Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Leia a matéria do Diarinho 21/02/09:

INTERNA_12_BOX-DIREITA_-barraco-no-machados_dona-mariquinha

Luiz Gonzaga tá processando o prefeito por invasão e ameaça

A obra de abertura das valas de drenagem não teria projeto e nem licença ambiental para ser realizada, segundo acusa o advogado Luiz Gonzaga. Ontem, ele ingressou com duas representações criminais contra o prefeito. Uma pela invasão dos terrenos e outra pelas ameaças e xingamentos.

Vânia Alves Voltolini, secretária de Comunicação da Prefeitura, não soube informar se a obra tem projeto ou licença ambiental. “Só o prefeito sabe, mas ele está no interior”, disse ontem à tarde. Segundo Vânia, nem os secretários de Obras e do Meio Ambiente sabem dizer se a obra tem projeto e licença ambiental.

Anisio Antero Furtado é um dos moradores preocupados com a obra. A vala foi cavocada no lado da sua casa e ele tá com medo que a margem desbarranque e leve sua baia junto. Alessandra Vanelli tem opinião diferente. Pra ela, a vala vai ajudar a comunidade, que vive sofrendo com os alagamentos.

  • Postado por Tiago

INTERNA_12_abre_-barraco-no-machados_dona-mariquinha-(10)

Prefeito não se contém e faz uma banana prum desafeto

Invasão de propriedade particular. Obra supostamente sem projeto ou licença ambiental. Xingamentos. Ameaças de porrada. Sobraram ingredientes polêmicos na abertura de valas de drenagem na rua do Açude, nos Machados, em Navegantes, na manhã de ontem.

O prefeito Roberto Carlos de Souza foi o principal personagem do bafão. A confusão também envolveu o advogado e funcionário público Luiz Gonzaga Florence Junior. Ainda participaram da novela moradores locais. Uns a favor do prefeito, outros contrários à obra.

Timbora, seu babaca

“Se tu botar a máquina aqui dentro de novo, vou te dar voz de prisão!”. A ameaça partiu do advogado Luiz Gonzaga e foi dita na lata para o prefeito. Roberto Carlos, depois de dizer que iria encher o advogado de porrada, concluiu no bom estilo barraqueiro: “Vai timbora, seu babaca. Seu babacão. Timbora babaca”.

Foi preciso a tchurma do deixa disso dar aquela abraçada no prefeito Bob Carlos pro clima não esquentar ainda mais.

A polêmica

No finalzinho da tarde de quinta-feira, a prefeitura começou a abrir as valetas. O objetivo é fazer canais para drenar a água da chuva e evitar os alagamentos na comunidade.

O problema é que a prefeitura não teria pedido aos proprietários dos terrenos autorização para cavocar as valas. Na noite de quinta-feira, aconteceu o primeiro conflito. O advogado Luiz Gonzaga, um dos proprietários, chamou a polícia e impediu a continuação da obra.

Ontem pela manhã, o próprio prefeito foi ao local e mandou a obra continuar. Foi o que bastou pra reiniciar a confusão, mais violenta que na noite anterior.

Bob Carlos garantiu ao DIARINHO que teve permissão de dona Ana Lúcia Ferreira Pedroso, 42 anos, que, segundo o prefeito, é a proprietária do terrenão.

Ao DIARINHO, dona Ana desmentiu o prefeito. Disse que na noite de quinta-feira ele começou a obra sem falar com ela. Ainda de acordo com dona Ana, o prefeito invadiu dois terrenos seus e mais outras duas propriedades vizinhas sem a permissão dos donos.

“Ontem eu deixei ele entrar porque ameaçou que a gente fez um loteamento irregular, mas depois proibi de novo porque o meu marido não deixou”, afirmou a mulher.

O advogado Luiz Gonzaga moveu uma representação criminal contra o prefeito. Por outro lado, Bob Carlos acusa os donos das terra: “Estes mesmos proprietários que fizeram loteamentos clandestinos sem infraestrutura querem impedir que a prefeitura faça obras básicas para que as famílias não continuem sofrendo em cada enxurrada”, lascou.

No saite do DIARINHO tem um vídeo enviado por um leitor, com um pouco da confusão.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que dizem os jornais

Aqui você pode ler as principais notícias da política e da economia de acordo com a visão dos principais jornais de Santa Catarina. O trabalho de Clipping diário é desenvolvido pela jornalista Irene Huscher.

DIÁRIO CATARINENSE

REPORTAGEM ESPECIAL

ESQUERDA EM SILÊNCIO

Feras domesticadas pelo Planalto

A esquerda brasileira anda silenciosa na Era Lula. Habituados a ocupar as avenidas de Brasília em manifestações gigantes contra os governos anteriores, partidos e organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) passaram a liderar eventos em defesa das ações do Planalto. (LEIA MAIS)

ESQUERDA EM SILÊNCIO

Juntos no poder

A relação amistosa do movimento sindical com o governo Lula contém um elemento-chave: a partilha do poder. (LEIA MAIS)

ESQUERDA EM SILÊNCIO

"O governo tem disposição para negociar"

Entrevista: Jair Meneguelli, ex-presidente da CUT

Fundador do PT e da CUT, entidade que presidiu durante 11 anos, Jair Meneguelli liderou dezenas de greves e protestos contra governos e empresários. (LEIA MAIS)

ESQUERDA EM SILÊNCIO

"Acabou a tese do quanto pior, melhor"

Entrevista: Roberto da Mata, antropólogo

Para o antropólogo e professor da Universidade Federal Fluminense Roberto da Matta, a eloquência da esquerda de antigamente agora se manifesta de outra forma: em atos de governo. (LEIA MAIS)

EDITORIA DE POLITICA

ADMINISTRAÇÃO

Secretariado com peso estadual

Reforma administrativa na Capital seguirá modelos implantados pelos governos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e também de Luiz Henrique da Silveira, com a descentralização

O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, deve anunciar até o Carnaval toda a equipe de secretários que estará ao seu lado na nova gestão. (LEIA MAIS)

ADMINISTRAÇÃO

Mais comissionados e menos gratificados

Ao mesmo tempo que a reforma administrativa da Capital extingue cinco secretarias municipais, cria nove secretarias executivas. Até então, a administração de Florianópolis contava com 20 pastas, mais a Procuradoria. (LEIA MAIS)

EDITORIA DE ECONOMIA

INVESTIMENTOS

SC mantém o pé no acelerador

A despeito da crise, o Estado deve receber aporte de R$ 881 milhões, com geração de quase 6 mil vagas

Que a crise mundial forçou uma freada brusca na economia brasileira não resta dúvida. Mas a julgar pelos investimentos previstos e mantidos no Estado, a retomada já está em pleno curso. Santa Catarina deve receber o aporte de R$ 880,6 milhões em novos empreendimentos e ampliações, com a geração de quase seis mil empregos nos setores da construção civil, indústria e comércio. (LEIA MAIS)

INFRAESTRUTURA

Porto de Itajaí marca a data para recomeço

Dia 15 de março serão retomadas as operações em dois berços

O Porto de Itajaí definiu 15 de março como o dia do recomeço. Até esta data, a superintendência do porto municipal estima a conclusão da dragagem no Rio Itajaí-Açu e a retomada das operações em dois berços de atracação para navios do cais de Itajaí, parcialmente destruído pela força da enxurrada. (LEIA MAIS)

INFRAESTRUTURA

Ministro Brito visitará local na próxima terça-feira

A segunda etapa da reconstrução do Porto de Itajaí será marcada pela assinatura da ordem de serviço para refazer o pátio e dois berços de atracação destruídos. (LEIA MAIS)

EDITORIA DE GERAL

SAÚDE

Seis postos estão sem médicos em Blumenau

Profissionais consideram o salário muito baixo e se sentem mais motivados a trabalhar em áreas especializadas

O cartaz colado na parede externa do Ambulatório Geral da Velha, em Blumenau, avisa: "Não haverá atendimento aos sábados no mês de fevereiro. Motivo: falta de clínico geral na rede". (LEIA MAIS)

A NOTÍCIA

EDITORIA DE POLITICA

DESCENTRALIZAÇÃO

Secretarias ou Sucatarias?

Máquinas quebradas, falta de dinheiro, de material e de infraestrutura paralisam as regionais de Joinville

Criadas em 1997 pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira (PMDB), as 14 secretarias regionais de Joinville não estão cumprindo o mais importante dos papéis: o de descentralizar a administração pública. (LEIA MAIS)

DESCENTRALIZAÇÃO

Elas estão sob avaliação

O prefeito Carlito Merss (PT) acredita que pode "salvar" as 14 regionais dando novas atribuições a elas. "As regionais estão no estágio probatório", afirma. (LEIA MAIS)

COLUNAS

CANAL ABERTO |Cláudio Prisco

* DEM MERGULHA DE CABEÇA EM 2010

Assim como o PMDB e o PSDB, o DEM também está colocando o bloco na rua. Neste sábado, foi realizado o primeiro encontro regional do ano, que reuniu lideranças do Vale do Itajaí e da Serra, em Lages, reduto eleitoral do senador Raimundo Colombo. (LEIA MAIS)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Professor da FGV diz que PAC é novo "New Deal"

