Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vereadores de Blumenau votam contra homenagem ao comitê do Rio Itajaí

A notícia que comento foi veiculada no Jornal de Santa Catarina de hoje.
Por seis votos a cinco, a Câmara de Vereadores de Blumenau rejeitou o pedido de moção em homenagem aos 15 anos do Comitê do Rio Itajaí, data a ser lembrada dia 1º de novembro. A rejeição é uma atitude inédita do Legislativo, que presta homenagens durante todo o ano a entidades do Estado. A votação ocorreu terça-feira.
O que impressiona são as alegações para votar contra a homenagem. Segue a notícia:
Segundo Schrubbe, se o comitê tivesse aprovado um projeto de recuperação da margem apresentado em 2008, a erosão deste ano não teria ocorrido. O mesmo argumento é defendido pelo vereador Antonio Veneza (PSD):
– Além disso, a Câmara não tem nenhum representante no comitê. Se tivesse, talvez o grupo fosse mais representativo.
Os vereadores progressistas – Deusdith de Souza e João José Marçal – lembram que o projeto de 2008 previa investimento de R$ 9 milhões. Agora, com a elaboração de um novo projeto, o gasto deve chegar a R$ 20 milhões. Para Zeca Bombeiro (PDT), a justificativa da votação contrária foi a ausência de um bombeiro no comitê.
A presidente interina da Comitê do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, recebeu a informação com surpresa e lamentou o posicionamento:
– Isso mostra que muitos vereadores desconhecem nossos trabalhos ao longo desses 15 anos. Se conhecessem, saberiam que não fomos contra o projeto e, sim, pedimos esclarecimentos sobre alguns pontos.
Reduzir a justificativa a um único projeto, Sr. Marcelo Schurube é realmente desconhecer o trabalho de uma década e meia. Aliás, o projeto a que se refere o vereador não foi rejeitado, o Comitê apenas exigiu que se cumprissem as determinações legais que o órgão responsável pela liberação dos recursos exigia. A prefeitura não cumpriu e o projeto não saiu.
Agora a justificativa do Zeca Bombeiro é fenomenal: votou contra porque não tem bombeiro no comitê.... o que dizer???
Essa votação mostra como os vereadores de Blumenau estão inteirados das ações de combate, prevenção e estudos sobre a questão que envolve o rio Itajaí-açu, pelo menos seis deles.

Servidor Público: justa homenagem

Existe um mito de que servidor público "não trabalha". Existem uns poucos que atendem mal, são desleixados, mas são poucos. Hj vamos homenagear os trabalhadores que pegam pesado na limpeza e nas obras, que atuam na saúde, seja nos postos ou na ESF, que atuam na educação como monitores e professores... o que seria de nós sem essa gente, sem creche, sem escola, semposto de saúde, sem limpeza? Parabéns aos bons servidores do povo, que são a maioria

domingo, 23 de outubro de 2011

Santos Dumont: um brasileiro que fez sucesso

Alberto Santos Dumont realiza o Primeiro Vôo em Avião,  chamado também de Primeiro Vôo Mecânico do Mundo. Santos  Dumont, pilotando o seu 14 BIS, em Paris, na França, no dia 23 de outubro de 1906 voou uma distância de 60m, em vôo nivelado, a uma altura que variava entre 2m e 3m, com duração aproximada de 7 segundos. Com esse feito, Santos Dumont ganhou os 3.000 francos do prêmio Archdeacon, criado em Julho de 1906, pelo americano Ernest Archdeacon, para premiar o primeiro aeronauta que conseguisse voar por mais de 25 metros em um vôo nivelado.