Terminei o artigo “Deba: confirma ou desmente?” com as seguintes palavras: “Afinal, este almoço realmente aconteceu? Esta conversa de fato existiu? Com a palavra os protagonistas.” Os questionamentos provocaram fricotes e falas dos protagonistas envolvidos. Quando me refiro aos protagonistas, me refiro dos políticos citados e da fonte da informação.
Sobre os fricotes não escreverei, agora. Vamos dedilhar sobre as falas, o que realmente interessam. Falas dos protagonistas e políticos.
Fontes fidedignas garantem que o que Deba Cabral falou foi muito mais do que foi publicado e, o que foi afirmado, pela fonte que divulgou o almoço.
Vamos ao que realmente aconteceu:
1 - Deba Cabral (PMDB) realmente estaria disposto a não disputar o pleito de 2012;
2 – Sobre a afirmativa de eu Deba Cabral defende uma coligação em o PSDB do Bob Carlos, a fala teria sido: “Se o prefeito nos procurar vamos conversar. O PMDB está aberto ao diálogo inclusive com o PSDB”;
3 – O que não foi divulgado foi a posição principal do peemedebista Cabral e dos demais presentes: a prioridade é repetir em Navegantes o que temos em nível nacional.
Esclarecidos os fatos, preciso apenas ressaltar, para quem é analfabeto funcional, que não sabe diferenciar uma pergunta provocativa de uma afirmação terminativa. Terminei o artigo anterior perguntando e não afirmando.