Estudo do professor da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Cortes Néri, mostra que a crise não atingiu os mais pobres no Brasil, não lhes diminuiu a renda, não freou a queda da desigualdade e, o que mais impressiona, não impediu que as classes D e E continuassem encolhendo e que seus integrantes continuassem ascendendo à classe C mesmo no período negro de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2008. Nenhum dos grandes jornais (Folha, Estadão e Globo) deu chamada de primeira página para o Estudo da FGV. A cobertura limitou-se a notas escondidas e curtas nas páginas internas. Quanto aos telejornais, alguns tiveram a coragem de não divulgar o estudo e outros deram pouquíssima importância a informação desse calibre. O anúncio do estudo intitulado "Crônica de uma crise anunciada – choques externos e a nova classe média" foi feito pelo professor Neri em entrevista coletiva à imprensa. Estimo que nem o pesquisador imaginava o tratamento pífio que a mídia daria ao seu trabalho. O pesquisador atribui a programas sociais como o Bolsa Família e aos aumentos do salário mínimo os vastos sucessos sociais dos últimos anos do governo Lula, dando destaque para a queda da desigualdade e para o impressionante aumento de mais de 20% da classe C e o forte encolhimento do contingente de pobres e miseráveis nos últimos anos Mas, em determinado ponto da entrevista de Neri à imprensa, ele faz uma afirmação sobre o PAC, programa governamental que a mídia e a oposição dizem que não existe, que todos os brasileiros precisam conhecer, sobretudo por tal afirmação ter sido proferida por esse pesquisador da FGV que vem atravessando vários governos e que jamais foi acusado por ninguém de partidarismo ou coisa que o valha. Diz Neri: "(...) O PAC, Programação de Aceleração do Crescimento, é um plano que talvez não fizesse muito sentido quando ele foi lançado como um plano de aceleração do crescimento, porque a economia estava muito aquecida, e hoje em dia é visto quase como um New Deal americano [programa de aquecimento econômico do presidente americano Franklin D. Roosevelt implementado entre 1933 e 1937] numa época em que comparações com a grande depressão americana [de 1929] começam a se tornar mais comuns. Então, é meio como se o Brasil criasse um New Deal antes que a depressão fosse anunciada. Aqueles que acham que o Brasil estava com sorte, alguns anos atrás [conforme diz a imprensa e a oposição para desmerecer o crescimento continuado dos últimos anos], que sorte temos agora, porque é como se tivéssemos um bilhete de loteria, um seguro que não sabíamos que tínhamos (...)". Não é à toa que a mídia escondeu o estudo de Neri. Ele mostra que, se estivermos mesmo saindo da crise – e a mídia, seguindo conselho recente de FHC aos tucanos para combaterem as medidas anticrise de Lula, não quer aceitar tal hipótese –, tudo se deve à visão que o presidente teve ao se dedicar tanto ao PAC nos últimos anos enquanto a mídia e a oposição diziam que o programa "não existia". O professor Neri conclui elencando vários fatores que permitirão ao Brasil superar a crise antes dos outros países e faz alertas de que as políticas públicas devem continuar na rota do PAC e dos programas sociais, porque, se houver desvios, poderemos perder a chance de sair dessa crise muito maiores do que entramos nela. Veja a íntegra do estudo: http://www3.fgv.br/ibrecps/C2008/C2008_CronicaTextoFim.pdf Fonte: site www.pt.org.br

domingo, 8 de fevereiro de 2009

29 anos de História

O Partido dos Trabalhadores de Navegantes realiza ato público em homenagem aos 29 anos de sua história. O evento será realizado no Restaurante Meneghel, situado na Rua Vereador Nereu Liberato Nunes, 772, no centro de Navegantes e contará com a presença de filiados, simpatizantes e convidados especiais.

Na oportunidade serão recebidos novos filiados e uma homenagem especial será prestada aos fundadores do partido. Além dos fundadores, ex-candidatos a prefeito também serão homenageados. Entre as figuras ilustres da história do PT de Navegantes a serem lembradas estão a do professor José João Reiser, do senhor Getúlio Manoel dos Santos, dos ex-presidentes Celso dos Santos, da professora Márcia Loreni Ranghetti, do professor Enio Schmitz, entre outros. O evento será prestigiado por lideranças estaduais, entre elas a deputada Ana Paula Lima.

As pessoas interessadas em participar devem confirmar sua presença até o dia 09 de fevereiro.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Polícia Federal age em Navegantes

Uma operação da Polícia Federal realizada neste sábado 31 de janeiro, recolheu as muambas (produtos piratas) comercializadas em plena praça pública, mais exatamente na Av. Santos Dumont. Informações oficiosas dão conta de que seis viaturas e mais de uma dúzia de agentes fecharam barracas e recolheram todo material pirata que estava sendo comercializado.

Primeiro Incidente

Um primeiro incidente envolvendo as barracas e o comércio que gira em torno das mesmas aconteceu na semana passada envolvendo um comerciante e o refeito da cidade. Quando as barracas estavam sendo montadas bem em frente aos estabelecimentos comerciais da Av. Santos Dumont, o comerciante proprietário da Agropecuária Campo & Pesca reclamou da colocação das barracas. O próprio Prefeito apareceu no local para dar cobertura a instalação dos ambulantes e desafiou o proprietário. Simplesmente lamentável.

Prejuízo certo

Pelo menos cinco empresas tiveram prejuízo nestes últimos dias. São as empresas instaladas ao longo da Av. Santos Dumont. Estas empresas viram suas frentes serem tomadas por barracas, impedindo o acesso e o estacionamento. Toda ação da colocação das barracas foi patrocinada e aprovada pela Prefeitura Municipal de Navegantes. Uma administração que trata assim empresas que geram emprego e pagam impostos merece respeito?