Deu na coluna do Moacir Pereira, Jornal de Santa Catarina, desta quinta-feira, dia 22.
PT articula nome ao governo
O deputado federal Décio Lima (PT) poderá ser o candidato do PT ao governo do Estado nas eleições de 2014. Assume hoje a liderança do partido na Câmara Federal. Sucede o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que foi convidado pelo prefeito eleito Fernando Haddad (PT), para ocupar a Secretaria dos Transportes na cidade de São Paulo.
Décio Lima é, também, um dos mais cotados na bancada petista para ser o 1º vice-presidente na nova Mesa Diretora da Câmara Federal. Pelo acordo que elegeu Marco Maia (PT-RS), o próximo presidente deve ser o deputado Henrique Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, com o PT indicando o vice. Há três nomes nas especulações: Décio, André Vargas (PT-PR) e Paulo Teixeira (PT-SP).A nova tríplice
O cenário político do Estado neste período pós-eleitoral é instigante. Desponta como candidato natural apenas o atual governador Raimundo Colombo (PSD), dentro da tríplice aliança e com duas novas hipóteses. A inclusão do PT, com a candidatura de Ideli Salvatti (PT) ao Senado, tese do senador Luiz Henrique (PMDB) para apoiar às reeleições de Dilma Rousseff (PT) e Colombo. Além do ingresso do PP, que substituiria o PSDB.
A rigor, o PT não tem um nome que desponte. Daí o investimento em Décio Lima, atual coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense e um nome com trânsito em outras legendas da base do governo federal. O PMDB também está fragilizado. Sobra só Luiz Henrique, que não fala do assunto e oxigena a reeleição de Colombo. O PP igualmente não tem mais candidato estadualizado. Sobrou o PSDB, com o senador Paulo Bauer já trabalhando para dar palanque ao candidato presidencial tucano.
Candidatura em 2014 será tratada hoje em Florianópolis no encontro dos prefeitos do PT. Décio disse que aceita o desafio. É o fato novo pós-eleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário