de acordo com os agentes envolvidos.
Participe, através do comentário, que você pode postar ao final de cada publicação.

Nenhum comentário: