Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

UFSC FAZ PARCERIA COM IFC E IFSC PARA INSTALAR CAMPUS NO VALE DO ITAJAÍ



Blumenau, 14/11/2013 – A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está fazendo uma parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), em Blumenau, e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Gaspar, para instalação provisória de seu campus no Vale do Itajaí. Com isso, passa a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2014, vagas em cinco cursos de graduação.
A parceria entre as três instituições está na fase de elaboração do contrato, segundo a assessoria da Reitoria da UFSC. Mas no campus do IFC, no bairro Badenfurt (às margens da BR 470, próximo ao trevo de Pomerode), 18 salas de aula já foram reservadas para a Universidade Federal, além de laboratórios no IFSC, no Bairro Bela Vista, em Gaspar.
A partir de 2014, a UFSC vai oferecer 500 vagas no campus do Vale do Itajaí, em cinco cursos de graduação: Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química.
“Sem dúvida, uma notícia para se comemorar, pois significa a oferta de ensino superior público e de qualidade para nossos jovens e trabalhadores de Blumenau e região, pois a Universidade Federal de Santa Catarina é, reconhecidamente, uma das melhores instituições de ensino superior do país”, comentou a deputada estadual Ana Paula Lima (PT).


Para o deputado federal Décio Lima (PT), “o campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau significa também a inclusão da região no processo de expansão do ensino superior federal que o Governo vem promovendo a partir do presidente Lula e agora com a presidenta Dilma”.
A Universidade Federal de Santa Catarina tem sede em Florianópolis, com 11 centros de ensino, e hoje conta com campus em Araranguá, no Sul do estado; Joinville, no Norte; e Curitibanos, na região do Contestado. E agora, com a instalação de um campus em Blumenau, se fará presente também no Vale do Itajaí.

Instituto Federal – O campus do Instituo Federal Catarinense, em Blumenau, com capacidade para 1.200 alunos, mesmo em fase de conclusão, já atende com três turmas de ensino médio integrado (90 alunos; duas turmas do Mulheres Mil (cerca de 100 mulheres), programa de educação e inclusão social do Governo Federal; e um curso de graduação (35 alunos) de Tecnólogo em Informática, oferecido desde o segundo semestre de 2013. Para 2014, estão em fase de preparação a ofertade cursos de pós-graduação na área de Informática e de graduação em Pedagogia e Engenharia Mecânica, anunciou o reitor Francisco Sobral.
O Instituto Federal Catarinense oferece ensino público gratuito e de qualidade em vários níveis: cursos de capacitação, técnicos, ensino médio integrado, cursos superiores e de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, além de cursos de pós-graduação. São 16 campi em Santa Catarina: Reitoria (Blumenau), Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque (em implantação), Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (sede e unidade urbana), São Bento do Sul (em implantação), São Francisco do Sul, Sombrio (sede Santa Rosa do Sul,  Sombrio (unidade urbana) e Videira.

 Fotos: Elton Gomes / gabinete Dep. Ana Paula Lima
(foto ufsc_ifc - prédio reservado para a UFSC à esquerda; à direita prédio IFC)

Brasília vem a Santa Catarina

Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social 
Prefeitos, gestores e profissionais que atuam com políticas de assistência social dos municípios de Santa Catarina ainda podem se inscrever para o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social, que ocorre dia 21, em Lages. O evento será no Salão de Atos da Uniplac, das 8h30 às 16h30, e contará com a presença da Ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, como uma das palestrantes.
Mais de 200 gestores municipais já confirmaram presença no seminário, mas as inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo e-mail seminariocatarinense@gmail.com, ou pelo telefone (48) 3221-2680, no gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT), proponente do evento. É necessário informar o nome completo, telefone, cidade, e-mail e função de cada participante.
O foco do Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social é levar para os profissionais que atuam com as políticas sociais nas prefeituras catarinenses informações que ajudem na elaboração de bons projetos, para que cheguem ao Ministério de Desenvolvimento Social e resultem em recursos para os municípios. Tanto que, além das palestras, técnicos do Governo Federal estarão atendendo os gestores municipais para mostrar como cadastrar os projetos e tirar as dúvidas dos participantes.

anapaulasocial.jpg 
Os programas e projetos do Ministério do Desenvolvimento Social serão abordados em palestras pela Ministra Tereza Campello, a secretária Nacional de Assistência Social também do Ministério, Denise Colim, e o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo Campos.
O Seminário é uma proposição da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com o apoio do deputado federal Décio Lima (PT/SC). A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e a Secretaria de Assistência Social de Lages também são parceiras.
 1461435_628447363864763_1459729013_n.jpg

Programação 
 
8h30 – Abertura
9h30 – Palestra: Apresentação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.  Palestrante: ministra do MDS, Tereza Campello
13h30 – Palestra: A Política Nacional de Assistência Social. Palestrante: secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin
15h – Palestra: A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Palestrante: secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo Campos
16h30 - Encerramento

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO: 38 cidades de SC atendidas pelo Caminho da Escola

Brasília, 05/11/2013 – Por meio de articulação do gabinete do deputado federal Décio Lima (PT/SC), foram empenhados no início de novembro novos recursos para a aquisição de ônibus escolares, oriundos do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Os veículos são destinados ao transporte de alunos das áreas rurais.
onibus
Nesta etapa, foram empenhados recursos para 38 municípios catarinenses: Águas de Chapecó, Águas Frias, Barra Velha, Aurora, Atalanta, Anitápolis, Alfredo Wagner, Macieira, Lages, José Boiteux, Jardinópolis, Guaramirim, Ermo, Corupá, Belmonte, Capivari de Baixo, Pinheiro Preto, Massaranduba, Nova Itaberaba, Paial, Painel, Treviso, São Ludgero, Piratuba, São Carlos, São Bonifácio, Rio Rufino, Santo Amaro da Imperatriz, Rio Fortuna, Romelândia, Rancho Queimado, São Miguel da Boa Vista, Santa Helena, Sombrio, Tijucas, Timbó, Siderópolis e Schroeder.
Em setembro, já haviam sido contemplados com recursos do Ministério da Educação para aquisição de ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola: Ascurra, Bombinhas, Guabiruba, Iomerê, Itaiópolis, Itapema, Major Gercino, Matos Costa, Morro da Fumaça, Orleans, Porto Belo, Presidente Getúlio, Rodeio, Salto Veloso e São Bernardino.
Caminho da Escola – O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. Também contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
tabela
Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Federal Décio Lima (PT-SC)

Ana Paula: Notícias para Santa Catarina

Ana Paula traz ministra Tereza Campello a SC

1003554_3634353713409_1053792190_n.jpg 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Municípios e a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social, promovem no dia 21 de novembro, o Seminário Catarinense de Desenvolvimento Social, em Lages. O evento, que terá a participação da Ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campello, é uma proposição da deputada estadual Ana Paula Lima, líder da bancada do PT na Alesc, com apoio do deputado federal Décio Lima (PT/SC).

Assembleia debate crise na produção de aves em SC

Avicultores do Sul e Norte do estado lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta semana, para a reunião ampliada da Comissão de Agricultura e Política Rural sobre a crise no setor. Os produtores reclamam principalmente dos preços do frango pago pelas integradoras, que não cobrem os custos de produção e inviabilizam a permanência na atividade. A Alesc vem participando das negociações nos últimos dois meses, tendo realizado, em setembro, audiência pública em Nova Veneza, no Sul do estado, numa proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).

Seminário de zoonoses e contra a violência 

Depois da edição em Florianópolis, o Seminário de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Defesa do Direito dos Animais está agendado para Itajaí, no sábado (9). O evento será no auditório do curso de Farmácia (bloco E1) da Univali. A deputada e líder do PT na bancada estadual é uma das apoiadoras do evento promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Escola do Legislativo e da Comissão do Meio Ambiente, e do Instituto Ambiental Ecosul. O Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina também apoia a iniciativa.
PM chama mulheres aprovadas em concurso público

ana paula militares.jpg 

Depois de um mês de luta, as 211 mulheres aprovadas em concurso público da Policia Militar em Santa Catarina serão chamadas para exercer a função, nesta sexta-feira (8), às 10 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. A deputada estadual, Ana Paula Lima, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, acompanhou e apoiou a luta das mulheres. Em reunião na última terça-feira (5), com o comandante Geral da Polícia Militar, Nazareno Marcineiro, a parlamentar obteve a confirmação de que elas serão efetivadas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Deu no Diarinho

Notícias do Diarinho de hoje

Coluna do JC

Transporte capenga
Quem necessita do transporte público do outro lado da vala, em Navegantes, sofre e muito. A detentora da concessão, a empresa ‘Rainha’, oferece um serviço capenga, com busos caindo aos pedações, poucos horários, enfim, uma vergonheira. E desde o primeiro mandato do prefeito Bob Carlos (PSDB), briga-se na dona Justa pra que